Espero que os moderadores deste forum não levem a mal, mas acho que é uma maneira de sensibilizar os utilizadores a escrever correctamente português (com isto não quero dizer que escrevem mal atenção) ..... Isto foi de um utilizador de outro forum que escreveu, apenas passo a palavra, pois pode acontecer aqui.
Aos Administradores, moderadores e todos os membros do fórum
Meus caros, tenho um filho que sofre de uma doença degenerativa que se tem vindo a agravar.
Ele é um jovem lindo como muitos dos utilizadores deste fórum. No entanto, já quase não vê e a sua audição bem como a sua locomoção estão seriamente agravadas. Apesar disso é o meu orgulho e o meu sentido para a vida.
Ele como vós é um ''entusiasta'' ferrenho e a sua única consolação, enquanto o pai e a mãe saem para trabalhar, é ler as páginas deste fórum.
Para tal usa filtros de monitor especiais para aumentar as imagens e as ferramentas de acessibilidade que estão disponíveis pelos programas para deficientes. Estes programas têm contudo as suas limitações e se não obedecermos às regras da escrita eles são inúteis impossibilitando os deficientes do acesso a informação a que também têm direito
No entanto, neste fórum, onde até há pouco tempo raramente aparecia um tópico mal escrito, recentemente, passou a acontecer um fenómeno estranho:
- Parece que as pessoas passaram ter menos cuidado com a escrita e escrevem como se estivessem a mandar mensagens pelo telemóvel.
Não se preocupam com os acentos, ou com os parágrafos, nem em começar os mesmos com maiúsculas, não ligam aos erros abreviam palavras e trocam letras.
Curiosamente noto que alguns cidadãos estrangeiros que aqui escrevem chegam a ter mais cuidado com a escrita que por vezes nós que somos naturais.
Os tradutores especiais para linguagem são incapazes de reconhecer palavras abreviadas, palavras em que se substitui um q por um K (ex: - quando por Kuando), não conseguem ler duas palavras juntas por uma virgula (ex: - assim lêem - eu, hoje, comprei um carro. Assim não lêem - eu,hoje,comprei um carro.) assim como não traduzem abreviaturas de palavras estrangeiras, nem palavras estrangeiras mal escritas.
Peço-vos pois que sejam conscienciosos, se não for pelo respeito que a nossa língua nos merece, pelo menos que seja, pelo respeito que muitos que estarão na situação semelhante ao meu filho certamente vos merecem.
Lembrem-se que não vivemos sozinhos no mundo e o espírito de solidariedade e altruísmo é um dos 10 mandamentos ....
Hoje passei uma tarde a ler este fórum ao meu filho, pois ele não conseguia ler muito do que aqui se escreveu e é um dos maiores aficionados deste espaço, tendo até algumas pessoas que cá escrevem como ídolos. Para ele pedir ajuda é sentir-se ainda mais incapaz, mais deficiente e mais marginalizado.
Por favor, peço-vos a todos, ajudem-me a dar um pouco mais de dignidade ao meu filho.
Não digo que não se dê um erro ou outro, eu infelizmente também os dou. No entanto uma coisa é a excepção compreensível, outra é o deliberadamente ser descuidado.
Como eu e principalmente o meu filho, existem mais pessoas que não tiveram coragem de se expor perante vós. Falámos também por elas. Lembrem-se que existem sempre do outro lado dos monitores pessoas diferentes que dependem de vós.
Obrigado pela vossa atenção.
Last edited by a moderator: