Um dos grandes problemas dos diesel hoje em dia, em termos de poluição, é a emissão de partículas microscópicas resultantes da não combustão de todo o gasóleo. Estas partículas não são mais que o famoso fumo negro que vê sair do escape dos automóveis diesel no trânsito. Esse mesmo fumo negro, além de nos sujar o automóvel, de ser inestético e incómodo é antes de tudo isto muito nocivo à nossa saúde. Pode provocar asma, entre outros problemas respiratórios e é potencialmente cancerígeno.
O filtro de partículas, localizado entre o motor e o escape, sinteticamente, retém estas pequenas partículas no seu interior. Quando estas se acumulam em quantidade suficiente, são incineradas. Não há qualquer intervenção do condutor/proprietário em todo este processo automático.
Na prática, deixa de haver fumo negro.
O prazo de utilização deste componente é mais ou menos de 7 a 15 anos e/ou 150.000 a 200.000 km. O seu custo poderá actualmente rondar os 500€. Com o fabrico em massa poderá ser que este valor baixe.