ora por partes...
e isto não quer dizer que seja o correcto, foi como me ensinaram e é como faço..
uma lavagem boa, é uma lavagem manual, simplesmente isso
LAVAGEM:
- balde com água e balde com água e detergente (pouco concentrado limpa mal, muito concentrado, deixa manchas se secar pela chapa estar quente)..
- pré-lavar com água, de cima para baixo, tentar tirar o máximo possivel apenas com água
- lavar painel a painel, com a luva molhada com agua+shampoo
- lavo o tecto, limpo a luva em água, molho no champoo, passo para o para-brisas; lavo a luva e faço os vidros laterais de 1 lado; lavo a luva e faço o virdo de trás; lavo a luva e faço os laterais do outro; depois o capot; topo da mala; farois e xoques da frente; lateral do meio das portas pra cima (um lado e depois o outro); parte vertical da mala e farolins; laterais inferiores; para-xoques de trás (acho que dá para entender, entre cada um dos pontos, lavo a luva na água e depois molho no shampoo)
- depois passo o carro todo por água
- com um pano MF "sujo" lavo as partes baixas dos xoques e as "embaladeiras" (porque não tenho nada disso pintado)
- passo por agua novamente
- lavo as jantes, uma a uma, com o mesmo pano MF, primeiro as de trás, depois as da frente.. uso apenas o resto da água com shampoo que sobrou de lavar o carro..
- passo o carro todo por água, a tirar bem todo o shampoo
- seco o carro com a toalha WW, primeiro os vidros, depois as partes verticais, só no fim a mala, capot e tecto..
depois de lavar o tal pano MF "sujo", humedecido com água apenas, tiro o pó dos aros das portas, soleiras e tal
no fim de tudo isso, passo a toalha WW nas jantes e nas grelhas para tirar os restos de água...
NOTAS!
:arrow: se estiver calor, passo por água cada painel imediatamente depois de o lavar, para que seque apenas água e não agua com detergente
:arrow: se estiver frio, lavo o carro todo e só depois passo por água
:arrow: se tiver o carro ao sol, não o lavo
:arrow: cagadas de passaros, tiro-as assim que as vejo, com um papel ou um pano MF que tenho para o efeito na mala do carro, bem como uma garrafa de 1.5l de água
:arrow: sou contra o uso de quimicos para tirar insectos esborrachados
insisto a esfregar quando lavo o carro, em cima da cera, qualquer coisa sai com pouco esforço
ENCERAMENTO
aqui também depende da temperatura, tens de ter atenção e depois de aplicares num painel, vais notar a cera a ficar baça, quando a "baces" ficar uniforme, está no ponto de tirar...
quanto mais curar, mais custa a remover, mas também mais lavagens aguenta...
normalmente faço da mesma maneira que a lavagem, de cima para baixo..
com natty's white e de verão, com o carro á sombra, chapa á temperatura ambiente:
faço o tecto e a mala, vou remover no tecto e depois na mala
faço a lateral, painel a painel, quando chego ao GL da frente, vou remover..
e por aí fora..
de inverno e com a natty's blue, consigo encerar o carro todo e só depois começo a remover..
é uma cera mais macia, com tempo de cura maior (e daí ter dito aquilo da cera liquida...)
NOTA:
:arrow: não aplico cera com o carro ao sol, nem sei nem quero imaginar, o que custa remover uma cera seca ao sol!
PLASTICOS EXTERIORES
se só tens esse pequeno plastico (também deves ter a base plastica onde estão as escovas
e as bases dos espelhos) compra apenas 250ml de vinilgel, não compres de litro..
eu uso isso nas grelhas, para-choques da frente e trás, embaladeiras, espelhos, tampa do motor, etc, etc.. e no B5 e no 8L
já tem 1 ano e ainda não gastei meio litro..
aplicas o gel, esperas 20~30min e passas um pano "limpo" para tirar o excesso..
na 1ª vez, repete o processo para ainda melhor resultado!
UFFA! custou escrever isto tudo, espero que dê para entender o método que uso..
pode não ser o mais correcto em alguns pontos, mas é como me ensinaram e como faço sempre..
seja o meu carro, sejam carros de malta que me pede para os "tratar"