Se o nível do óleo estiver muito alto (vários centímetros), pode provocar o chapinhar, formando espuma o que será suficiente para diminuir a pressão do óleo, pois a bomba começa a aspirar do carter uma mistura de óleo com ar. Esta diminuição de pressão pode danificar algumas peças sujeitas a grandes pressões, nomeadamente os bronzes da cambota.
É principalmente como uma motorização turbo comprimida que o risco é elevado, porque o óleo que lubrifica o turbo pode passar para a admissão devido à rotura dos seus vedantes e rolamentos e ser introduzido em elevada quantidade na câmara de combustão. Deste modo, o compressor do turbo irá simplesmente aspirar o óleo e alimenta-lo em direcção ao intercooler, colector de admissão, válvulas de admissão e câmara de combustão.
Se isso acontecer, irá assistir a uma aceleração do motor sem a intervenção do condutor, indo para além do seu regime máximo. Este sobre-regime desencadeia um processo auto-suficiente, ou seja, mesmo que desligue a ignição e retire a chave, o motor continua acelerado.
O risco de um incêndio não é a excluir, principalmente se o óleo forçar as juntas e se escapar do seu circuito para escorrer sobre o colector de escape quente.
Se for confrontado com uma situação destas, deverá manter a calma, engrenar uma relação alta da caixa de velocidades largando a embraiagem sempre com o travão de mão accionado, obrigando deste modo o motor a desligar-se. Não deverá voltar a ligar a ignição, pois corre sérios riscos da situação se repetir. O melhor será chamar a assistência em viagem.
... Eu que nao percebo nada de nada ...
1º - fazes merd# depois é que perguntas!!!!
2º - acho que não é preciso tirar nenhum curso e ver o nivel do oleo através da marcação da vareta... vais pondo oleo aos poucos e controlando o nivel... por norma a quantidade de litros vem descrita no manual do carro, mas existem alguns que nao informam.
3º - se não sabes, nao mexes, mandas fazer ou informas-te antes de fazer asneira...
4º - acho melhor levares o carro a quem perceba, antes que rebentes com o motor...