Óleo motor 2.0 TDI BRE 140cv

Como eu costumo dizer:
Mudar o óleo cedo, bem mais cedo.
Não que o óleo tenha perdido as propriedades lubrificantes, antes pelo contrário. O oleo de hoje em dia dura imenso. Faz 30.000kms ou mais sem se queixar. O GRANDE problema são os resíduos e partículas das queimas que acumula. Até porque se fiktrarem o óleo quase que fica novo. Por isso, aos 10 ou 12k, toca a trocar incluindo filtro. Faz toda a diferença.
 
É mesmo isso que o MadLima refere, o grande problema são mesmo os resíduos e partículas das queimas que está sempre a acumular. No meu caso temos um A1 que não temos hipóteses em interromper algumas regenerações, sabendo que o carro as está a fazer, logo resulta em mais gasóleo lá para dentro com o óleo, quando isso acontece com mais frequência mudo o óleo + filtro mais cedo. Porque infelizmente os testes ao TAN e TBN são muito caros para aferir se o óleo ainda está bom ou não, assim na dúvida claramente compensa mudar o óleo e o filtro em vez de arriscar na sorte.
 
Malta que me dizem de acrescentar o ceratec agora que vou fazer a revisão com óleo liqui moly e respectivos filtros para testar e verificar se reduz o consumo de óleo? Há problema por ter filtro de partículas?
 
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Malta que me dizem de acrescentar o ceratec agora que vou fazer a revisão com óleo liqui moly e respectivos filtros para testar e verificar se reduz o consumo de óleo? Há problema por ter filtro de partículas?
Não é com aditivos que resolves o consumo de óleo. É ver os vedantes de válvulas ou turbo por exemplo.
Depois, ceratec nem sempre se dá bem em todos os motores. Uns até sim, noutros nem por isso. Mas a nível de óleo, usa antes castrol ou fuchs que ficas vem melhor servido.
 
Não é com aditivos que resolves o consumo de óleo. É ver os vedantes de válvulas ou turbo por exemplo.
Depois, ceratec nem sempre se dá bem em todos os motores. Uns até sim, noutros nem por isso. Mas a nível de óleo, usa antes castrol ou fuchs que ficas vem melhor servido.
Agora comprei liqui molly, já tenho o material pa revisão.. Estava com repro soft, um bocadinho mais de pressão de turdo egr fechada electronicamente etc...
Entretanto coloquei ficheiro original agora vou fazer a revisão e ver como se porta e se reduz o consumo de óleo uma vez que a pressão de turbo está stock...
 
Não imaginam o que me aconteceu, a correia de acessórios rebentou meteu-se pela poli da cambota para a distribuição adiantou/atrasou o ponto do motor até que o mesmo parou, entretanto tudo limpo motor no ponto, ficou como um relógio, foi logo feita a distribuição toda nova com bomba de água mais correia e tensor de acessórios, ficou nova.... Apesar do azar tive imensa sorte não estragar nada...
 
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O meu também está a consumir e deita fumo azul mais ao ralenti e ao arrancar depois não deita meto lhe castrol LL o que podera ser? Também reparei que as rotações aumentam e a ventoinha liga esteja quente ou frio mas não é sempre é as vezes que faz isso.
 
Pode ser segmentos nas couves, guias das válvulas, etc. O não fazer fumo azul a quente, deve ser porque essas peças dilatam depois de quentes e deixa de existir espaços para o óleo se passar para dentro dos cilindros. Epah, sem gastares muitos € podes tentar colocar um óleo mais viscoso a frio a ver se melhora, dentro da mesma gama de viscosidade recomendada pelo fabricante, tipo se for um 5W30, dependendo da marca, ha uns que tem viscosidade 60 e tal a 40º e outros tem 70 e tal também a 40º, o que pode ajudar a mitigar esse problema. Porém, atenção isto não estás a solucionar a causa......
 
Pode ser segmentos nas couves, guias das válvulas, etc. O não fazer fumo azul a quente, deve ser porque essas peças dilatam depois de quentes e deixa de existir espaços para o óleo se passar para dentro dos cilindros. Epah, sem gastares muitos € podes tentar colocar um óleo mais viscoso a frio a ver se melhora, dentro da mesma gama de viscosidade recomendada pelo fabricante, tipo se for um 5W30, dependendo da marca, ha uns que tem viscosidade 60 e tal a 40º e outros tem 70 e tal também a 40º, o que pode ajudar a mitigar esse problema. Porém, atenção isto não estás a solucionar a causa......
 
Eu liguei à máquina deu-me estes erros
 

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