Oleo no Minimo

Boas.
Pessoal agradecia uma ajuda!!
Eu uso o Castrol T Edge 5w40 e faço mudas de 15 em 15. No momento deve ter +- 14300km e ja adicionei 1L. O Filtro de oleo tb foi mudado na ultima revisao e tem os mesmos kms.
O problema é k o nivel do oleo na vareta esta +- a 70% (entre min e max). Na cidade tudo bem, à uns dias na AE a 120/130 acendeu a luz Amarela de Nivel oleo no MIN. Quando parei fui ver a vareta e ESPANTO tinha o oleo no MIN ou menos (quase k nem molhava a vareta). Passados 5 minutos de estar parado ja queria passar um pouco do MIN e voltou a apagar a luz do nivel. Passados uns 40 minutos do carro estar parado fui ver e ai é k o oleo ja estava outra vez no nivel dele (os tais 70%). Ja fez isto 2 vezes em +-400 kms, o k será??? Parece k o oleo tem dificuldade em descer de volta ao carter mas so fez em AE (mais Velocidade). Visto k o carro tem o oleo a nivel terei alguma coisa a dificultar o retorno do oleo ao carter? Podera haver o caso de ir com mais velocidade e o oleo nao descer e a bomba deixar de puxar oleo suficiente e Pummmm??? o k faco??
Agradeço ajuda!
Obrigado.
 
Se eu verificar o nivel na vareta de manha com o carro frio , tenho o nivel ai nos 60/70%. Leitura errada??
So depois do motor trabalhar uns 3 ou 4 minutos , parar e uns 10 minutitos depois de escorrer é que tenho uma leitura certa do nivel??
É assim que devo confirmar o nivel?? Será que ando a ver mal o nivel e na realidade não tenho a quantidade ideal??
Desculpem as perguntas parvas!
 
Se eu verificar o nivel na vareta de manha com o carro frio , tenho o nivel ai nos 60/70%. Leitura errada??
So depois do motor trabalhar uns 3 ou 4 minutos , parar e uns 10 minutitos depois de escorrer é que tenho uma leitura certa do nivel??
É assim que devo confirmar o nivel?? Será que ando a ver mal o nivel e na realidade não tenho a quantidade ideal??
Desculpem as perguntas parvas!

Deve confirmar o nível de manha antes de colocar o carro em funcionamento

:roll:

O que interessa é que tens oleo. Pode ser o sensor do nivel que está marado. Liga ao vag-com a ver isso...
 
Boas.
Pessoal agradecia uma ajuda!!
Eu uso o Castrol T Edge 5w40 e faço mudas de 15 em 15. No momento deve ter +- 14300km e ja adicionei 1L. O Filtro de oleo tb foi mudado na ultima revisao e tem os mesmos kms.
O problema é k o nivel do oleo na vareta esta +- a 70% (entre min e max). Na cidade tudo bem, à uns dias na AE a 120/130 acendeu a luz Amarela de Nivel oleo no MIN. Quando parei fui ver a vareta e ESPANTO tinha o oleo no MIN ou menos (quase k nem molhava a vareta). Passados 5 minutos de estar parado ja queria passar um pouco do MIN e voltou a apagar a luz do nivel. Passados uns 40 minutos do carro estar parado fui ver e ai é k o oleo ja estava outra vez no nivel dele (os tais 70%). Ja fez isto 2 vezes em +-400 kms, o k será??? Parece k o oleo tem dificuldade em descer de volta ao carter mas so fez em AE (mais Velocidade). Visto k o carro tem o oleo a nivel terei alguma coisa a dificultar o retorno do oleo ao carter? Podera haver o caso de ir com mais velocidade e o oleo nao descer e a bomba deixar de puxar oleo suficiente e Pummmm??? o k faco??
Agradeço ajuda!
Obrigado.

Para mim o comportamento do óleo no teu motor está perfeitamente normal: quando medes depois de teres tido o motor a trabalhar está abaixo do mínimo e depois de assentar no carter os níveis estão normais.
Para mim o que não está bom de saúde aí é o sensor.
Mas não percas tempo, vai ver isso à oficina, de preferência à marca... mais vale um sensorzito novo de que um motor po galheiro.
 
Para mim o comportamento do óleo no teu motor está perfeitamente normal: quando medes depois de teres tido o motor a trabalhar está abaixo do mínimo e depois de assentar no carter os níveis estão normais.
Para mim o que não está bom de saúde aí é o sensor.
Mas não percas tempo, vai ver isso à oficina, de preferência à marca... mais vale um sensorzito novo de que um motor po galheiro.

De preferencia fora da marca... Que alem de ficar muito mais barato o trabalho provavelmente vem tão ou mais bem feito.. Além de que motor para o galheiro por causa do sensor? Primeira vez....


PS: Tens a certeza que é o simbolo de oleo no minimo?
 
Last edited:
De preferencia fora da marca... Que alem de ficar muito mais barato o trabalho provavelmente vem tão ou mais bem feito.. Além de que motor para o galheiro por causa do sensor? Primeira vez....

Obviamente não é motor para o galheiro por causa do sensor... eu explico mais devagar: é motor para o galheiro se o problema não estiver no sensor e houver mesmo problema no nível ou circulação do óleo (o que não parece nada que seja o caso).
 
Obviamente não é motor para o galheiro por causa do sensor... eu explico mais devagar: é motor para o galheiro se o problema não estiver no sensor e houver mesmo problema no nível ou circulação do óleo (o que não parece nada que seja o caso).

É melhor que o pessoal aqui é um bocado lerdo...
 
Isso é simples...

Não existe problema nenhum com o teu carro!


1º Simplesmente já está no limite de quilometragem para a nova troca de óleo e neste momento a quantidade de óleo já é pouca, mas suficiente para não teres problemas!

2º Em Auto-estrada, o motor está a funcionar a elevada rotação, de 2000RPM para cima, sem parar!! Ora como o teu carro não pára (p.e. como na cidade ou fora da cidade onde tens maior frequência de paragens, em semáforos, rotundas,...) o óleo não volta tão rapidamente ao cárter, baixando o nível dele!

3º O que realmente importa é antes de qualquer viagem o nível estar dentro dos limites (min-max), por isso nem sequer vás gastar dinheiro com sensores porque o teu está bom! Pior seria se nesta situação não desse sinal!!!!

4º É perfeitamente normal os motores VAG consumirem bastante óleo! Principalmente quando é um óleo "fino", como o caso do 5W40.
 
Isso é simples...

Não existe problema nenhum com o teu carro!


1º Simplesmente já está no limite de quilometragem para a nova troca de óleo e neste momento a quantidade de óleo já é pouca, mas suficiente para não teres problemas!

2º Em Auto-estrada, o motor está a funcionar a elevada rotação, de 2000RPM para cima, sem parar!! Ora como o teu carro não pára (p.e. como na cidade ou fora da cidade onde tens maior frequência de paragens, em semáforos, rotundas,...) o óleo não volta tão rapidamente ao cárter, baixando o nível dele!

3º O que realmente importa é antes de qualquer viagem o nível estar dentro dos limites (min-max), por isso nem sequer vás gastar dinheiro com sensores porque o teu está bom! Pior seria se nesta situação não desse sinal!!!!

4º É perfeitamente normal os motores VAG consumirem bastante óleo! Principalmente quando é um óleo "fino", como o caso do 5W40.

O meu só uma vez é que deu sinal de oleo no minimo e era mesmo o minimo nem à vareta chegava quase e só acendeu porque ia numa rotunda depois apagou logo. Agora se tu dizes que é normal acender ok...
 
O meu só uma vez é que deu sinal de oleo no minimo e era mesmo o minimo nem à vareta chegava quase e só acendeu porque ia numa rotunda depois apagou logo. Agora se tu dizes que é normal acender ok...

Tenho o carro há ano e meio e já por 2x tive o aviso de óleo no mín.

1ª Porque pensei que ainda dava.
2ª Porque fui para Espanha começando com o óleo bem a nível, mas esqueci que entretanto fiz 2600km lolol

O aviso sempre ocorreu em AE, reconheco que essa situação deve-se ao anteriormente já exposto ;)

Falando com o mecânico e pelo que já li aqui no forúm, isto é tudo mais que normal e o conselho que me deram, queres fazer uma viagem à grande, leva reserva de óleo na bagageira :green:
 
Nao deve acender o aviso de falta de oleo com mais de 50% do nivel minimo.

O sensor do oleo deve estar correcto.

Intriga-me que o aviso de falta de oleo seja amarelo e nao vermelho.

Liga ao vagcom, so para verificar.

Põe ao nivel maximo e mede qual a quantidade exacta que tiveste de colocar.
 
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