Boas comunidade
Estou a iniciar este tópico, devido a muitas coisas que certas pessoas dizem, ficando eu sem saber se são verdadeiras ou não, e após alguma pesquisa, nada encontrei sobre certos assuntos que dizem respeito à atitude dos srs geninhos e srs policias numa operação stop !
1) uma das coisas que me disseram é que quando eles estão parados, prontos para mandar alguém encostar, ou seja uma operação stop, ( não numa situação de eles irem em andamento e por algum motivo nos mandam parar), estes ( srs policias) obrigatoriamente têm de ser visíveis a pelo menos 150m do condutor. Ou seja, nós condutores temos de os conseguir avistar a pelo menos 150m. Ora uma das minhas questões é a seguinte : Muitas das vezes aqui na minha zona, eles estão escondidos atrás de um aqueduto e só os vemos mesmo emcima deles quando ele já vem todo lançado com a luzinha para nos mandar encostar. Isso por lei é legal ? a tal história de serem visíveis a 150m é falsa ?
2) Um pai de um amigo meu, militar, diz que o Sr policia ou qualquer agente equiparado a agente da autoridade, é por lei e respeito das regras internas deles, obrigado a bater continência ao civil ( por acaso até agora só um é que não me bateu continência das mais de 10 vezes que me mandaram parar), caso contrário nós podemos apresentar queixa desse Agente e mesmo negar ser " atendido" por esse agente. História também verdadeira ?
É que as legislações deles ( pelo menos as que são conhecidas ) são muito abstractas e se nós soubermos as leis é meio caminho andado para nos safar-mos muitas vezes de certas incompetências e incumprimento das leis por parte dos agentes da autoridade.
Uma vez , numa op.stop fui abordado por um polícia que me disse " o que faz você às duas da manhã a 15 km de sua casa " ... por amor de D*** , o que tem ele a ver com isso ?
Venham opiniões =)
O pai do teu amigo, que é militar, percebe tanto do regulamento interno da PSP como eu de lagares de azeite.
Os elementos da PSP são civis e não militares, não existe qualquer obrigatoriedade de te cumprimentarem através de continência. Ai e tal o Sr. Agente não me fez continência, vou fazer queixa dele.... he he. Só neste país se estuda estes pormenores.