P0501-71 - Vehicle Speed Sensor Range/Performance (CORSA D)

Ora, há uns dias atrás liguei a carrinha (fria) e ela ficou com o relanti acelerado (1200rpm aprox.).

Liguei o Op-com e tenho esse erro descrito no título do tópico.
Pelo que andei a ver, e do pouco que encontrei, o problema estará relacionado com o sensor de velocidade.
Mas também fala do ABS e há quem aponte até para a sonda Lambda. também pensei na FAP mas pelo que vi a minha carrinha não tem.

Conclusão:
O que raio terá sido? Só aconteceu uma vez desde sábado passado.
 
Tens o sensor Vss com mau contacto na ficha, ou um fio meio traçado ou o próprio sensor avariado.
Apagas o erro e das umas voltas. Se voltar a acontecer, terás de verificar o que se passa.
Esse sensor costuma ficar na caixa de velocidades, mas não sei onde no teu carro.
Alguem com etka para esse modelo te pode ajudar. O sensor liga a ECU e quadrante.
 
Tens o sensor Vss com mau contacto na ficha, ou um fio meio traçado ou o próprio sensor avariado.
Apagas o erro e das umas voltas. Se voltar a acontecer, terás de verificar o que se passa.
Esse sensor costuma ficar na caixa de velocidades, mas não sei onde no teu carro.
Alguem com etka para esse modelo te pode ajudar. O sensor liga a ECU e quadrante.

eu apaguei o erro mas na leitura a seguir ele volta a aparecer. o carro não voltou a ficar acelerado.
Ando a ver se encontro o sítio do sensor, mas não faço ideia.

O teu é de que ano? Tens mesmo a certeza que não tem FAP? Abre o capo...e entre o radiador e o motor...olha la para o fundo e vé se não vês uma "panela" redonda" (amanha se quiseres ponho uma foto do meu...)
O ponteiro da velocidade funciona bem?

P0501 Vehicle Speed Sensor 'A' Range/Performance OBDII Engine Light Trouble Code | Engine-Codes.com

Aponto mesmo para o sensor da velocidade...não acredito que isso interfira com a Lambda (ja agora...Carro a gasoil tem mesmo Lambda?)
O meu é de 09/2007

O ponteiro funciona bem. Pelo menos penso que estava a medir bem, Comparado ao do menu "secreto" a diferença não é muita,
Quanto à fap, vou confirmar. Se poderes por fotos, melhor ;)

Sonda lamba, não faço ideia...
 
Para teres uma ideia onde é que ele esta...o Meu é de 7/07,
IMG_4254.jpg
IMG_4255.jpg

Foto Ilustrativa
PartImage_844dc305-136e-4257-ae73-56ab72064719.jpg
 
A serio? x)
O meu tem mais 2 panelas pelo meio...
Ja uma vez pedi ao mecânico, e tinha me dito que era o FAP (E ja varias pessoas me o tinham dito) ...Mas também se não o tiver...Melhor xD

E ja agora estive a verificar a diferença entre o Ponteiro e o "Menu Secreto"
a diferença era de +/- 2 KM/H (LCD-40 KM/H ponteiro 42/41 KM/H)
 
Last edited:
Lá está. a minha tem o catalisador mais a panela final. Então o teu deve ter fap ;) Essa tal panela no meio.
Quanto à diferença no ponteiro é mais ou menos como a minha. será que em velocidades mais altas o erro aumenta?

Vou tirar fotos à minha linha de escape e comparas à tua.
 
Acabei de confirmar...e parece estúpido, mas afinal não tenho FAP xD
sempre tive a ideia de ter 2 panelas "no meio" , sendo assim é uma dor de cabeça a menos mais tarde...

Quanto ao Erro...Ja tentastes fazer Scan outra vez e apagar o erro?
Não vai a muito,que no meu a luz da ABS ligou, e tive de mandar apagar o erro umas 2 ou 3 vezes antes da luz apagar...

7yme2etu.jpg

O erro fica Sempre igual (mais coisa menos coisa)
 
Last edited:
Back
Top