Pagamento do Imposto Único de Circulação

Boa noite, sei que nao se trata de um audi mas estou com uma grande duvida acerca do pagamento deste imposto.

A Situação é a seguinte.

Adquiri um kia sorento , no passado mês de Agosto mais propriamente no dia 16, fiz um credito para tal, só que ocorreu um erro de assinaturas e o processo voltou para trás e voltou a ser assinado a 17 de Setembro.

Sendo que o carro ainda não esta em meu nome na presente data , gostaria de saber se sou eu que tenho que pagar o IUC do veiculo ?

O Stand falou com o antigo dono, este fez a emissão do papel com a referencia e o valor, para eu ter que pagar, mas atenção este documento do IUC esta em nome do antigo dono.

A minha duvida é .. Sou eu que tenho que pagar ou o antigo dono do carro ? Visto que o documento está em nome dele.

Aguardo rápidas e sinceras ajudas.

Õbrigado
 
estando em nome dele é ele o responsavel do pagamento
se o mesmo não pagar quando o carro estiver em teu nome es tu que o pagas
 
boas respondendo a essa questao
o stand tem essa obrigaçao visto q o veiculo foram deles por esse periodo d tempo nada tens k pagar so se acordares com alguem isso .
 
Não fiz nenhum acordo com ninguém acerca disso, tanto que o carro que entreguei era um vw golf de 09/2004 e eu paguei o IUC e entreguei o comprovativo la.
 
Eu quando comprei o meu a3 em Março o stand foi pagar 408 euros de selo do meu carro pois estava em divida do ano passado também e não me pediu nada entregou-me os documentos das finanças em como estava pago .
 
so tens de pagar o imposto quando o carro estiver em teu nome até la o stand ou o antigo dono que pague
mas como nas financas isso agora passa para o novo propriatario ou seja se ninguem pagar tu vais pagar quando o mesmo
se encontrar em teu nome nas finanças
 
Boas eu estou na mesma situação, entao dirigi-me ao posto das finanças mais peto e perguntei como tratar da situação.
A mim foi me informado que nao tinha de pagar, pois era uma divida do antigo proprietario.
Perguntei se no futuro nao iria ter problemas com as finanças o que o senhor me me disse que nao.
Mesmo que quise-se pagar a divida do dono, no meu caso nao poderia sem autorização do mesmo. E que e ja a seguir...
Mas ainda vou tentar resolver a situção a bem :p
Cumps
 
Sobra 2 duvidas :

Nº1

Se o antigo dono não pagar , passa a divida para mim quando o carro tiver em meu nome ?

Nº 2
Caso a divida deste ano não seja regularizada, para o próximo ano , quando for eu a pagar , não haver problema por ter a divida em atraso em nome do antigo proprietário ?
 
Boa noite, sei que nao se trata de um audi mas estou com uma grande duvida acerca do pagamento deste imposto.

A Situação é a seguinte.

Adquiri um kia sorento , no passado mês de Agosto mais propriamente no dia 16, fiz um credito para tal, só que ocorreu um erro de assinaturas e o processo voltou para trás e voltou a ser assinado a 17 de Setembro.

Sendo que o carro ainda não esta em meu nome na presente data , gostaria de saber se sou eu que tenho que pagar o IUC do veiculo ?

O Stand falou com o antigo dono, este fez a emissão do papel com a referencia e o valor, para eu ter que pagar, mas atenção este documento do IUC esta em nome do antigo dono.

A minha duvida é .. Sou eu que tenho que pagar ou o antigo dono do carro ? Visto que o documento está em nome dele.

Aguardo rápidas e sinceras ajudas.

Õbrigado


Em princípio, não tens de pagar. Aconteceu-me o mesmo e as Finanças foram claras. Mediante comprovativo de compra/venda é esse documento que é válido e é essa a data que imputa responsabilidade ao então proprietário.
Contudo, pode não ser bem assim. Se a documentação entrou em Agosto e foi considerada para efeitos legais, tendo ficado suspensa ou a aguardar a regularização das assinaturas, aí poderá ser tua a responsabilidade. Ou seja, legalmente o carro poderá já ser considerado teu, se considerarem como efectiva a venda. O meu conselho é dirigires-te às Finanças e solicitares a verificação. Levas a nota emitida pelo anterior prorietário e o documento de compra e venda. Eu acho que será ele que tem de pagar e não tu, mas de todas as formas, tens de ter confirmação das Finanças.
Abaixo a resposta oficial do ministério que recebi, logo, não penso que tenhas responsabilidade.
Ex.mo Senhor, relativamente ao exposto informa-se o seguinte:





A responsabilidade do pagamento do IUC é do proprietário em que estiver registado o veiculo no primeiro dia do período de tributação (mês de matricula de registo em Portugal). Assim, se o veiculo foi vendido no mês posterior ao da matricula, o anterior proprietário é o devedor do imposto.

Caso o anterior proprietário não tenha pago o imposto no mês de matricula do veiculo e tendo a venda ocorrido à posteriori, o devedor será sempre o proprietário anterior, apesar de a divida, na aplicação se encontrar associada ao novo proprietário.

Assim, quem irá receber a notificação para pagamento do IUC em falta, é o proprietário do veículo na data do seu aniversário.




Com os melhores cumprimentos

DSIMT

AC
 
No dia que tive de la voltar para voltar assinar ( 17 Setembro ) ,
O vendedor falou me que, como os documentos voltaram para trás para realizar novas assinaturas, que só daqui a +-3 semanas a empresa de credito iria dar entrada na dgv para a transferência de propriedade para meu nome.
 
Muito simples.

Qual o mês da matrícula? Se quando compraste o carro já tinha passado o mês da matrícula, o responsável pelo pagamento é o antigo proprietário. Se ainda não chegou o mês da matrícula, o responsável pelo pagamento és tu.

Cumpts

Rodri
 
Serão eles a ter de pagar o IUC sem duvidas, se ainda nem tens o veiculo em teu nome, foi o que me informaram quando fui saber do meu esta semana.

Mesmo que não queiram pagar não te preocupes pois não e da tua responsabilidade.

Abraços.
 
Back
Top