eu vejo aqui muito pessoal a confundir as coisas. a minha opinião quanto a isto é o seguinte. as modas são ditadas pelas necessidades de mercado, mais nada. há uns anos atrás os diesel eram fumarentos barulhentos que demoravam a pegar precisamente porquê? porque o investimento dos fabricantes e a aposta na tecnologia era exclusivamente para os carros a gasolina. tudo e apenas porque a gasolina era a preços acessíveis e a aposta do mercado recaía sobre os carros a gasolina precisamente porque o diesel nao tinha o atractivo que tem hoje.
esse facto justificou, até pela simples concorrência entre as marcas que aos carros a gasolina se associasse uma ideia de exclusividade quer no que toca a carros desportivos como a carros de luxo. e o investimento recaiu sobre esses carros, precisamente porque era um investimento garantido.
contudo, e com os aumentos graduais da gasolina e dos demais impostos sobre os veículos que os governos começaram a implementar como forma de aumentar as receitas por força da proliferação desses veículos a preocupação das marcas tinha que ir, necessariamente, sobre os carros que seriam menos penalizados. nao é de estranhar que muitos impostos sejam mais penalizadores para carros a gasolina e de entre estes os carros com mais cilindrada. porque daí o legislador inferiu que poderiam ser retiradas maiores receitas. foi nessa noite que o legislador esqueceu o princípio da igualdade loool mas adiante eh eh (por legislador entenda-se alguem que estudou qualquer coisa e era da confiança de quem governava).
cedo, os carros a gasolina, porque eram os mais numerosos viram-s mais sobrecarregados ao níveis dos impostos. e o que criou algum espaço para os motores diesel. conjugado ainda com a evolução das fórmulas de aproveitamento do petróleo e a maior rentabilidade dos gasóleo comparado com a gasolina.
e isso ditou uma inversão. os diesel deixaram de ser, com o tempo, os fumarentos barulhentos que demoravam a pegar para serem, hoje em dia, bem mais competitivos do que alguns a gasolina em relativamente planos iguais de comparação. o investimento das marcas passou para o lado dos diesel e só as marcas mais conservadoras, com maior presença no mercado é que dão alguma vantagem aos carros a gasolina.
actualmente, o sector dos diesel está primordialmente virado para os utilitários ou os carros em que a rentabilidade é o vector principal. mas até aí a barreira começa a passar-se. precisamente porque as marcas precisaram de competir bastante para lá chegar. de facto, pode-se dizer hoje que os diesel e os gasolina estão no mesmo patamar ao nível dos carros de luxo. ou quase o mesmo, por força de marcas como a bentley e a rolls royce.
o mesmo nao se passa, a meu ver, ao nivel dos superdesportivos e dos desportivos. precisamente porquê? porque neste nível, quem compra não liga à vantagem dos diesel. quem compra paga performance e nao rentabilidade, quem tem guito para um lambo nao vai andar preocupado com o facto dakele lambo a diesel vai fazer mais km, com menos gota e pagar menos ia. nesse plano o diesel nao tem vantagens para oferecer ao rito tradicional e ao legado dos carros a gasolina.
mas até com o tempo isso poderá esbater-se. porque, apesar de ainda existir apenas o tt a gasolina, ou o z4 z3, z8 ... a gasolina, o slk a gasolina, o s2000 a gasolina os descapotáveis q até ha bem pouco tempo eram gasolina já tem exemplares diesel como o megane ou o eos e o clk cdi.
agora, a minha perspectiva é esta. o diesel, por estas razoes e outras tem um potencial muito grande. e embora funcione de forma diferente q a gasolina nao concordo que a gasolina seja melhor porque da mais rpm ou mais som. um diesel alterado, com cabeça, proporciona prestaçoes surpreendentes. tal como um gasolina alterado o faz. ainda ha umas semanas vi um ax a cuspir labaredas lol
a questão é o critério das marcas a ir ao encontro das necessidades das pessoas. porque mais pessoas procuram os diesel, eh normal q esses tenhama um desenvolvimento maior.
da mesma forma que, quando (e nao se) o governo decidir repercutir mais os impostos nos diesel porque eles darão mais receita do que os gasolina, ou caso se descubra uma forma de rentabilizar mais a gasolina, esse investimento irá escoar-se igualmente para a gasolina e, tal como acontece nos diesel, os gasolina poderão ainda vir a surpreender muitos. agora, e no momento actual, parece-m inequivoco que os diesel estao em nitido ascendente ao nível da popularidad e investimento - o que nao significa q seja uma moda... - mas isso nao significa q seja sempre assim nem q sejam melhores ou piores. sao diferentes, e tem atractivos de peso a justificar o investimento vertiginoso e o crescimento impressionante que tiveram.
mas por enquanto, parece-m inequívoco, que o sector dos superdesportivos, ainda permanece tradicionalmente a gasolina. o pessoal tem uma ideia errada porque associa clássicos ou bombas de q todos gostamos como a eleanor, o cortina, r5, golf gti e tantos tantos outros a gasolina. mas isso eh apenas porque nesse tempo a aposta das marcas era a gasolina. tal como hoje temos tantos e tantos tdi com linhas agradáveis e comportamentos nao menos selvagens a diesel...
mas uma coisa me parece certo... e isto em jeito de conclusao para nao adormecer ninguem lol os diesel sao muito bons e provam isso na estrada e em corrida todos os dias. mas só se tornam excepcionalmente bons nas maos de quem os sabe alterar, como temos visto aqui no forum. porque muitas das xs, stock, as suas performances ficam um pouco aquém das expectativas. o k eu kero dizer é isto: quem compra um diesel compra muitas das xs pensando no potencial q o carro tem para a alterar enquanto q nos a gasolina, já está conformado com a potencia q ele proporciona stock... mas isto nao eh criticar, porque a verdade é que o carro a diesel tem potencial para ser alterado e ficar muito melhor do k o k esta stock, sem comprometer a sua mecanica.
finalmente, s houvesse um tt quattro com 225cv a diesel, eu nao pagava a gasolina q pago, se eh q m faço entender
e tambem nao ia gostar menos do carro, bem pelo contrario lol
cada x q vejo um 190d lá de casa com meio milhao de kms a andar na boa na casa dos 6l fico completamente rendido aquela mecanica. porque realmente, eh de aplaudir... e muito sinceramente, nao ligo puto ao preconceito lol e o mesmo vale para golfs ou renault (apesar de nao gostar do vidro curvo atras) a mostrar o q diesel fazem com consumos (nao muito) inferiores ao meu lol e quem diz golfs ou renaults diz muitos mais...
o diesel power tá aí, e há que reconhecer
penso eu de que!!!
loooooooooooooooool
boas!!