Para os defensores dos "gasolineiros"

mustang disse:
quanto a motores só digo o seguinte: quem dos que tem ceifeiras mecanicas nao trocaria por um carro a gasolina caso os combustiveis fossem de graça?

90% ou mais dos que tem carros com motor diesel só o comprou por 2 razoes, primeiro, porque é moda e segundo porque teoricamente fica mais barato o preço por KM.
Nao me venham cá que sao melhores e isto e aquilo, porque ninguem anda num carro que treme mais que um martelo pneumatico e faz mais barulho que uma maquina de costura só porque quer fazer massagem no traseio!

Qual o teu feedback em relação a um S8 a GPL?

:roll:
 
neljoe: até ao momento estou satisfeito, estava dentro das minhas espectativas, tendo falado com pessoas com outros carros do genero (podes sempre consultar o forum do GPL) tem la pessoal com M3 e M5 entre outras maquinas a GPL.
Instalei o sistema que mais provas deu para este carro, aquele dos 300 km/h do yootube tinha um kit igual por exemplo.
No meu caso tenho mais de 500km de autonomia a GPL e outros 500 a Gasolina, quanto a performances sinceramente nao consigo notar diferença quando ando a GPL ou a gasolina, acredito que possa ter uma pequena perca de potencia, mas 4 ou 5 cavalos num carro de 340... eu pelo menos nao noto.
Consumos estou com uma media de 20,5L aos 100 misto AE e cidade, e nao sou muito meigo no acelarador. Na proxima afinaçao do sistema espero baixar dos 20, é claro que 20L a 0.49 centimos (que é ao preço a que meto o GPL) dá 9.8 euros por cada 100 km, tendo em conta que o meu tio num 535D faz medias de 11 euros por cada 100 km nem acho que o meu gaste muito.

Mas atençao! POR FAVOR NAO COMPREM CARROS A GPL! OU A GASOLINA.
Nao aconselho ninguem!
 
[i]In tol[/i] disse:
"DIESEL OU GASOLINA.

Como este tema é recorrente, e as verdadeiras causas se sobrepoem à questão dos gostos, vamos lá fazer uma análise mais atenta.

Sendo que os combustíveis são um mundo, vamos lá falar um pouco sobre estes dois hidrocarbonetos que se inserem na categoria dos combustíveis líquidos, e são a fonte de energia principal para os motores de combustão interna.

Geralmente derivados do petróleo bruto, crude ou rama, podem no entanto combustíveis similares serem obtidos a partir do carvão por procedimentos especiais, mas que tornam a seu custo muito mais elevado. Dividindo-se entre si por carburantes (gasolina) e petróleos (gasóleo), distinguem-se essencialmente pela sua volatilidade, por conseguinte a sua capacidade para se misturarem com o ar homogeneamente. Os carburantes são utilizados em motores de combustão por ignição e os petróleos por ignição por compressão.

O petróleo bruto, é uma mistura de um grande número de hidrocarbonetos compostos de carbono e hidrogénio com alguma percentagem de enxofre, oxigénio, nitrogénio e ainda algumas impurezas, água e areias. Os hidrocarbonetos diferenciam-se uns dos outros pelo número e sobretudo a disposição dos átomos nas moléculas, classificando-se em grandes famílias de acordo com a sua estrutura molecular. Parafínicos ou alifáticos, isoparafínicos, olefínicos, nafténicos, aromáticos, são formas variadas de classificação destes.

A gasolina é formada por hidrocarbonetos de todas as séries se bem com peso molecular não elevado, e segundo a variação das diversas espécies variam as suas propriedades motoristas O gasóleo procede de moléculas de peso molecular crescente sendo o seu peso específico maior e volatilidade menor. Varia a composição do crude ou petróleo bruto consoante o seu local de extracção. O poder calorífico do diesel é de 8500 ca/l e o da gasolina é de 7650 ca/l. pelo que se considerarmos motores de igual rendimento térmico temos mais energia no diesel

Serve esta “pequena” introdução para compreendermos que estamos a falar de dois combustíveis da mesmíssima família (irmãos), que diferem na volatilidade, peso específico e energia contida, a gasolina (menina) mais volátil, fina e fraca, e o gasóleo (rapaz) mais denso, gordo e forte.

Agora vejamos… Na fase de produção, a gasolina bruta obtém-se abaixo dos 200º e o gasóleo é obtido entre os 280 e 360º. Acontece que a quantidade de gasolina contida no petróleo bruto não supera os 25% a qual é insuficiente para as necessidades mundiais (em relação ao gasóleo), pelo que para elevar a proporção se recorre a uma série de procedimentos térmicos e termo catalíticos nas refinarias, tais como o craking ou piroescisão, polimerização, hidrogenização, etc… que consistem no fraccionamento das moléculas maiores dos hidrocarbonetos mediante temperaturas e pressões relativamente elevadas com ou sem catalizador, e aumentando desta forma a percentagem produzida.

Só por curiosidade posso referir a produção de gasolina sintética, em que a Alemanha foi percursora durante a 2ª guerra mundial de processos como o de Bergius – I.G. Farben Industrie, benzoil ou benzina, também obtido a partir do carvão fóssil, mas não é relevante para o assunto em questão.

Vimos assim porque não faz qualquer sentido pretender “acabar” com uns motores em preferência de outros, pois enquanto houver gasolina há gasóleo, sendo que no presente há mais gasóleo e tem que ser compensada a gasolina por meios tecnológicos, e assim compreender o que está por detrás da estratégia da evolução técnica evidente nos motores diesel nos últimos anos. É imprescindível que haja um consumo equilibrado entre este dois “irmãos”.



Contribuído por CS, Quinta, 26 de Julho às 15:41"

Fonte:AutoSport
http://autosport.clix.pt/gen.pl?mod...5971&p=stories&pid=as.comments/185872&op=view
 
Boas!!

Encontrei este post do flavyan noutro fórum (embora ele também frequente o audipt.com) e achei que todos deviam ler... concordo em pleno com o post dele.

flavyan disse:
eu vejo aqui muito pessoal a confundir as coisas. a minha opinião quanto a isto é o seguinte. as modas são ditadas pelas necessidades de mercado, mais nada. há uns anos atrás os diesel eram fumarentos barulhentos que demoravam a pegar precisamente porquê? porque o investimento dos fabricantes e a aposta na tecnologia era exclusivamente para os carros a gasolina. tudo e apenas porque a gasolina era a preços acessíveis e a aposta do mercado recaía sobre os carros a gasolina precisamente porque o diesel nao tinha o atractivo que tem hoje.

esse facto justificou, até pela simples concorrência entre as marcas que aos carros a gasolina se associasse uma ideia de exclusividade quer no que toca a carros desportivos como a carros de luxo. e o investimento recaiu sobre esses carros, precisamente porque era um investimento garantido.

contudo, e com os aumentos graduais da gasolina e dos demais impostos sobre os veículos que os governos começaram a implementar como forma de aumentar as receitas por força da proliferação desses veículos a preocupação das marcas tinha que ir, necessariamente, sobre os carros que seriam menos penalizados. nao é de estranhar que muitos impostos sejam mais penalizadores para carros a gasolina e de entre estes os carros com mais cilindrada. porque daí o legislador inferiu que poderiam ser retiradas maiores receitas. foi nessa noite que o legislador esqueceu o princípio da igualdade loool mas adiante eh eh (por legislador entenda-se alguem que estudou qualquer coisa e era da confiança de quem governava).

cedo, os carros a gasolina, porque eram os mais numerosos viram-s mais sobrecarregados ao níveis dos impostos. e o que criou algum espaço para os motores diesel. conjugado ainda com a evolução das fórmulas de aproveitamento do petróleo e a maior rentabilidade dos gasóleo comparado com a gasolina.

e isso ditou uma inversão. os diesel deixaram de ser, com o tempo, os fumarentos barulhentos que demoravam a pegar para serem, hoje em dia, bem mais competitivos do que alguns a gasolina em relativamente planos iguais de comparação. o investimento das marcas passou para o lado dos diesel e só as marcas mais conservadoras, com maior presença no mercado é que dão alguma vantagem aos carros a gasolina.

actualmente, o sector dos diesel está primordialmente virado para os utilitários ou os carros em que a rentabilidade é o vector principal. mas até aí a barreira começa a passar-se. precisamente porque as marcas precisaram de competir bastante para lá chegar. de facto, pode-se dizer hoje que os diesel e os gasolina estão no mesmo patamar ao nível dos carros de luxo. ou quase o mesmo, por força de marcas como a bentley e a rolls royce.

o mesmo nao se passa, a meu ver, ao nivel dos superdesportivos e dos desportivos. precisamente porquê? porque neste nível, quem compra não liga à vantagem dos diesel. quem compra paga performance e nao rentabilidade, quem tem guito para um lambo nao vai andar preocupado com o facto dakele lambo a diesel vai fazer mais km, com menos gota e pagar menos ia. nesse plano o diesel nao tem vantagens para oferecer ao rito tradicional e ao legado dos carros a gasolina.

mas até com o tempo isso poderá esbater-se. porque, apesar de ainda existir apenas o tt a gasolina, ou o z4 z3, z8 ... a gasolina, o slk a gasolina, o s2000 a gasolina os descapotáveis q até ha bem pouco tempo eram gasolina já tem exemplares diesel como o megane ou o eos e o clk cdi.

agora, a minha perspectiva é esta. o diesel, por estas razoes e outras tem um potencial muito grande. e embora funcione de forma diferente q a gasolina nao concordo que a gasolina seja melhor porque da mais rpm ou mais som. um diesel alterado, com cabeça, proporciona prestaçoes surpreendentes. tal como um gasolina alterado o faz. ainda ha umas semanas vi um ax a cuspir labaredas lol

a questão é o critério das marcas a ir ao encontro das necessidades das pessoas. porque mais pessoas procuram os diesel, eh normal q esses tenhama um desenvolvimento maior.

da mesma forma que, quando (e nao se) o governo decidir repercutir mais os impostos nos diesel porque eles darão mais receita do que os gasolina, ou caso se descubra uma forma de rentabilizar mais a gasolina, esse investimento irá escoar-se igualmente para a gasolina e, tal como acontece nos diesel, os gasolina poderão ainda vir a surpreender muitos. agora, e no momento actual, parece-m inequivoco que os diesel estao em nitido ascendente ao nível da popularidad e investimento - o que nao significa q seja uma moda... - mas isso nao significa q seja sempre assim nem q sejam melhores ou piores. sao diferentes, e tem atractivos de peso a justificar o investimento vertiginoso e o crescimento impressionante que tiveram.

mas por enquanto, parece-m inequívoco, que o sector dos superdesportivos, ainda permanece tradicionalmente a gasolina. o pessoal tem uma ideia errada porque associa clássicos ou bombas de q todos gostamos como a eleanor, o cortina, r5, golf gti e tantos tantos outros a gasolina. mas isso eh apenas porque nesse tempo a aposta das marcas era a gasolina. tal como hoje temos tantos e tantos tdi com linhas agradáveis e comportamentos nao menos selvagens a diesel...

mas uma coisa me parece certo... e isto em jeito de conclusao para nao adormecer ninguem lol os diesel sao muito bons e provam isso na estrada e em corrida todos os dias. mas só se tornam excepcionalmente bons nas maos de quem os sabe alterar, como temos visto aqui no forum. porque muitas das xs, stock, as suas performances ficam um pouco aquém das expectativas. o k eu kero dizer é isto: quem compra um diesel compra muitas das xs pensando no potencial q o carro tem para a alterar enquanto q nos a gasolina, já está conformado com a potencia q ele proporciona stock... mas isto nao eh criticar, porque a verdade é que o carro a diesel tem potencial para ser alterado e ficar muito melhor do k o k esta stock, sem comprometer a sua mecanica.

finalmente, s houvesse um tt quattro com 225cv a diesel, eu nao pagava a gasolina q pago, se eh q m faço entender ;) e tambem nao ia gostar menos do carro, bem pelo contrario lol ;)

cada x q vejo um 190d lá de casa com meio milhao de kms a andar na boa na casa dos 6l fico completamente rendido aquela mecanica. porque realmente, eh de aplaudir... e muito sinceramente, nao ligo puto ao preconceito lol e o mesmo vale para golfs ou renault (apesar de nao gostar do vidro curvo atras) a mostrar o q diesel fazem com consumos (nao muito) inferiores ao meu lol e quem diz golfs ou renaults diz muitos mais...

o diesel power tá aí, e há que reconhecer ;)
penso eu de que!!!

loooooooooooooooool

boas!!

Nao sei se este será o melhor local para deixar estes posts mas se quiserem mudar estao a vontade.


Cumps, Zé.
 
90% ou mais dos que tem carros com motor diesel só o comprou por 2 razoes, primeiro, porque é moda e segundo porque teoricamente fica mais barato o preço por KM.
Nao me venham cá que sao melhores e isto e aquilo, porque ninguem anda num carro que treme mais que um martelo pneumatico e faz mais barulho que uma maquina de costura só porque quer fazer massagem no traseio

Gostei do teu ponto de vista, martelo pneumatico, massagens traseiro lololol
 
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