Para os RNS-E, BINÁRIOS, BITS, CAN-BUS, MICROPROCESSADOR e ELECTRONIC FREAKS...

ELFuracon disse:
A solução é simples! :-)

Vais ao RNS-E e "dizes" que a hora "não vem" do veiculo/quadrante e automaticamente passas a ter a data/hora pelo sinal de satelite!

Se ligares um rns-e cá fora do veciulo e com a antena de satelite a receber sinal automaticamente ele recebe a hora a apresenta-a no ecra do mesmo. :green:
o Elfuracon disse uma coisa e faz sentido. se desligares o sinal can e fores ao setup do rns, não consegues mudar a tal cena da hora vir por satelite, penso que so por can é que ele sabe que esta no carro...
 
Será que isto não funciona na tua B5 ?

Select 17 (Instrument Cluster)
Adaptation -> Function 10

-> Channel 19 (Misc)
xxxx?: Remote Clock
0 - Remote Clock not active
1 - Remote Clock active


xxx?x: Ambient Temperature
0 - no Display, Illumination inactive
1 - Display and Illumination active

xx?xx: Driver Information System (DIS)
0 - DIS 1
1 - Highline without DIS
2 - DIS 2

x?xxx: Board Computer
0 - only Level 2 (long time memory)
1 - Level 1 and 2

?xxxx: Illumination Option
0 - Needle and Scala only active at 'Light on"
1 - Needle already active at 'Ignition on'
2 - Scale already active at 'Ignition on'
3 - Scala (2. Map) and Needle at "ignition on" active
 
ruia4 disse:
o Elfuracon disse uma coisa e faz sentido. se desligares o sinal can e fores ao setup do rns, não consegues mudar a tal cena da hora vir por satelite, penso que so por can é que ele sabe que esta no carro...

Repara:

neljoe disse:
...
...o RNS-E lê a horas via-satelite quando está desligado do quadrante... mas APENAS_E_SÓ quando está desligado do quadrante. Ao ligá-lo ao carro ele passa automáticamente a assumir o carro (quadrante) como "fonte_horária". Se fores ao set-up(?) realmente vês lá "fonte_horária" como sendo o carro (quadrante) mas NÃO tens acesso á opção para alterá-lo para "SATELITE"... aka, vês a opção escolhida, mas não a consegues "alternar".

;)

Desligo o CAN... altero... ligo o CAN... e ele voltará ao mesmo.
 
Karls disse:
Será que isto não funciona na tua B5 ?

Select 17 (Instrument Cluster)
Adaptation -> Function 10

-> Channel 19 (Misc)
xxxx?: Remote Clock
0 - Remote Clock not active
1 - Remote Clock active


xxx?x: Ambient Temperature
0 - no Display, Illumination inactive
1 - Display and Illumination active

xx?xx: Driver Information System (DIS)
0 - DIS 1
1 - Highline without DIS
2 - DIS 2

x?xxx: Board Computer
0 - only Level 2 (long time memory)
1 - Level 1 and 2

?xxxx: Illumination Option
0 - Needle and Scala only active at 'Light on"
1 - Needle already active at 'Ignition on'
2 - Scale already active at 'Ignition on'
3 - Scala (2. Map) and Needle at "ignition on" active


Em tempos já tentei isso... funciona, mas não resulta.

;)
 
Esse "clock" q falam pode ser o clock de sincronismo entre os vários modulos do can-bus, pode não ter nada a ver com o clock de horas q interessa..
Para dois circuitos electrónicos "se entenderem entre si" precisam de um mesmo sinal de clock q lhes actualize os estados ao mmo tempo.. O clock será como um apito q diz agora fazem isto, agora fazem aquilo, senão s tivessem clocks diferentes andava um módulo para cada lado ao seu "próprio ritmo" sem s entenderem, penso q esse clock do vagcom servirá para isso... digo eu :green:
 
-> Channel 19 (Misc)
xxxx?: Remote Clock
0 - Remote Clock not active
1 - Remote Clock active

Isto serve apenas para actualizar a data/hora automaticamente no quadrante remotamente via transmissão radio (emissão da Alemanha). Tem um modulo receptor (os veiculos que têm), por dentro do para-choques traseiro do lado direito. Para o efeito, quando recebe o sinal aparace o simbolo de uma antena pequenina no quadrante (ao lado da data/hora).
 
ELFuracon disse:
-> Channel 19 (Misc)
xxxx?: Remote Clock
0 - Remote Clock not active
1 - Remote Clock active

Isto serve apenas para actualizar a data/hora automaticamente no quadrante remotamente via transmissão radio (emissão da Alemanha). Tem um modulo receptor (os veiculos que têm), por dentro do para-choques traseiro do lado direito. Para o efeito, quando recebe o sinal aparace o simbolo de uma antena pequenina no quadrante (ao lado da data/hora).

Por acaso já vi imagens d quadrantes com esse simbolo de antena e não sabia p q servia, sendo assim, o q disse no post anterior não tem nada a ver com isto :oops:
 
ELFuracon disse:
-> Channel 19 (Misc)
xxxx?: Remote Clock
0 - Remote Clock not active
1 - Remote Clock active

Isto serve apenas para actualizar a data/hora automaticamente no quadrante remotamente via transmissão radio (emissão da Alemanha). Tem um modulo receptor (os veiculos que têm), por dentro do para-choques traseiro do lado direito. Para o efeito, quando recebe o sinal aparace o simbolo de uma antena pequenina no quadrante (ao lado da data/hora).

Correcto.

A minha tem isso, e até anda com a antena no quadrante neste momento... quando capta avança-me logo 1_hora dado o facto de ser horário_alemão e tenho que acertar novamente... qualquer dia recodifico o quadrante e acabo com o "problema".

;)

_________________________________________________

Quanto á possível solução, IDEAS?!

:S
 
ruia4 disse:
pelo que pesquisei de tarde não ha solução... :'(

Solução até há, o neljoe disponibilizou uma parte, é precisa é mta lavoura p meter isso a funcionar, desenhar a placa, comprar componentes (o microcontrolador aínda deve custar uns €€), programar q é uma grande dor de cabeça, tdo isto apenas para termos horas no rnse q já as temos no quadrante..

Eng.s electrotécnicos chamados á recepção :green: :green: :P
 
Solução há... ou seja, HOUVE!

O "BJARNE" criou o "cangate" que fazia essa tradução e resolveu o problema... haverá outra forma?

;)
 
neljoe disse:
Solução há... ou seja, HOUVE!

O "BJARNE" criou o "cangate" que fazia essa tradução e resolveu o problema... haverá outra forma?

;)

A solução do "BJARNE" ou lá cm s chama penso q seja a mais lógica e racional, foi criar uma "caixinha" com um circuito lá dentro capaz de ler a info do can-bus, filtrar a info da hora enviada pelo quadrante e ignorar a info restante e converter essa info para BCD de modo a q o rns a percebesse.. Agora daí até passarmos isso para algo concreto, passar à prática vai uma grande distância, seria preciso um user com mtos conhecimentos de circuitos digitais, microcontroladores e respectivas programações, tenho umas luzes mas é mta areia p a minha camioneta ;)

S alguem com conhecimentos na area s quiser chegar à frente, no q puder ajudar terá o meu inteiro apoio ois parece-me um desafio interessante
 
plainas disse:
A solução do "BJARNE" ou lá cm s chama penso q seja a mais lógica e racional, foi criar uma "caixinha" com um circuito lá dentro capaz de ler a info do can-bus, filtrar a info da hora enviada pelo quadrante e ignorar a info restante e converter essa info para BCD de modo a q o rns a percebesse.. Agora daí até passarmos isso para algo concreto, passar à prática vai uma grande distância, seria preciso um user com mtos conhecimentos de circuitos digitais, microcontroladores e respectivas programações, tenho umas luzes mas é mta areia p a minha camioneta ;)

S alguem com conhecimentos na area s quiser chegar à frente, no q puder ajudar terá o meu inteiro apoio ois parece-me um desafio interessante

Querem saber a minha opinião sobre o "cangate"?

É tanga! Aposto que a solução daquilo é uma coisa tão fácil, mas tão fácil que nem nos passou pela cabeça. Ninguem me tira da ideia que o "cangate" não passa de uma "evry_mod" disfarçada de modo a Vender aquelas caixinhas ás resmas por um balúrdio. Não pesco nada disso, mas algo me diz que haverá outra forma...

OU_NÃO.

:S
 
Visto o RNS-E funcionar bem numa A6, venho expôr uma "ideia/pergunta" do nosso amigo KARLS a ver o que dizem:

- há alguma forma de "dizer" ao Quadrante que ele está montado numa A6? Ou então, dizer ao Quadrante que ele é um Quadrante A6? Recodificações via Vag-com?

Será que depois disto a "linguagem_horária" utilizada entre o Quadrante/RNS-E ficaria em sintonia?

;)
 
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