Perda anticongelante A3 1.9 tdi 130cv

Bom dia.

Tenho um A3 1.9 tdi 130cv de 2001 com 303 mil km. Anteontem ao chegar à garagem verifico uma macha transparente de líquido no chão vinda da zona por debaixo da embraiagem (lado esquerdo do condutor). Abri o capot e verifiquei a existência de líquido por cima da caixa de velocidades, mais ou menos por debaixo do depósito do óleo de travão. Verifiquei o nível deste último e está tudo conforme.
Depois fui ver o anticongelante e estava mesmo no mínimo pelo que depreendo que aquele líquido é o anticongelante. No entanto, não consigo identificar de onde perde exatamente o anticongelante, mas quase de certeza não é pela tampa do depósito pois estava seca e a mancha no chão é do lado oposto. Repôs o nível ontem à noite e hoje de manhã fui verificar e desta vez não perdeu líquido e o nível está ok.

Estive a pressionar os tubos por onde circula o líquido e constato que sai ar no depósito do anticongelante. Isto é normal?
Retirei a tampa por onde se coloca o óleo do motor e não vejo qualquer sinal esbranquiçado que poderia indicar presença de água (acho eu). A temperatura também nunca passa dos 90ºC, mas isso pode não querer dizer nada.

Acham que pode ser sintomas de problemas mais graves na cabeça do motor, juntas, etc?
Lá terei que o levar ao mecânico!

Obrigado
 
se fosse problemas de junta, não te aparecia manchas de anti congelante no chão, nem humidades na zona do motor, isso não passa de uma fuga, agora falta descobrir onde, vais ao teu mecânico habitual, e pedes para te fazer o teste de circuito de refrigeração, afim de detetar a fuga..
 
se fosse problemas de junta, não te aparecia manchas de anti congelante no chão, nem humidades na zona do motor, isso não passa de uma fuga, agora falta descobrir onde, vais ao teu mecânico habitual, e pedes para te fazer o teste de circuito de refrigeração, afim de detetar a fuga..

Obrigado pela reposta. Logo mais passarei pelo mecânico a ver o que se passa, a ver se não é nada de grave!
 
Vê se perde pelo sensor de temperatura ou pela falange.

Sent from my Redmi 3 using Tapatalk 2
Vendo apenas pelo capot reparei no local onde tinha líquido sobre a caixa de velocidades, mas como referi não consegui identificar onde.
Logo mais passo pelo mecânico.

Obrigado mais uma vez pelo feedback.
 
Pode ser a tampa do deposito do anticongelante que esteja estragada. Verifica se não está suja. Se estiver, compra uma nova, custa cerca de 5 euros
 
Pode ser a tampa do deposito do anticongelante que esteja estragada. Verifica se não está suja. Se estiver, compra uma nova, custa cerca de 5 euros
O reservatório é novo e como referi anteriormente não é pelo reservatório que perde anticongelante.

Daqui a pouco já terei novidades.
 
Ja me aconteceu o mesmo e so conseguia verificar a existencia da fuga quando o liquido se encontrava quente. Nesta situação os tubos aqueciam o que provocava a dilatação dos mesmos e posteriormente a libertação do liquido pela fixura.
 
Ve as relas do motor, se estao furadas a agua pode sair por aí e se realmente se confirmar, tiveste muita sorte em nao gripar o motor.
 
O curioso é que nos últimos 2 dias não tem perdido o anticongelante. Faço viagens curtas e por vezes a água não pode aquecer o suficiente caso possa tratar-se da tal dilatação dos tubos com o aumento da temperatura.

Ontem ao fim da tarde passei no mecânico e assim de repente não deu para ver de onde sai o líquido, mas deconfia lá de um tubo. Vou estar atento por estes dias a ver quando derrama e por onde!

Abraços
 
O curioso é que nos últimos 2 dias não tem perdido o anticongelante. Faço viagens curtas e por vezes a água não pode aquecer o suficiente caso possa tratar-se da tal dilatação dos tubos com o aumento da temperatura.

Ontem ao fim da tarde passei no mecânico e assim de repente não deu para ver de onde sai o líquido, mas deconfia lá de um tubo. Vou estar atento por estes dias a ver quando derrama e por onde!

Abraços

No meu só via água no dia seguinte antes de pegar no carro.

Sent from my Redmi 3 using Tapatalk 2
 
Passados 4 dias após ter detectado líquido no chão e ter atestado o depósito do anticongelante nunca mais observei qualquer fuga de líquido sobre o motor e no chão. No mínimo é estranho, mas continuarei atento.
 
Back
Top