Perda de Oleo em TDi - causas e soluções

Deixo aqui o meu testemunho.... Espero ajudar

Insolito



Caros audistas espero deixar isto com o intuito de vos ajudar e para nao passarem as dores de cabeça q eu passei :)


Ora a A4 depois de se montar o VA (ja rectficado e revisionado) começou a fazer passagem de oleo, fui inclusive uma vez ao Porto para fazer a inspeçao (cerca de 70 kms ir e vir) e cheguei a casa com a traseira todas ás pintas de oleo e com menos 1litro e meio de oleo....

Possiveis causas:
- Turbo a deixar passar oleo
- Cabeça de motor
- Tubo de retorno de oleo entupido

( se alguem souber mais q diga, mas estas sao as causas mais directas e provaveis .... )

ora vejamos:
- o turbo chegou a ir 2 ou 3 vezes para a casa de turbos (uniturbo) e ao fazer a calibragem nem pinga de oleo q saia pelo turbo.
- Levou-se inclusive junto com o turbo o tubo de retorno de oleo para se verificar que realmente estava bom.
- Tirou-se os colectores para se ver as valvulas do motor a trabalhar e nem sinal de fuga de oleo no motor, inclusive os colectores estavam sequinhos.


Agora dizem voces, afinal q raio era???


Bem a solução foi a seguinte:

peça 21 da figura

motora4pd130.png



Pois é uma simples tampa do bloco.... Esta contem um filtro de vacuo q quando entupida o oleo nao circula correctamente e o turbo tendo oleo a mais expulsa pelo escape fora...
 
Felizmente até hoje nunca tive esse problema (consumo de 1 1/2 l de óleo dessa forma), mas realmente essa é uma peças que convém trocar, infelizmente no nosso carro, estamos a falar de toda a tampa de válvulas, visto que a porcaria do filtro vem incorporado na tampa, ao contrário de outros modelos que vem à parte para fácil substituição.

Aliás neste momento o meu carro está a consumir cerca de 1L entre mudas de 15k km, situação aparentemente normal, dito pelo livro e pelo mecânico.

Esta peça convém trocar de 60K em 60k Km, pois é um dos motivos de excesso de passagem de óleo para o turbo. Isto foi-me dito por um mecânico aquando da revisão e ele mostrou-me ao tirar o tubo da tampa de válvulas que estava excessivamente babado e isso devia-se ao filtro já não estar a funcionar como devia e estar a deixar passar excesso de óleo para o turbo. Claro está que estamos a falar de uma peça que custa somente 121€ que não é nada simpático, levando muita gente a deixar rolar, acontece é que esse deixar rolar pode derivar depois num problema bem mais caro: revisão do turbo :D
 
Felizmente até hoje nunca tive esse problema (consumo de 1 1/2 l de óleo dessa forma), mas realmente essa é uma peças que convém trocar, infelizmente no nosso carro, estamos a falar de toda a tampa de válvulas, visto que a porcaria do filtro vem incorporado na tampa, ao contrário de outros modelos que vem à parte para fácil substituição.

Aliás neste momento o meu carro está a consumir cerca de 1L entre mudas de 15k km, situação aparentemente normal, dito pelo livro e pelo mecânico.

Esta peça convém trocar de 60K em 60k Km, pois é um dos motivos de excesso de passagem de óleo para o turbo. Isto foi-me dito por um mecânico aquando da revisão e ele mostrou-me ao tirar o tubo da tampa de válvulas que estava excessivamente babado e isso devia-se ao filtro já não estar a funcionar como devia e estar a deixar passar excesso de óleo para o turbo. Claro está que estamos a falar de uma peça que custa somente 121€ que não é nada simpático, levando muita gente a deixar rolar, acontece é que esse deixar rolar pode derivar depois num problema bem mais caro: revisão do turbo :D

é o filtro que custa 121€ ou a tampa das valvulas??
 
Back
Top