Não! Mas nesta altura não me espantava que o fizessem!
Opah, já me cederam um contacto de uma oficina por esta zona e vou lá ver o que dizem!
boas
Ppl das Argolas… acho que tenho boas notícias para partilhar…
a solução "milagrosa" passa por usar o lubrificante da marca “WD-40” no sitio certo... :lol:
O meu argolitas A3 8L 1.9TDI (de 2000) com 285.000 Km andou altamente “constipado” durante meses… exatamente com os mesmos sintomas… “O carro em 3ª outras vezes em 4ª chega às 2500 rpms e dá tipo um soluço e começa a perder velocidade, fica preso e sem resposta e necessito de desligar e voltar a ligar o bicho para que a "anomalia" desapareça”… por uns tempos (acrescento eu)!
O bicho “perdia a alma” e entrava em safe-mode e, para piorar… esta anomalia não regista qualquer tipo de erro no sistema VAG ou quando o faz, apresenta outros erros que não o verdadeiro…

Resumidamente, foram dados os seguintes passos, em termos de reparações efetuadas:
1- Substituição do atuador da válvula EGR, que também já não estava muito bem de saúde…
2- Por indicação do sistema VAG com o erro: “avaria no solenoide da bomba da injeção” tentativa, sem sucesso, de substituição da válvula eléctrica da bomba de injeção… não havia a ferramenta especial que é necessária para intervenção na bomba injetora.
3- Ida a uma casa da especialidade “Reparações Diesel-Turbo” onde foi feito:
3.1 - Reparação da bomba injetora (com substituição de todos vedantes tb.)
3.2 - Substituição de todos os tubos (e ligações) de vácuo
3.3 - Substituição da válvula de pressão de turbo
3.4 – Verificação da geometria variável do turbo
(!) Nesta altura o carro ficou bom… mas apenas durante uns dias… entretanto regressou ao estado intermitente de “safe-mode”/normal - liga/deliga “safe-mode”… blá blá…
Nesta altura ao consultar toda a informação que consegui na net (em especial @audipt.com) acabei por dar alguma atenção ao link abaixo, que resumidamente, diz o seguinte:
A causa deste problema está no ATUADOR DA GEOMETRIA VARIAVEL (no TURBO).
Como é uma zona submetida a imenso calor (gases de escape) é “normal” que as articulações mecânicas e o próprio diafragma deste atuador fiquem secos e emperrem muito facilmente
A solução milagrosa está no spray lubrificante “WD-40”…
Lubrifiquei bem a zona das articulações mecânicas (no final da haste) e também borrifei um pouco a zona inicial da haste do atuador, junto ao diafragma… e após lubrificar, deu uma volta com o carro de modo a fazer atuar todo o sistema… depois, deixei o carro repousar a noite toda para o lubrificante penetrar nas zonas mais “escondidas” et voilá ficou melhor que novo!
+info:
Trying to reclaim the lost horses - Audi A3 1.9 TDI 2000 ALH / 8L1 | VW TDI forum, Audi, Porsche, and Chevy Cruze diesel forum
Espero conseguir, com este pequeno testamento, ajudar todos aqueles que partilharem deste problema bem chato!
Saudações Argoleiras... :roll: