A nível de performances já está mais que confirmado...
No meu caso, sempre andei com carros diesel, e na altura não pensava noutra coisa... Até que, nos entretantos, chegou a minha vez de comprar carro, pois claro, usei a cabeça e segui a ordem de ideias do AgA, Boost, etc...
Sinceramente, no inicio para quem não está habituado, o 1.8T é uma desilusão... O problema é que eu estava mal habituado, tipo, se ía numa 5ª e queria ultrapassar, mandava uma abaixo e akilo era o Deus me livre... Com o 1.8T, népias... enquanto não chegasse às rpms certas, havias de ter sorte... Admito que no inicio foi mesmo frustrante.
No entanto, hoje não teria dúvidas, só um gasosa é que dá gozo, atão quando se puxa a sério e na troca se houve os ráteres, ui ui... isso sim é lindo...
Em relação aos comments do amsup, eh pah... acredito que defendas o teu trator poderoso, mas também não exageres... Já contei por aki uma experiência que tive e volto a contar:
- Picanço amigável com 4 testes: arranque apartir de 60 kms/h até aos 200kms/h
- Carros: Golf V 2.0TDI (140cvs) com repro e medido no Maha da AP deu 169cvs (jante 17")
Audi A3 8L 1.8T (150cvs) sem repro mas c/ algumas mods caseiras (jante 18")
O que se verificou (comentários do meu amigo) é que quando se calcava, as distâncias mantinham-se isto porque eu calcava numa 2ª e ele numa 3ª, a dada altura eu desaparecia quando entrava no regime acima das 4500rpms. Conclusão, nas 4 tentativas (testes) dei-lhe avanço de ±200metros e não acredito que o meu 1.8T sem repro possa estar com pelo menos 170cvs...
P.S.: E admito que antes do picanço, passou-me pela cabeça que ía apanhar grande seca dele, no entanto... Conclusão: Os diesel podem ter grande coiço mas acaba cedo e é essa a desvantagem em estrada.
P.S.2: Quanto ao binário que se fala por aí, num diesel a 140kms/h numa 5ª não necessitamos de reduzir de caixa para ele responder (basta calcar), e mesmo que se reduza porque pouco se ganha, no entanto, eu a 140kms/h posso bem reduzir para uma 3ª e vamos lá ver quem é que papa quem
)))
Já agora, sim é verdade, estou a medir a minha pila porque simplesmente gosto de "conduzir" carros, e não "exibir" carros, e se me perguntarem o que dou mais valor, performance e estética, o resto é conversa da treta...