Antes de 1927 a Alemanha não possuía nenhum circuito permanente, apesar de os seus construtores se encontrarem já na vanguardada industria automóvel.
A ideia de um circuito permanente já havia surgido 20 anos antes em 1907, altura em que chegaram-se a realizar algumas reuniões para discutir o assunto mas que não viriam a dar em nada. A ideia ficaria adormecida reemergindo de novo apenas no ano de 1921 já depois da 1ª guerra mundial.
Por volta da primavera de 1925 é então concebida a ideia do nurburgring, ideia essa surgida da mente do dr. Otto Creuz, membro do concelho de distrito de Eiffel.
Com o apoio do auto clube ADAC e do então "mayor" de Colónia (e futuro chanceler da Alemanha ocidental) Konrad Adenauer o dr. Otto conseguiu convencer o governo a investir na ideia.
Os beneficios de um circuito permanente, bem como a necessidade de investimento numa região económicamente pobre eram mais do que óbvios e como tal o governo disponibilizou então qualquer coisa como 14,1 milhões de marcos (sensivelmente 1 milhão e 410 mil contos).
Em abril de 1925 o dr. Otto finaliza o projecto e a 27 de setembro o presidente da provincia de Rheinland lança a primeira pedra, dando-se inicio á construcção
Fala-se de qualquer coisa como 2500 a 3000 pessoas envolvidas na construcção do ring e a obra viria a ficar concluída na primavera de 1927.
A pista era um monstro com 28,2 kms e faziam também parte do complexo uma bancada com capacidade para 2500 pessoas, um hotel, um paddock com 70 boxes fechadas e a continental tower, utilizada pelos oficiais de prova e pelos cronometristas.
A titulo de curiosidade diga-se que 4 anos após a inauguração o ring foi a primeira pista de automóveis do mundo a receber um painel digital para expôr as classificações e os tempos.
A primeira prova realizada no ring aconteceu a 19 de junho de 1927 e foi uma corrida de motos. A primeira prova de automóveis ocorreria um mês depois.
A pista estava dividida em duas partes. A maior (nordschleife) tinha 22,8 kms e a mais pequena (sudschleife) tinha 7,7 kms. O sudschleife viria a servir para testes e pequenas corridas, ao passo que o nordschleife viria a tornar-se a montra do talento, engenharia e supremacia germânicas.
Apesar desta divisão, durante dois anos (até 1929) todas as provas importantes eram feitas nos dois traçados utilizando a totalidade da pista. Só a partir de 1930 passaram então a ocorrer somente no nordschleife.
Desde a inauguração que além das corridas e dos alugueres ás marcas para desnvolvimento das suas viaturas, qualquer pessoa podia aceder á pista com o seu próprio carro mediante o pagamento de uma taxa. Foi este o modo encontrado pela empresa gestora do ring (na altura ainda 100% governamental) de ajudar a rebater o investimento incial do projecto.
Na altura a pista possía 172 curvas (84 para a direita e 88 para a esquerda) e que eram de todos os tipos de raio, camber e inclinação imagináveis. A largura média da pista era de 6,7 metros excepto na recta da meta onde era de 20 metros.
Com a separação dos dois traçados o nordschleife viria a assumir o desejado protagonismo com gp's memoráveis com pilotos como Rudolf Caraciolla, Tazio Nuvolari e Bernd Rosemeyer.
Com a 2ª guerra mundial o ring viria a ficar bastante danificada em certas partes do traçado devido a bombardeamentos e á circulação de tanques franceses na pista.
Depois do fim da guerra toda a região de Eiffel estava na posse dos franceses e estes decidiram ralizar um gp no ring, dando-se assim início ás obras de reconstrucção. Por motivo de vários jogos políticos esta prova jamais se viria a realizar, fazendo com que o som dos motores de corrida voltassem ao nordschleife apenas no ano de 1950, já sob a égide dos alemães.
Daqui para a frente a história do ring é quase uma incógnita, pois apesar de infindáveis relatos de grandes corridas com uma nova vaga de pilotos (Alberto Ascari, Juan Manuel Fangio, Stirling Moss, John Surtees, entre outros) e da crescente preocupação com a segurança, os dados quanto á história do complexo em si são raros. Sabe-se apenas que se procederam na década de 60 a trabalhos de melhoração no traçado devido ás questões da segurança e pouco mais.
Apesar das obras efectuadas na década de 60, no início da década de 70 as preocupações estavam de volta e era exigida á direcção do ring quase constantes melhoramentos de modo a ser permitida a permanência do ring no calendário dos mais importantes campeonatos mundiais. É nesta altura que o sudschleife é deixado ao abandono de modo a canalizarem-se todos os recursos para o nordschleife.
Até que chegamos ao ano de 1976 e o famigerado e quase fatal acidente de Niki Lauda acontece. Apesar de todos os esforços financeiros para tornar a pista mais segura, havia locais em que devido á localização da pista numa zona montanhosa não havia muito a fazer e isso foi fatal para as aspirações do ring. Nunca mais seria utilizado o nordschleife para uma prova de F1, passando o gp da Alemanha para a pista de Hockenheim.
O gp de motociclismo ainda se realizaria lá até ao ano de 1980. Em 1981 começaria a construcção do novo circuito de nurburgring com 4,5 kms de extensão e edificado á volta da área do paddock original costruído na década de 20. Ao mesmo tempo foi feito um bypass entre esta nova pista e o velho ring que encurtava a distância deste para 20,9 kms, sendo construído também um novo e pequeno pit lane para que o ring pudesse continuar a ser utilizado em corridas de menor importância.
Em 1983 nos treinos para os 1000 kms do ring Stefan Bellof ao volante de um porsche 956 bateu o record da pista com o tempo de 6:11.130. min, record esse que se mantém até hoje passados 23 anos.
As corridas de touring cars e endurance mantêm-se até hoje tanto na variante simples do ring (20,9 kms) como na combinação do nordschleife com o circuito novo (24,4 kms).
O auge anual é de há uns anos a esta parte a realização das 24h do ring realizada todos os anos no mês de junho e que conta com a participação de cerca de 220 carros (com potências entre os 100 e os 700 cv's) e mais de 700 pilotos (amadores e profissionais) e a que assistem mais de 200 000 espectadores.
O ring continua há mais de 80 anos como uma pista acessível ao mais comum dos mortais, atraindo entusiastas da condução provenientes de todo o mundo. Além disso ganha cada vez maior importância no desnvolvimento de modelos (especialmente os desportivos) de marcas de todo o globo, e tudo isto 30 anos depois de em 1976 alguns péssimistas lhe terem augurado um fim próximo.