Pistão Furado!

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Bom... o que se passa é o seguinte.

Há uns dias atrás chegou um cliente à oficina com um Audi Allroad de 2003 com o motor 2.5 TDI AKE com 200.000 km's.
(que tinha comprado a um privado à 3 semanas)

O cliente queixo-se que quando foi a primeira vez à auto-estrada e circulava a uns 160 km/h, sentio o carro a perder potência e a fazer muita fumarada, até que resolveu parar e chamar o reboque.

Quando o carro chegou a mim logo me apercebi que estava a passar bastante compressão para o oleo e conclui que tinha de abrir o motor para ver o que se passava.

E o que se passava era que tinha um pistão furado no bloco nr.1 que esta do lado do filtro de ar(vou chamar assim bloco nr.1, para comprenderem melhor)

Ao desmontar o motor reparei que no bloco nr.2, tinha 2 velas queimadas e uma boa, tinha levado uma junta da colaça, duas arvore-de-cames novas, e tb levou um novo corpo do filtro do oleo onde tambem faz de respiro do motor.

Desmantelei a colaça nr.1 e vi que tinha as duas arvore-de-cames com um desgaste algo acentuado, 2 touches com as cabeças bem rompidas uma delas do mesmo cilindro do pistão furado, e quatro martelos tb com algum desgaste todos eles do mesmo cilindro do pistão furado.

Na mesma colaça no cilindro do pistão furado tinha uma vela que não estava a aquecer e nos outros dois cilindros tinas a
velas com as pontas derretidas mas que estavam a aquecer :o.

Bom.. não tenho maquina de Diagnostico na oficina por isso para já não posso ver se alteraram alguma coisa na injecção e portanto não estou a conseguir perceber qual é o mal responsavel pelo pistão furado.

Agradecia aos mais experientes nestes motores que me dessem algumas luzes dizendo qual o mal destes motores pois é a primeira vez que pego num bicharoco destes.

Obrigado!
 
sera que esses 200.000, sao reais??????

velas derretidas, martelos nas couves, touches pro galheiro, pistão tipo galheteiro?????????? com esses kmtrs,? ou entao esqueciam-se de fazer a manutenção da bixa
 
Pelo que percebi, levou uma revisão completa na colaça 2 e esqueceram-se de ver a colaça 1, pois quando a colaça 2 trabalha obrigatoriamente a 1 tambem trabalha, e se a 2 teve de levar uma porrada de peças talvez por desgaste, a colaça 1 tambem devia ter o mesmo edsgaste e necessitava tambem da revisão.

Agora, tens ai um belo serviço... para a causa do pistao furado, pode tambem ser algum problema com injecção... nao sei se o facto das bombas injectoras darem alguns problmeas se implica essa avaria..
 
Desses motores ainda não me chegou nenhum assim mas já apanhei motores assim(de outra marca)com esse problema de pistão furado,o ultimo que mexi tinha 70 e poucos mil kms reais pois o dono tinha comprado novo e o causador foi o injector desse cilindro,teve de levar um injetor novo nesse cilindro pois já não tinha reparação possivel e os restantes foram reparados,se não houve sobreaquecimento do motor,o turbo está bom e não houve entrada de objectos estranhos nesse cilindro(neste caso via-se bem),o melhor é testar todos os injectores pois normalmente são eles os causadores.
Quanto ao veio de excentricos e ás touches gastos só numa culaça o que pode ter acontecido é terem colocado novo só de um lado para gastar menos dinheiro e o motor ficar a funcionar sem problemas aparentes e despachar a carrinha logo de seguida
 
Last edited:
pois...é esse o meu receio,eu nao sei se é a bomba injectora ou algum injector que esta marado na minha carrinha e pelo que me disseram,é que se houver 1 injector que nao pulvorize o gasoleo,mas que corra em esguixo,mais tarde ou mais cedo vai me furar o piston,ja varias pessoas me disseram isto e exactamente da mesma forma,eu agora ando com receio que isso aconteça.

voces os entendidos na materia,é verdade o que me disseram? sao da mesma opiniao?
é que a minha carrinha gasta-me meio litro de oleo em 1000km,e antes nao gastava tanto.
 
Isso é mais um caso de um grande barrete.
Tipo quando queima a junta e só se mete uma nova sem rectificar só que neste caso mt pior.
Pra começar acho que esse carro têm pelo menos uns 500 ou 600 Mkms para estar nesse estado, mas isso já toda a gente deve ter percebido.
Metade do bloco foi renovado á sapateiro e a outra como as cames ainda n tinham ido foi deixado quieto e o carro despachado.


Se um injector não tiver pressão vai fazer aquilo que eu conheço pelo termo "mijar para as camisas", ou seja, o gasóleo em vês de ser pulverizado vai escorrer pelas camisas dos cilindros e retirar a lubrificação originando o desgaste prematuro dos segmentos e provocando perda de compressão e gastos de óleo anormais.
Pela mesma ordem de ideias se um injector continuar a fazer pressão mas sem pulverizar vai mandar um jacto de gasóleo para um ponto especifico do pistão fazendo com que a explosão seja mt mais concentrada nesse ponto e podendo originar o desgaste da cabeça do pistão e podendo fazer com que o pistão fure.
 
pois...é esse o meu receio,eu nao sei se é a bomba injectora ou algum injector que esta marado na minha carrinha e pelo que me disseram,é que se houver 1 injector que nao pulvorize o gasoleo,mas que corra em esguixo,mais tarde ou mais cedo vai me furar o piston,ja varias pessoas me disseram isto e exactamente da mesma forma,eu agora ando com receio que isso aconteça.

voces os entendidos na materia,é verdade o que me disseram? sao da mesma opiniao?
é que a minha carrinha gasta-me meio litro de oleo em 1000km,e antes nao gastava tanto.
Sim se houver um injector que realmente tenha problemas pode levar a furar um piston,é como o ColorConcept explicou,uma pulverização anormal num determinado ponto pode provocar um esforço extra sobre a superficie do piston levando-o a furar ou rachar naquela zona

Este foi do ultimo motor que reparei com esse problema
Vê-se perfeitamente o furo e a fissura com que ficou
 
fdx,tenho que arranjar alguem que me ligue o carro a maquina,senao ainda posso ter azar,como nao sei ao certo o que é,mais vale prevenir que remedir.
 
Nasc.

É engraçado que teu o Pistão que mostras na foto tem o furo no mesmo local que o meu, esta mesmo identico.

Depois só mandaste reparar os injectores? não foi presiso mandar a bomba tb? Nunca mais te deu chatices esse motor? Á quanto tempo foi isso? Que carro era e quantos euros o cliente gastou so para os injectores?

Bom eu quero acreditar que sejam só mesmo os injectores... mas e as velas derretidas? É a primeira vez que apanho velas derretidas e são logo duas, sera que tem haver com a injecção também?
 

Passa nas apresentações..
Não custa nada e fica bem.. ;)

2º É natural que o buraco seja idêntico, se reparares na foto coincide com a inclinação do injector..
As velas derretidas são provavelmente causa de uma explosão mt concentrada.
 
Nasc.

É engraçado que teu o Pistão que mostras na foto tem o furo no mesmo local que o meu, esta mesmo identico.

Depois só mandaste reparar os injectores? não foi presiso mandar a bomba tb? Nunca mais te deu chatices esse motor? Á quanto tempo foi isso? Que carro era e quantos euros o cliente gastou so para os injectores?

Bom eu quero acreditar que sejam só mesmo os injectores... mas e as velas derretidas? É a primeira vez que apanho velas derretidas e são logo duas, sera que tem haver com a injecção também?
Este piston era de um motor de uma Hyundai Matrix 1.5 CRDi VGT,o injector do cilindro que tinha o piston furado teve de ser substituido,os outros 3 foram reparados,neste caso não tinha bomba pois é um motor common-rail,foi reparado há perto de um ano e depois disso só tem levado a manutenção normal em função dos quilometros que tem andado,quanto ás velas o que danificou o piston facilmente derrete uma vela,quanto á bomba não me parece que seja a culpada mas deve-se dar especial atenção ao injector do cilindro afectado,se ele não tiver nenhum defeito aparente uma revisão á bomba não é má ideia quanto a preços não sei pois isso é com a gerencia mas sei que juntando todo o material,piston,segmentos,jogos de juntas,o injector novo,a reparação dos restantes,correias,oleos,mão de obra etc foi para cima de 3000€
 
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