Bom... o que se passa é o seguinte.
Há uns dias atrás chegou um cliente à oficina com um Audi Allroad de 2003 com o motor 2.5 TDI AKE com 200.000 km's.
(que tinha comprado a um privado à 3 semanas)
O cliente queixo-se que quando foi a primeira vez à auto-estrada e circulava a uns 160 km/h, sentio o carro a perder potência e a fazer muita fumarada, até que resolveu parar e chamar o reboque.
Quando o carro chegou a mim logo me apercebi que estava a passar bastante compressão para o oleo e conclui que tinha de abrir o motor para ver o que se passava.
E o que se passava era que tinha um pistão furado no bloco nr.1 que esta do lado do filtro de ar(vou chamar assim bloco nr.1, para comprenderem melhor)
Ao desmontar o motor reparei que no bloco nr.2, tinha 2 velas queimadas e uma boa, tinha levado uma junta da colaça, duas arvore-de-cames novas, e tb levou um novo corpo do filtro do oleo onde tambem faz de respiro do motor.
Desmantelei a colaça nr.1 e vi que tinha as duas arvore-de-cames com um desgaste algo acentuado, 2 touches com as cabeças bem rompidas uma delas do mesmo cilindro do pistão furado, e quatro martelos tb com algum desgaste todos eles do mesmo cilindro do pistão furado.
Na mesma colaça no cilindro do pistão furado tinha uma vela que não estava a aquecer e nos outros dois cilindros tinas a velas com as pontas derretidas mas que estavam a aquecer .
Bom.. não tenho maquina de Diagnostico na oficina por isso para já não posso ver se alteraram alguma coisa na injecção e portanto não estou a conseguir perceber qual é o mal responsavel pelo pistão furado.
Agradecia aos mais experientes nestes motores que me dessem algumas luzes dizendo qual o mal destes motores pois é a primeira vez que pego num bicharoco destes.
Obrigado!
Há uns dias atrás chegou um cliente à oficina com um Audi Allroad de 2003 com o motor 2.5 TDI AKE com 200.000 km's.
(que tinha comprado a um privado à 3 semanas)
O cliente queixo-se que quando foi a primeira vez à auto-estrada e circulava a uns 160 km/h, sentio o carro a perder potência e a fazer muita fumarada, até que resolveu parar e chamar o reboque.
Quando o carro chegou a mim logo me apercebi que estava a passar bastante compressão para o oleo e conclui que tinha de abrir o motor para ver o que se passava.
E o que se passava era que tinha um pistão furado no bloco nr.1 que esta do lado do filtro de ar(vou chamar assim bloco nr.1, para comprenderem melhor)
Ao desmontar o motor reparei que no bloco nr.2, tinha 2 velas queimadas e uma boa, tinha levado uma junta da colaça, duas arvore-de-cames novas, e tb levou um novo corpo do filtro do oleo onde tambem faz de respiro do motor.
Desmantelei a colaça nr.1 e vi que tinha as duas arvore-de-cames com um desgaste algo acentuado, 2 touches com as cabeças bem rompidas uma delas do mesmo cilindro do pistão furado, e quatro martelos tb com algum desgaste todos eles do mesmo cilindro do pistão furado.
Na mesma colaça no cilindro do pistão furado tinha uma vela que não estava a aquecer e nos outros dois cilindros tinas a velas com as pontas derretidas mas que estavam a aquecer .
Bom.. não tenho maquina de Diagnostico na oficina por isso para já não posso ver se alteraram alguma coisa na injecção e portanto não estou a conseguir perceber qual é o mal responsavel pelo pistão furado.
Agradecia aos mais experientes nestes motores que me dessem algumas luzes dizendo qual o mal destes motores pois é a primeira vez que pego num bicharoco destes.
Obrigado!