Ricardinho11,
estes pneus não tem muito haver um com o outro, são de "segmentos" diferentes: o Eagle F1 é o topo de gama desportivo, e o Efficient Grip Performance é topo de gama "familiares de luxo" vá XD
Conduzo frequentemente uma Audi A4 Avant B7 2.0TDi de 170cv que tem os Eagle F1 Asymetric 2 em jantes 17 (tenho-os também montados também no A3 também em jante 17), assim como tenho uma familiar que tem uma VW Passat 3BG 1.9TDI com jante 16 e por sugestão minha colocou os Efficient Grip Performance.
Desde já se conclui que gosto muito da Goodyear XD tirando isso, indo à análise dos pneus: os Eagle F1 tanto na A4 como no A3 são excepcionais. Com chuva ou em piso seco têm uma tração fantástica, se bem que onde surpreendem é mesmo em molhado onde são muito muito bons.
Os efficient grip performance na Passat em jante de 16 (e apesar de ser um carro/chassis bem diferente) nota-se que são mais confortáveis (não esquecer o maior perfil do pneu 205/55) agora nota-se que não são tão desportivos como o Eagle F1. Agora em termos de aderência em molhado são muito bons também (basta dizer que vencem todos os testes na medida 205/55R16)
Por isso, se procuras um pneu para fazer curvas a abrir, e fazer condução desportiva em seco e até mesmo em molhado, diria que o Eagle F1 é a escolha. É um pneu divertido de conduzir porque sentes uma enorme segurança e aderência e quando começa a perdê-la, parece que perde de forma "gradual" (na A4, como têm barra AA, parece que têm aderência que nunca mais acaba)
Se procuras um pneu também muito seguro, confortável, muito bom em molhado (talvez não tão bom em curva) e com uma maior durabilidade mas com um carácter mais "familiar" e não tanto desportivo, o efficient grip performance é a escolha.
De qualquer das formas, qualquer que seja a escolha ficas bem servido... só tens é de ver aquilo que procuras e adaptar a tua escolha a essas necessidades
Abraço
p.s essas etiquetas da EU têm bastante que se lhe diga... essa classificação de molhado é "ambígua" porque só analisa os pneus na vertente de travagem em molhado, deixando de fora a análise de resistência ao "aquaplaning", curvar em molhado, etc etc