Polaridade ficha ISO [Resolvido]

Boas,
Alguém me diz qual o + e o - nos fios da colunas da ficha ISO de um A3 1.9 TDI de 2001
Tirei o radio e estava lá uma aldrabisse, fios cortados com fita isoladora, e os fios das colunas de trás estavam chantados para ficarem os 4 em 2.
Agora quero cravar os terminais na ficha, para ver se aquilo fica em condições, mas não sei a polaridade dos fios, o positivo é o que tem a risca ou sem risca?
Outra coisa, fica lá um fio branco com risca preta, fininho, é de quê?? Identifiquei todos os 8 fios das colunas, mas junto com esses está esse tal fio, não está é ligado a nada.... atenção que isto já foi aldrabado, devia estar ligado a qualquer coisa nas ligações de origem!
Este modelo não tem subwoofer de origem ou amplificador? Será o remote do amplificador?

Obrigada pessoal!
 
Last edited:
Re: Polaridade ficha ISO

É duma A4 B6 mas deve ser parecido.
esquemadiagrama2.jpg
 
Re: Polaridade ficha ISO

Espera aí. Fui ao elsawin e descarreguei aqui o que procuras. Esquema Radio A3 8L

Obrigada amigo, está aí um esquema muito completo, mas igualmente muito confuso para quem tem apenas noções básicas de electricidade como aqui o jê!!:)

De qualquer forma uma pesquisa pela net e encontrei o que precisava, espero que ajude alguém que esteja com as mesmas dúvidas:

noxcuc.png
 
Re: Polaridade ficha ISO

Uma treta tão simples e está-me a dar cabo da cabeça, e acho que vou ter mesmo que ir ao electricista!

Todo contente cravei lá os pinos, e liguei, estava tudo ok. Subo o volume, assim que passava do 15 as colunas de trás começavam a fazer um ruido super desagradavel. Pensei, bem se calhar troquei a polaridade! Bota a desmontar para trocar os fios, será possivel que a coluna da direita ou a da esquerda funcione com 3 dos 4 fios disponiveis?? Tanto uma como outra.... Ou bem que ligo as 2 no mesmo lado (como estava pelo antigo dono), ou algo estranho se passa, algum curto circuito....
Não sei como isto esta ligado, mas nao é normal ter 4 fios das colunas de tras (existe mais 1 branco e preto mas nao sei do que é) e ligando o 1 e o 2 toca, mas se ligar o 1 e o 7 tambem toca a mesma coluna, se ligar o 1 e o 8 já nao toca. Isto acontece em ambas as colunas de tras.... mas que salsada..... :S
 
Re: Polaridade ficha ISO

Pessoal, estou completamente à nora. Preciso de ajuda. Quantas colunas tem o A3 de 2001 atrás? 2 ou 4?
Pelo que percebi as fichas de origem, são 4. Uma vermelha com 1 fio que manda info para o quadrante (está cá mas não liga a nada) outra ISO de 8 pinos de alimentação (existe e parece estar ok) outra ISO castanha das colunas da frente com 8 pinos mas apenas 4 pinos ligados (existe e está ok) outra das colunas de trás (não existe) tem 5 fios.
Não consigo fazer a ligação das colunas de trás, não sei quantas colunas existem, nem como as ligações originais são...
Alguém ajuda??

Já agora se me pudessem dizer como remover a tampa das colunas de trás, já tentei mas não consegui, e não quis forçar para não estragar nada, já ajudava a perceber como são as ligaçoes de origem.
 
Re: Polaridade ficha ISO

Ok, consegui resolver o problema, mas não foi facil dar com ele. O antigo dono do carro devia ser do tipo, 2 fios, embrulha, tá bom!
Descobri uma ficha na mala do carro que deduzo ser da caixa de cds que já cá não mora, e que surpresa, outra salsa de fios!
5uli51.jpg


Após alguns testes com multimetro, soldei os fios que vinham do rádio aos que vinham das colunas, manga retratil, ficou a funcionar!

73jxtv.jpg


Não percebo como é que há pessoas que fazem este serviço, eu tinha vergonha!
 
Re: Polaridade ficha ISO

Não isso era mesmo do subwoofer ;)

Do subwoofer? Atão, e onde é que ele está?? O gajo gamou-o?? Que troll!
E o subwoofer tem estes fios todos? 2 de Alimentação, um parece-me ser o remote, e 4 fios que vem do radio, mais 4 fios que vão para as colunas.....
 
compras um barato na sucata e aplicas que fica um espetaculo.
Melhora sempre nos graves, mas pouco mais alto dá.
Melhoras é a qualidade do som.
 
Uiii, atão agora com estas trocas e baldrocas nos fios!!! Ía ser outro papelinho para pôr isto original outra vez, atras na ficha era facil, pois ainda lá tem os pinos com pontas de fio, era só emendar, mas e á frente no radio, tinha que arranjar uma ficha e depois ía-me ver á rasca para fazer as ligaçoes! Provavelmente se conseguisse fazer as ligações teria que comprar um adaptador para fichas Audi-ISO, que devia ter sido isso que o antigo dono deviater feito em vez de andar a cortar fichas! Até que nem me importava!
 
compras um barato na sucata e aplicas que fica um espetaculo.
Melhora sempre nos graves, mas pouco mais alto dá.
Melhoras é a qualidade do som.

Se eu arranjar um no ebay, ligo os fios na ficha vermelha a mala como deveriam estar de origem, mas e a frente como faço?
 
Re: Polaridade ficha ISO

Ok, consegui resolver o problema, mas não foi facil dar com ele. O antigo dono do carro devia ser do tipo, 2 fios, embrulha, tá bom!
Descobri uma ficha na mala do carro que deduzo ser da caixa de cds que já cá não mora, e que surpresa, outra salsa de fios!
http://i42.tinypic.com/5uli51.jpg

Após alguns testes com multimetro, soldei os fios que vinham do rádio aos que vinham das colunas, manga retratil, ficou a funcionar!

http://i43.tinypic.com/73jxtv.jpg

Não percebo como é que há pessoas que fazem este serviço, eu tinha vergonha!


isso é serviço a badalhoco :D

o Pcosta meteu um esquema do 8L com cores de fios.... fichas etc.... tá lá tudo ;)
 
Back
Top