Polaridade na ligação de colunas

Bom dia,

À uns tempos troquei de colunas traseiras ao meu b5 e agora estão novamente rotas.

Isto leva-me a crer que fiz mal as ligações às colunas.

As ligações que fiz foram as seguintes:

Lado esquerdo:
- Fio azul e verde ---------------- Terminal grande da coluna
- Fio castanho e vermelho ----- Terminal pequeno da coluna


Lado direito:
- Vermelho e verde ------- Terminal grande da coluna
- Castanho e preto ------- Terminal pequeno da coluna


Estará tudo ok com estas ligações?

Obrigado pela atenção
 
nao me pareçe que possa ser por ai mesmo que te enganasses na ligação do + e - das colunas o mais que pudia fazer era uma diferença de fase entre colunas, (coisa que a maioria das pessoas nao se apercebe a nivel de som)
mas nao será isso que vai romper as colunas,
ou já estavam as membranas velhas e podres,
ou apertas-te demais com elas. :)

questões: As que metes-te eram novas? potencia das colunas? pot do radio? tens amplificador? que potencia?
 
Antes de tudo obrigado pela resposta,

Não tenho amp, e tenho um rádio de 45w*4.

As colunas são umas JBL que comprei novas com potencia nominal de 45w e max de 150w.

Será que o radiozeco rebentou com elas?

E a nível da ligação acham que está bem feita?

Cumps
 
Tinha um Blaupunkt de 4x40W...
"Estraguei" uma coluna, porque abusei ao regular o nível de "Bass" e depois meti o som muito Alto, Era uma Coluna de origem...
Acho que não é por causa da polaridade que elas ficam "rotas" (Penso eu...)
 
Qual é a gama de frequencias que essas colunas suportam? Os graves muito potentes dão cabo disso tudo se as colunas são ligadas diretamente ao rádio a levar com baixos de 30 e 40Hz...
 
Um rádio não rebenta com as colunas, nem têm potência para isso o máximo que têm é 25w rms por saida e mesmo assim é muito.

O que pode ter acontecido é teres colocado as colunas a tocar durante muito tempo a fazer distorção, ou no limite de saida do rádio o que podia provocar cliping, daí estragar alguma coluna, costumas ouvir em volumes altos?

Os fios trocados não fazem diferença, visto estas trabalharem com corrente AC, o que pode provocar é se montares as colunas numa chapeleira e uma estiver com os polos trocados/invertida, perdes quase todo o Bass, porque anulam-se uma á outra.

Abraço :)
 
Um rádio não rebenta com as colunas, nem têm potência para isso o máximo que têm é 25w rms por saida e mesmo assim é muito.

O que pode ter acontecido é teres colocado as colunas a tocar durante muito tempo a fazer distorção, ou no limite de saida do rádio o que podia provocar cliping, daí estragar alguma coluna, costumas ouvir em volumes altos?

Os fios trocados não fazem diferença, visto estas trabalharem com corrente AC, o que pode provocar é se montares as colunas numa chapeleira e uma estiver com os polos trocados/invertida, perdes quase todo o Bass, porque anulam-se uma á outra.

Abraço :)


Pra dizeres coisinhas destas vale mais ires pro "Off Topic"!...
 
Porque se calhar as colunas têm um "+" e um "-" por algum motivo não?

Uma dica:

Não é por funcionarem em "AC"!... :roll:

Eu sei que têm um "+" e um "-", sinceramente não me recordo a 100% o porquê, mas normalmente é devido á projeção dos andares de saída do amplificador, porque a não ser que a coluna seja de vias separadas e tenho cross-over isto não influência.

Mas sei que as colunas funcionam em corrente AC, para gerar as frequências, se tiveres um sinal DC a bobine da coluna coloca o cone para a frente ou para trás, dependendo do polo em que esteja a tensão, tanto que se utiliza uma pilha para saber qual é o polo + e -.
 
Back
Top