RockyBoy disse:Entao quer dizer que o que escrevi esta correcto???
Não propriamente! O facto de determinado veiculo igual ao teu tenha averbado uma determinada medida de jante e pneu, não significa que tu possas fazer o averbamento da mesma medida sem a declaração da marca ou importador.
O que acontece é que as marcas/importadores fazem a homologação de determinadas medidas de jantes e pneumáticos para os vários modelos (dei anteriormente o exemplo dos B6) e que por vezes essas medidas não vem todas incluidas em todos os livretes ou DU.
Por isso eu sugiro que antes de fazer o pedido à SIVA e largar 32 euros, fazerem uma visita ao IMTT e verificar se por acaso a medida que querem averbar não estará já indicada no registo do vosso veiculo.
Se tiverem um documento da vossa viatura que já possuia essa medida (o que aconteceu comigo e com o migsan) é garantido que não necessitas de declaração da marca/importador.
No meu caso a carta internacional trazia a medida 235/45R17, mas como era a última medida.... o meu DU não a incluia. O que é que eu fiz? Fui directamente à ainda DGV, sem passa pela SIVA, e pedi a colocação dessa medida no DU... que por sinal não tinha sido incluida por falta de espaço... e por isso pedi que retirassem a medida 7Jx15 ET39 205/65R15.
Já a medida 235/40R18, e embora a marca tenha feito a homologação para o modelo B6, não estava incluida em qualquer documento da minha carrinha (a mesma foi fabricada antes de sair a versão S4) e por isso tive que pedir primeiro a declaração à SIVA que declara que a minha carrinha em particular (número do quadro) podia usar pneus 235/40R18.
Um gajo fala mal do nosso sistema, mas até que não é mau de todo. Nos nossos DU apenas vem indicado a medida dos pneus e mesmo assim incompleta. Já na Alemanha por exemplo, vem a medida das jantes e a medida dos pneus com indice de velocidade e tudo. Há pois é!