Problema Borboleta de Admissão e Injector (A4 B7 2.0tdi 170cv)

Boas,

Tenho uma Audi A4 avant B7 2.0 tdi 170cv com 180.000KM que começou a dar estes dois problemas recentemente:

Há cerca de 2 semanas a luz de pré-incandescência começou a piscar intermitentemente, pelo o que percebi a luz pisca maioritariamente quando as rotações descem para valores de ralenti (por exemplo quando estou a parar para um semáforo).
Em viagens mais longas, se o aviso não aparecer até entrar em autoestrada, nunca mais aparece até eu voltar a reduzir a velocidade.

Na passada sexta-feira a luz de pré-incandescência tornou-se mais frequente e acendeu a luz do motor (controlo de gases, segundo o manual).

Como achei que já eram luzes a mais, decidi fazer um diagnostico numa BOSCH aqui perto de casa e os erros que a máquina acusou foram os seguintes:

1. P3102 - Motor do Registro do tubo de admissão - Falta de sinal
2. P1267 - Injector, cilindo 3 - Acima do limite de regulagem

Para este ultimo erro os valores reais de débito em regime de funcionamento silencioso para cada cilindro são os seguintes:
Cilindro 1: 1,2mg
Cilindro 2: -0,64mg
Cilindro 3: -0,04mg
Cilindro 4: -0,48mg

Ora para o primeiro problema sugeriram a substituição da válvula de admissão em que o total do arranjo ficaria em 338€ (já com mão de obra). Acham que o valor para substituição da válvula é aceitável ou deva procurar noutro sitio?

Relativamente ao injector é possível que o problema seja de outra coisa que não o próprio injector? É que no livro de revisões tenho o carimbo da Audi da acção 23k1, o que significa que, supostamente, já tem os injectores novos.
Entretanto a bosch não me conseguiam dar valores porque não tinha nenhum em stock e devido ao COVID-19 não era possível pedir cotações.
(EDIT: O erro do injector é intermitente, o mecânico disse que só deveria trocar se o erro volta-se a aparecer).

Abraço a todos.
 

Anexos

  • unnamed (4).jpg
    unnamed (4).jpg
    312 KB · Visualizações: 24
  • unnamed (3).jpg
    unnamed (3).jpg
    324 KB · Visualizações: 24
  • unnamed (2).jpg
    unnamed (2).jpg
    344,6 KB · Visualizações: 23
Last edited:
Eles tem a certeza que é a borboleta da admissao?...
Quanto ao injector, o relatorio nao tem o que eu queria ver, o factor de correção. Meteram ai o debito mas não é por aí, nem sequer é o cilindro 3 que está mais baixo mas ok.
Mas de facto o injector 3 tem problemas, eu o que faria era tirar o injector, mudar o bico e afina-lo.
Se deixares isso muito mais tempo vais acabar por ter de meter um novo.
 
Eles tem a certeza que é a borboleta da admissao?...
Quanto ao injector, o relatorio nao tem o que eu queria ver, o factor de correção. Meteram ai o debito mas não é por aí, nem sequer é o cilindro 3 que está mais baixo mas ok.
Mas de facto o injector 3 tem problemas, eu o que faria era tirar o injector, mudar o bico e afina-lo.
Se deixares isso muito mais tempo vais acabar por ter de meter um novo.

Não sei se têm certeza, mas não me teve muitas duvidas a identificar o problema da borboleta, ele estava mais inseguro ao relação ao problema do injector.

Já agora uma pequena pergunta, é normal esses valores no cilindro 1?
 
Não sei se têm certeza, mas não me teve muitas duvidas a identificar o problema da borboleta, ele estava mais inseguro ao relação ao problema do injector.

Já agora uma pequena pergunta, é normal esses valores no cilindro 1?

O problema da borboleta é comum.. Mas a minha pergunta prende-se se ele viu sinais, cablagem, fusivel, se viu o nivel de sujidade.
Só pediste o diagnostico electronico? Eles desmontaram alguma coisa, andaram de volta do motor?
O injector 1 não me preocupa para já, preocupa-me é o 3.
Estranha-me que eles não tenham feito o teste do factor de correção.
Quanto aos valores da borboleta depende se é original ou nao, mas não me chocam os valores.
 
O problema da borboleta é comum.. Mas a minha pergunta prende-se se ele viu sinais, cablagem, fusivel, se viu o nivel de sujidade.
Só pediste o diagnostico electronico? Eles desmontaram alguma coisa, andaram de volta do motor?
O injector 1 não me preocupa para já, preocupa-me é o 3.
Estranha-me que eles não tenham feito o teste do factor de correção.
Quanto aos valores da borboleta depende se é original ou nao, mas não me chocam os valores.

Só ligaram à máquina, abriram o capô mas nem mexeram em nada. Foi umas das razões pelas quais decidi expor o problema aqui.

Mais uma nota é que os problemas começaram a se notar mais depois do carro ter ficado mais tempo parado e o percurso ser maioritariamente citadino.

Vale a pena limpar a borboleta e o injector 3 para já e ver o que dá, face ao custo de adquirir tudo novo?
 
Só ligaram à máquina, abriram o capô mas nem mexeram em nada. Foi umas das razões pelas quais decidi expor o problema aqui.

Mais uma nota é que os problemas começaram a se notar mais depois do carro ter ficado mais tempo parado e o percurso ser maioritariamente citadino.

Vale a pena limpar a borboleta e o injector 3 para já e ver o que dá, face ao custo de adquirir tudo novo?

Nao tem a haver com o facto de ter ficado parado ha algum tempo.
Limpar a borboleta ja vai tarde.. O motorzinho bloqueou, ja deve ter queimado.
Mas podes tentar verificar se o fusivel nao fundiu e limpando e desbloqueando ver se volta a funcionar. Mas nao tenhas esperanças.
Quanto aos injectores, é fazer um teste ao factor de correção (retorno) eles na Bosch sabem o que é isso e mandar testar e rectificar os injectores que estiverem com anomalia.
 
Vou mandar trocar a borboleta, verificar a cablagem dos injectores e fazer o teste ao factor de correcção.
No final da semana dou novidades

Obrigado a todos
 
Saí agora da oficina com a borboleta nova. Tudo impecável, o acelerador já volta a estar responsivo nas baixas.

Verificamos a cablagem dos injectores e parecia estar tudo bem. Não fizemos medição nem o teste porque o erro deixou de aparecer na vag com (e eu ainda andei alguns km após terem dado reset aos erros).

De qualquer forma na próxima revisão vou mandar verificar os injectores só por descargo de consciência.

Obrigado a todos pela ajuda e boas curvas.
 
Back
Top