Problema elétrico/fúsiveis queimados (A4 B5 Avant)

Boa Tarde Pessoal,
Sou dono quanto basta satisfeito de uma A4 (B5) Avant 1.9TDi 110cv de 96, tive alguns problemas mecânicos devido a um anterior dono e depois um stand que deram mais sentido á expressão "Quem vier atrás que feche a porta...".

Recentemente deparei-me com um problema elétrico, que é, eu já algum tempo que não tinha o climatronic a funcionar, embora dê apenas ar frio devido a estar anulado (mal, mas pronto!), sempre dá para desembaciar, troquei os módulos nada, troquei o fúsivel e "Bingo", parecia que tinha encontrado o problema, agora passado 3 semanas disso, esta Segunda na minha viagem até ao trabalho foi top, Climatronic a funcionar bem, deixei o carro, quando volto a pegar no carro climatronic de grilo, troquei o fúsivel e ao dar á chave queimou-o, pedi a um colega da Bosch que é mecânico mas também faz eletronica básica para ele me ver o que se passava e ao ele dar á chave "puff", outro fúsivel com os "porcos" desta vez o das luzes de nevoeiro, já alguém passou por esta situação? Qual era o problema além de um óbvio curto circuito dos mesmos fúsiveis?

Precisava mesmo que alguém me desse umas "Luzes" do que poderá ser, tenho um pouco de medo que queime alguma coisa importante.
Agradecido

Edit. #1: Em anexo adiciono 2 fotos que é do esquema de fúsiveis e a outra das devidas legendas em português, vai assinalado tanto numa como na outra os que substituí, que é o 25 e 26, mas o 25 é o único que queima ao dar á chave que é segundo as legendas do ventilador do ar quente, arcondicionado e foi o tal que substitui á umas semanas, que depois de substituir até começou a dar a temperatura exterior mais o climatronic.
O dos faróis de nevoeiro ia substituir, mas deixei-me estar quieto devido aquele ter estoirado.
 
Last edited:
Isso tem de ser visto por um electricista, nao mecanico.. Um mecanico sabe ver uns fusiveis e pouco mais. Ou apanhas um mecanico mais novo com formacao em mecatronica automovel e saiba o que esta a fazer, ou um electricista automovel com experiencia.
Das duas uma, ou tens um curto ou o fusivel que la estava tava subdimensionado. Ou seja amperagem a menos. Mas nao te ponhas a inventar a meter fusiveis la com mais capacidade que ainda estragas o resto.
 
Isso tem de ser visto por um electricista, nao mecanico.. Um mecanico sabe ver uns fusiveis e pouco mais. Ou apanhas um mecanico mais novo com formacao em mecatronica automovel e saiba o que esta a fazer, ou um electricista automovel com experiencia.
Das duas uma, ou tens um curto ou o fusivel que la estava tava subdimensionado. Ou seja amperagem a menos. Mas nao te ponhas a inventar a meter fusiveis la com mais capacidade que ainda estragas o resto.
O rapaz que me viu isso trabalha na Bosch é quem trabalha na eletrónica só se for algo complexo tipo centralinas é que ele não mexe, mas Segunda vou ver um Eletricista para ver o que se passa, porque as amperagens dos fusíveis estão correctas, e pelo menos os do AC quando dou á chave queimam.
 
Se queima tens curto circuito isso é claro
Sim, isso foi óbvio para mim também, agora o que procuro é alguém que possa já ter tido um problema igual e soubesse o que era, só mesmo para ter umas luzes, embora Segunda-feira irei visitar um eletricista e ver o que ele me diz.
 
pelos vistos isto é muito complexo para ele.. :p
Ele disse que possivelmente era o motor do AC com água e que se fosse isso ele ainda conseguia resolver, agora se fosse alguma coisa haver com instalação ou assim que já não podia fazer nada, mas vou ir mesmo a um eletricista e ver o que se pode fazer para resolver a situação
 
O ventilador da chauffage? Olha.. É uma hipotese sim. Mas confirma se o ventilador nao tem um fusivel proprio. Se tiver, não é daí.
 
O ventilador da chauffage? Olha.. É uma hipotese sim. Mas confirma se o ventilador nao tem um fusivel proprio. Se tiver, não é daí.
Sim esse mesmo, ele apenas descreve como motor não sei porque.
Em anexo pus 2 fotos que é do esquema de fúsiveis e a outra das devidas legendas em português, vai assinalado tanto numa como na outra os que substituí, que é o 25 e 26, mas o 25 é o único que funde que é segundo as legendas do ventilador do ar quente, arcondicionado, que é o que substitui á umas semanas, que depois de substituir até começou a dar a temperatura exterior mais o climatronic.
O dos faróis de nevoeiro ia substituir, mas deixei-me estar quieto devido aquele ter estoirado.
 

Anexos

  • Esquema.jpg
    Esquema.jpg
    188,2 KB · Visualizações: 8
  • Legenda do Esquema.jpg
    Legenda do Esquema.jpg
    137,7 KB · Visualizações: 7
Não carrego, dou á chave (Não é preciso meter a carrinha a trabalhar!), e ouve-se logo a queimar o fúsivel.
Entao duvido que seja do ventilador pois o ventilador so liga quando ligas o klimatronic, desliga as fichas do climatronic e ve se o fusivel volta a queimar
 
Entao duvido que seja do ventilador pois o ventilador so liga quando ligas o klimatronic, desliga as fichas do climatronic e ve se o fusivel volta a queimar
Não me lembrei disso, mas se não é demais perguntar, qual é o resultado que produz caso queime ou não queime?
Porque eu quando substitui o tal fúsivel, o leitor da temperatura exterior também começou a funcionar (Coisa que desde que tenho a carrinha nunca funcionou!), e quando fundiu também deixou de funcionar outra vez...
 
Esse fusivel é comum ao ventilador e ao climatronic portanto.. Mas isto está um pouco confuso..
Compraste o carro e nada disso dava. Mandaste mudar o ventilador, passou a dar tudo.. Mas agora o fusivel vai abaixo? Isso foi bem feito? O ventilador é apropriado para o teu carro? Se calhar o problema nunca foi o ventilador, se calhar o velho funciona..
 
Back
Top