Problema fecho porta passageiro e tampa de combustível

Tópico em 'Eletrónica e VAG-COM' iniciado por gcosta, 15 Jan 2020.

  1. gcosta

    gcosta

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    Boa noite,

    Tenho uns problemas na minha A4 B8.
    A porta do passageiro da frente começou a dar uns problemas intermitentes, umas vezes não abre por fora e outras vezes abre. Notei que também que quando não abre, a luz do fecho automático, na porta do condutor não acende, e sempre que baixo dos 15km/h oiço como que o fecho a tentar trancar as portas.

    Outra situação é que a tampa do depósito de combustível não tranca.

    Corri o Vag-com e aparecem os seguintes erros:

    19-CAN Gateway -- Status: Malfunction 0010
    46-Central Conv. -- Status: Malfunction 0010
    52-Door Elect, Pass. -- Status: Malfunction 0010
    -------------------------------------------------------------------------------
    Address 19: CAN Gateway (J533) Labels:. 8T0-907-468.clb
    Part No SW: 8T0 907 468 P HW: 8T0 907 468 K
    Component: GW-BEM 4CAN-M H09 0095
    Revision: EB500046 Serial number: 4600E094208039
    Coding: 000303
    Shop #: WSC 06325 000 00000
    VCID: 4E9933FA19D72C3F5B-801A

    Subsystem 1 - Part No SW: 8K0 915 181 E HW: 8K0 915 181 E
    Component: J367-BDM H06 0160
    Serial number: 1907390E260309

    1 Fault Found:
    03041 - Energy Management Active
    000 - - - Intermittent
    Freeze Frame:
    Fault Status: 00100000
    Fault Priority: 7
    Fault Frequency: 2
    Reset counter: 85
    Mileage: 177041 km
    Time Indication: 0
    Date: 2020.01.10
    Time: 20:01:00
    -------------------------------------------------------------------------------
    Address 46: Central Conv. (J393) Labels:. 8K0-907-064-46.clb
    Part No SW: 8K0 907 064 M HW: 8K0 907 064 M
    Component: BCM2 1.1 H80 0145
    Revision: 00002001 Serial number: 0117926507
    Coding: 0100062020390040012002
    Shop #: WSC 06325 000 00000
    VCID: 3A716F2AB55F909F97-806E

    2 Faults Found:
    02615 - Fuel Tank Cap; Lock
    009 - Open or Short to Ground
    Freeze Frame:
    Fault Status: 01101001
    Fault Priority: 2
    Fault Frequency: 12
    Reset counter: 9
    Mileage: 164122 km
    Time Indication: 0
    Date: 2017.08.04
    Time: 10:33:19

    02616 - Fuel Tank Cap; Unlock
    009 - Open or Short to Ground
    Freeze Frame:
    Fault Status: 01101001
    Fault Priority: 2
    Fault Frequency: 18
    Reset counter: 10
    Mileage: 164122 km
    Time Indication: 0
    Date: 2017.08.04
    Time: 10:35:17
    -------------------------------------------------------------------------------
    Address 52: Door Elect, Pass. (J387) Labels:. 8K0-959-792.clb
    Part No SW: 8K0 959 792 D HW: 8K0 959 792 D
    Component: TSG BF H11 0250
    Revision: Serial number: 0000008822733
    Coding: 011C02204000410001
    Shop #: WSC 06325 000 00000
    VCID: 40851DC2D383CA4FD9-8014

    1 Fault Found:
    02115 - Locking Unit for Central Locking
    008 - Implausible Signal - Intermittent
    Freeze Frame:
    Fault Status: 00101000
    Fault Priority: 3
    Fault Frequency: 77
    Reset counter: 86
    Mileage: 174614 km
    Time Indication: 0
    Date: 2019.11.30
    Time: 14:02:49

    Precisava de alguma ajuda a interpretar os erros.
    O erro 52 da porta do passageiro não me oferece grandes dúvidas, os outros não sei bem.
    O erro 46 na tampa do depósito de combustível pensei que pudesse ser do mecanismo de fecho, mas o Part number não é dessa peça.
    O erro 19 não faço ideia do que seja nem o que possa causar.

    Se alguém puder dar uma ajuda, agradeço.
    (E desculpem lá o "testamento") :rolleyes:

    Obrigado.
     
  2. madlima29

    madlima29

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    Do 19, será problemas de alimentação, que leva a falhas de can.
    Ou bateria a falhar, ou fios/fichas defeituosas.

    Do 46, é o actuador do fecho defeituoso ou suas conexões.

    Do 52, será ou dos fios do passacabos da porta, ou do fecho em si.
     
  3. gcosta

    gcosta

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    Já tive algumas falhas ao pegar de manhã (2 ou 3 vezes), mas umas vezes falha outras não, daí talvez o 19.

    Em relação ao 46 vou experimentar limpar os contactos do módulo que está na bagageira onde está ligada a ficha com um daqueles spray´s de limpeza de contactos eléctricos. Se não resultar possivelmente será o fecho, digo eu.

    Vou tentar verificar os fios das portas, por causa do 52.

    Obrigado
     
  4. madlima29

    madlima29

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    Do trinco da porta do deposito, é lubrificar anualmente com spraylub de qualidade.
    A ficha geralmente não traz problemas, mas sim o trinco em si que emperra e as vezes queima.
    Mas nada como verificar.
     
    gcosta gostou disto.
  5. gcosta

    gcosta

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    Boas tardes,

    Tenho andado à procura do mecanismo do trinco do depósito de combustível, para ver se resolvo este problema, e encontrei a referência 8K0862153H.

    Alguém consegue confirmar se é esta a referência correcta?
    É um A4 Avant B8 de 2009.


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  6. madlima29

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    Mas ja o tiraste e testaste fora?
     
  7. gcosta

    gcosta

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    Não.
    Coloquei spray naquela peça que recolhe, voltei a experimentar várias vezes com o carro trancado e consigo sempre carregar e abrir a tampa.
    O que posso testar mais com o fecho fora, que não dê para fazer com ele no sítio?
     
  8. madlima29

    madlima29

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    Ver o part number, medir a continuidade, ver as fichas, desempancar manualmente, ver se algo partido, desencaixado, etc...
    É como o medico que vai oprerar o coração do paciente. Se nao der resultado, passa por fazer um transplante...
     
  9. gcosta

    gcosta

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    Hum... Ok.
    À primeira vista não me parece ter nada partido, e em termos de funcionamento o trinco faz o "click" e segura a tampa fechada, mas não tranca com o fecho centralizado.
    No próximo fim de semana vou tentar ver essas situações (acho que vou ter é um trabalhinho a tirar as forras da bagageira... :rolleyes:)
    Obrigado.
     
  10. madlima29

    madlima29

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    Agora fiquei confuso.
    O tinco da tampa do deposito ficou a funcionar ou não????
     
  11. gcosta

    gcosta

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    Se calhar não me expliquei bem.
    Para abrir a tampa do depósito carrega-se na parte superior esquerda e ela "salta" fora.
    Quando o carro está com as portas trancadas, o fecho central também tranca a tampa do depósito, certo?
    O que acontece é que a tampa nunca fica "fechada à chave".

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  12. madlima29

    madlima29

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    Ou seja, nao funciona.
    Tiras, testas e comprovas.
     
    gcosta gostou disto.
  13. Jaime Morgado

    Jaime Morgado

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    tenho o mesmo problema,já conseguiste resolver o problema em questão?
     
  14. madlima29

    madlima29

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    Um motorzeco da tampa custa menos de 20€ novo. Mudas e tá novo.
    Veja bem se a própria tampa não está partida no buraco onde encaixa o espigão.
     
  15. kronnos

    kronnos

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    Tive dois dos problemas mencionados (o da porta só abrir às vezes por fora e o da tampa do combustível).

    O da porta foi-se degradando e ficando pior, ao ponto que só abria por fora 1 a cada 10 tentativas e é crónico nos a4 b8 antes do face-lift. Uma coisa que aliviou (ainda que momentaneamente) o problema foi remover uma borracha perto do trinco para crianças que cobre um mecanismo e, com uma peça de plastico fina, girá-lo. Hoje em dia já o resolvi e teve que levar um mecanismo novo na porta, meti OEM. Nunca mais falhou.

    O da tampa do combustivel deixei estar, sinceramente. Hoje em dia ninguem te vai roubar combustivel através de um sifão, creio que é por isso que a tampa tranca com o feixe centralizado. Senão fazes como disse o @madlima29 , um desses motorzecos é barato.
     

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