Problema na caixa de velocidades-Resolvido

Boa noite. Alguem sabe as referencias das caixas dos motores 1.9 TDI 5V que equiparam os A3 8l ou compatíveis?
É que a minha caixa apanhou folga nos carretos ou numa aste. Por exemplo
quando acelero e desacelero faz barulho, pensei que fosse alguma
transmissao com folga e meti o carro no ar e ao abanar a transmissao o
barulho anormal vem mesmo daqueles carretos de onde sai para as transmissoes (penso
ser o diferencial) e ao tirar o bejum do nivel do oleo da caixa se meter o
dedo la dentro toco numa aste que faz o mesmo barrulho, penso que seja ai a
folga( mesmo por cima dos dois parafusos que apertam na caixa visto de
baixo). Alguem tem alguma ideia o que seja? Anilhas, rolamentos???
Cumps
 
Last edited:
Re: Problema na caixa de velocidades

sinceramente num sei:S
mas esta semana vou saber porque o meu tá com os mesmos sintomas e vai para o mecanico axo que é crónico nestes carros....mas se quiseres entretanto digo te o que era no meu pelo que o mecanico disse talvez seja o diferencial..............
 
Re: Problema na caixa de velocidades

Julgo que as caixas manuais que equipam o motor AGR são:
CZL (02JH)
DQY (02JJ)
EBJ (02JJ)

Existem outras mas são automáticas.
 
Re: Problema na caixa de velocidades

sinceramente num sei:S
mas esta semana vou saber porque o meu tá com os mesmos sintomas e vai para o mecanico axo que é crónico nestes carros....mas se quiseres entretanto digo te o que era no meu pelo que o mecanico disse talvez seja o diferencial..............
Tipo a minha com o carro no ar se rodar a transmissão para a frente e para tras faz barulho mas é normal da transmissão, se fizer o mesmo mas com mais força o barulho ja vem de dentro da caixa e é o mesmo que sinto dentro do carro....
Então depois diz-me alguma coisa...
Cumps

- - - - - - - - - -

Julgo que as caixas manuais que equipam o motor AGR são:
CZL (02JH)
DQY (02JJ)
EBJ (02JJ)

Existem outras mas são automáticas.
Obrigado...
Tenho de ver qual é a minha...
Para tentar saber as diferenças nas relações para outras caixas.
cumps
 
Re: Problema na caixa de velocidades

boas amigo no meu nao tinha nada haver com a caixa era o bimassa que fazia o barulho......agora tenho que ver se consigo arranjar um kit a um preço fixe....o mecanico disse me para meter monomassa que era mais barato mas nao sei até que ponto ficará em condições........
 
Re: Problema na caixa de velocidades

boas amigo no meu nao tinha nada haver com a caixa era o bimassa que fazia o barulho......agora tenho que ver se consigo arranjar um kit a um preço fixe....o mecanico disse me para meter monomassa que era mais barato mas nao sei até que ponto ficará em condições........
obrigado na mesma...
O pessoal costuma meter monomassa e so ouvido dizer bem, também ja ouvi dizer que meter o volante do motor do tdi 90cv do golf 3 tambem da porque é monomassa....
 
Re: Problema na caixa de velocidades

Eu ia mais pelo volante do motor. isso no interior da caixa para ter folga só com rolamentos bem lixados e ia fazer muito ruido em andamento...

Quanto ao tipo de caixa, é uma caixa do tipo 02J, e podem ser muitas versões (CZM, DYN, DBZ, DYP, CZL, DQY, DEA, EBD, EBM, EBN, EBJ, EBF, DUE, EHN, ENJ, ESV, FBX, EWU, EXD, EHA, EGR, EVQ, EGY, EVS, EGS, EGV, EGW, EXE)

A diferença entre elas penso que seja o ratio/relação do diferencial e das mudanças, mas acredito que as restantes peças internas sejam equivalentes entre elas, pois a carcaça é igual nelas todas...
 
Re: Problema na caixa de velocidades

Eu ia mais pelo volante do motor. isso no interior da caixa para ter folga só com rolamentos bem lixados e ia fazer muito ruido em andamento...

Quanto ao tipo de caixa, é uma caixa do tipo 02J, e podem ser muitas versões (CZM, DYN, DBZ, DYP, CZL, DQY, DEA, EBD, EBM, EBN, EBJ, EBF, DUE, EHN, ENJ, ESV, FBX, EWU, EXD, EHA, EGR, EVQ, EGY, EVS, EGS, EGV, EGW, EXE)

A diferença entre elas penso que seja o ratio/relação do diferencial e das mudanças, mas acredito que as restantes peças internas sejam equivalentes entre elas, pois a carcaça é igual nelas todas...
E o que poderá ter acontecido no volante do motor?... quando meti o carro no ar, o barulho pareceu-me a vir do diferencial da caixa. tenho mesmo tirar transmissoes fora para excluir as transmissões se for o caso, em ultimo caso tirar a caixa fora e ver realmente o que se passa, antes que fique a pé...
 
Re: Problema na caixa de velocidades

Podes sempre com o carro no ar segurar na saida do diferencial e rodar no eixo das transmissões a ver se tem muita folga...

a haste que tocaste no bujão do nivel quase de certeza que foi a haste da 5ª velocidade, e algum problema nessa haste ias sentir na 5ª velocidade, custar a entrar ou assim.

O volante bimassa pode ganhar folga, se leva mt pancada as molas de amortecimento devem ir perdendo a força e começa a ganhar folga.

Dentro da caixa acho pouco provável mesmo, como podes ver nas fotos, há pouco espaço no interior para folgas .

A haste que tocaste é a que está ao alto á esquerda da caixa.

20120623685.jpg


20120623689.jpg
 
Re: Problema na caixa de velocidades

Podes sempre com o carro no ar segurar na saida do diferencial e rodar no eixo das transmissões a ver se tem muita folga...

a haste que tocaste no bujão do nivel quase de certeza que foi a haste da 5ª velocidade, e algum problema nessa haste ias sentir na 5ª velocidade, custar a entrar ou assim.

O volante bimassa pode ganhar folga, se leva mt pancada as molas de amortecimento devem ir perdendo a força e começa a ganhar folga.

Dentro da caixa acho pouco provável mesmo, como podes ver nas fotos, há pouco espaço no interior para folgas .

A haste que tocaste é a que está ao alto á esquerda da caixa.

http://img337.imageshack.us/img337/1319/20120623685.jpg

http://img40.imageshack.us/img40/9171/20120623689.jpg

É capaz de ter sido essa a aste então... As mudanças entram podas bem tirando a marcha a traz de se for metida muito depressa arranha, antes de meter a marcha a tras meto segunda e ja entra bem...
O barulho faz quando podo de mudança se for muito suave, de 1ª para marcha a tras e vice versa e com o carro no ar ao ser mais agressivo a rodar a transmissão também faz( faz aquele barulho normal da folga que costuma ter e depois faz o tal barulho).
Mas por exemplo se fosse no volante, ao meter a marcha a tras nao era para fazer visto o volante estar sempre no mesmo sentido de rotaçao e a folga estar sempre ajustada, certo?
 
Re: Problema na caixa de velocidades

É capaz de ter sido essa a aste então... As mudanças entram podas bem tirando a marcha a traz de se for metida muito depressa arranha, antes de meter a marcha a tras meto segunda e ja entra bem...
O barulho faz quando podo de mudança se for muito suave, de 1ª para marcha a tras e vice versa e com o carro no ar ao ser mais agressivo a rodar a transmissão também faz( faz aquele barulho normal da folga que costuma ter e depois faz o tal barulho).
Mas por exemplo se fosse no volante, ao meter a marcha a tras nao era para fazer visto o volante estar sempre no mesmo sentido de rotaçao e a folga estar sempre ajustada, certo?

No volante do motor faz só quando aceleras e desaceleras a seguir, seja em qualquer mudança. O arranhar ao por marcha atras mt rápido até pode ser um pouco normal pois é uma mudança que força o veio a girar ao contrário do que estava e deve ser metida devagar e com o carro parado. E se bem vejo na caixa que tenho aberta em casa, a marcha atrás nem tem anilha sicronizadora, trabalha só com uma mola que empurra e retira o carreto do sitio...

isso nada como testar as coisas uma a uma. Na transmissão aquilo trabalha com umas esferas no interior e se o veio onde trabalham já estiver mt "cavado" pode dar um estalo ao passar nessa zona...

O meu ai á uns meses também fazia um estalo ao acelerar e desacelerar, e não era de nenhuma dessas coisas, era do apoio do motor que fica por baixo tipo osso de cão. Mas isso cada caso é um caso...
 
Last edited:
Re: Problema na caixa de velocidades

No volante do motor faz só quando aceleras e desaceleras a seguir, seja em qualquer mudança. O arranhar ao por marcha atras mt rápido até pode ser um pouco normal pois é uma mudança que força o veio a girar ao contrário do que estava e deve ser metida devagar e com o carro parado. E se bem vejo na caixa que tenho aberta em casa, a marcha atrás nem tem anilha sicronizadora, trabalha só com uma mola que empurra e retira o carreto do sitio...

isso nada como testar as coisas uma a uma. Na transmissão aquilo trabalha com umas esferas no interior e se o veio onde trabalham já estiver mt "cavado" pode dar um estalo ao passar nessa zona...

O meu ai á uns meses também fazia um estalo ao acelerar e desacelerar, e não era de nenhuma dessas coisas, era do apoio do motor que fica por baixo tipo osso de cão. Mas isso cada caso é um caso...
Tenho de ir testando... até saber realmente de onde vai o problema...
 
Re: Problema na caixa de velocidades

Pois é pessoal, ja esta encontrado e resolvido por agora o problema. era uma Junta homocinetica junto a caixa com folga no estriado e nas esferas.
 
Back
Top