[Problema] - Niveladores Xenon A3 8P [Resolvido]

Boas pessoal é o seguinte, tenho Xenon OEM no meu 8P e como sabem, quando se liga as luzes, o sistema faz uma especie de teste aos motores de nivelamento, (Sobem, e depois voltam a posicao normal)!

Agora o que me aconteceu ontem foi que quando liguei as luzes reparei na luz a subir mas nao a descer, estranhei mas meti-me ao caminho e claro mal encontrei outros carros vi logo que a luz estava muito para cima, como estava nevoeiro ate via o foco de luz, e sempre que passava por buracos ou lombas a luz descia para o normal, mas rapidamente voltava a subir para uma possiçao mais acima, desliguei as luzes voltei a ligar a ver se ele fazia o teste mas nada ficam sempre na possiçao mais alta!! Fui o caminho todo assim, ora tanto desce como sobe, e na possiçao mais alta parece maximos, até que mesmo a chegar a casa passei por uma lomba e as luzes desceram para o minimo e nunca mais voltaram a subir! Ou seja agora tao tds para baixo e pocuo ilumina a estrada, uns 2 metros só a frente do carro!

Hoje a noite voltei a ligar e no tal teste, apenas subiram um bocado mesmo quase imperceptivel! Corri o Vag com nada de erros!

O que podera ser? Mau contacto ? ao menos as luzes tao para baixo e nao ando a encandear ninguem! mas gostava de resolver isto!

Obrigado
 
Last edited:
Re: [Problema] - Niveladores Xenon A3 8P

POis, ainda andei a procura no vag-com maneira de mexer nisso, mas nao encontrei tenho que procurar, mas pelo que vejo pelo "teste inicial" que o carro faz aos motores, eles mal se mexem agora, por isso acho que nao va conseguir mexer no vag.com com o nivelamento pelo facto que eles nao se vao mexer! parecem bloqueados, e antes de passar naquela tal lomba, andavam sempre a mexer-se tanto para cima como para baixo, como só se mexiam quando passava em buracos penso que seja dos sensores!
 
Re: [Problema] - Niveladores Xenon A3 8P

No Manual do Bruno Almeida, tens lá como se faz, básicamente desativas os niveladores, focas manualmente as óticas( convem ter a máquina de focar), e quando estiverem focados, activas novamente os niveladores e diz ao carro que assim é que está bem. :D
 
Re: [Problema] - Niveladores Xenon A3 8P

Amanha vou tentar isso pratinhol, mas a minha duvida é, e se quando voltar activar os niveladores mesmo dps de memorizar eles desçam outra vez? lol ou até mesmo nao faça o nivelamento que deveria fazer, nas subidas\descidas, ou seja nao se mexam mesmo! é mesmo esse o meu receio !:p mas amanha ja dou novidades
obrigado

 
Re: [Problema] - Niveladores Xenon A3 8P

Tens o sensor nos eixos do carro. Caso seja algum avariado, arranjas isso no ebay por 40€ em média.
 
Re: [Problema] - Niveladores Xenon A3 8P

Bem, hoje meti-lhe o vag-com ia seguir o pdf do bruno, mas o que aparece não tem nada a ver no meu caso com as instruções dele, em todo o caso consegui encontrar o menu para o calibramento, e mal entrei, ouviu-se um barulho nas ópticas (mas a luz pouco se mexeu) e apareceu um erro no CB:

img0044xs.jpg


Em seguida fui ao OUTPUT TEST onde tem as opções de nivelação, baixo, intermédio e Alto, testei-as mas a luz pouco se mexeu só se ouvia um ruído (parece os motores a tentar funcionar) mas o nivelamento nada !

O que poderá ser, os encaixes nas Ópticas? Ou será mesmo os motores?
Onde ficam os sensores mais precisamente?

Obrigado
 
Re: [Problema] - Niveladores Xenon A3 8P

Ontem esqueci-me de te dizer, tira a tampa da ótica e mexe para cima e para baixo o interior da dita para ver se desencaixou algum apoio interior, se abana o espelhado.
 
Re: [Problema] - Niveladores Xenon A3 8P

Ontem esqueci-me de te dizer, tira a tampa da ótica e mexe para cima e para baixo o interior da dita para ver se desencaixou algum apoio interior, se abana o espelhado.

Nestes carros não é o espelhado que mexe mas sim dentro da lente.
Em relação ao problema, pode bem ser algum sensor do eixo (o que duvido) ou mesmo o motor de nivelamento.
Aparece algum erro dentro do módulo 55?

Cumps.
 
Re: [Problema] - Niveladores Xenon A3 8P

Sim Pratinhol estas ópticas não tem espelhado na parte do Xenon:

dsc01189yf.jpg


Quando os niveladores passaram-se não havia erros no vag-com, ele só apareceu quando tentei fazer o calibramento, mas mal entrei no menu deu-me logo mensagem a dizer que não era possível, isto claro seguido do tal barulho das 2 opticas :

vagcomm.png


Micasb o erro agora armazenado no vag-com e no quadrante que não sai é este:

Address 55: Xenon Range
Control Module Part Number: 8P0 907 357 C
Component and/or Version: Dynamische LWR H01 0010
Software Coding: 0000001
Work Shop Code: WSC 06314
1 Fault Found

01539 - Headlights Not Adjusted
005 - No or Incorrect Basic Setting / Adaptation - MIL ON
Freeze Frame
Fault Status: 11100101
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 1
Reset counter: 57
Mileage: 144632 km
Time Indication: 0
Date: 2011.01.03
Time: 13:05:03

Vou ter que desmontar isto, começando pelas opticas, é que nao tenho muito espaço para meter a mao ou ver se ha alguma coisa fora do sitio, mas tambem é duvidoso ter acontecido logo nas 2 opticas por isso penso que seja outra coisa, motores ou sensores :confused:
 
Re: [Problema] - Niveladores Xenon A3 8P

No site da rosstech aparece o seguinte:

01539 - Headlights Not Adjusted: No or Incorrect Basic Setting / Adaptation

Possible Symptoms


  • Headlight Adjustment disabled - O adjustment está ligado
  • Malfunction Indicator Light (MIL) active - Provavelmente será este agora, por estar aparecer o aviso no quandrante certo?
Possible Causes


  • Headlight Adjustment not performed - Sim, foi tentado mas sem sucesso
  • Aftermarket Suspension installed (i.e. lowered Suspension) - Não
  • Level Sensor Readings out of Range - Como ver isto?
  • Level Sensor(s) faulty - Nao deveria acusar no VAG ?
  • Level Sensor Mounting damaged/faulty - Nao deveria Acusar no VAG?
Possible Solutions


  • Perform Headlight Adjustment
  • Check Level Sensors - Como chekar isto no vag?
  • Check Level Sensor Mounting - Como chekar isto no vag?
Special Notes


  • If Headlight Adjustment (Basic Setting) fails, check Level Sensors.
    • Check Measuring Value Blocks (MVB) if Level Sensor Readings within Specification. Parece-me ser por aqui, mas nao entendi muito bem a parte do "readings within specification"
  • When stored in combination with 01537, fix that one first. - Nao tenho este erro
 
Re: [Problema] - Niveladores Xenon A3 8P

Faz uma coisa.

Desliga as fichas dos faróis e liga a ingnição.
Depois deliga e liga as fichas e volta a ligar a ingnição. Depois tenta apagar os erros.
Para desmontares as ópticas vais ter de tirar o xokes fora... De qualquer maneira para chegares aos interiores dos faróis só mesmo abrindo a óptica...

Cumps.
 
Re: [Problema] - Niveladores Xenon A3 8P

por acaso nao rebaixas-te o carro

Boas rafael, não mexi em nada no carro, continua com a suspensao original, como disse atraz foi de um momento para o outro, fiz uma viagem tudo Ok, cheguei a casa estacionei o carro, passado 2 3h voltei a pegar nele, liguei as luzes e o auto teste que ele faz aos niveladores falharam logo ai, ficaram sempre na possiçao mais alta, conforme ia andando com o carro, os niveladores tanto baixavam ao maximo, como subiam ao maximo, isto se passa-se por buracos ou tampas de saneamente lombas etc, as luzes nao paravam de subir e descer, ate que numa lomba desceram ao maximo e nunca mais mexeram os niveladores, agora mesmo no teste inicial eles mexem mas muito pouco mesmo!

Faz uma coisa.

Desliga as fichas dos faróis e liga a ingnição.
Depois deliga e liga as fichas e volta a ligar a ingnição. Depois tenta apagar os erros.
Para desmontares as ópticas vais ter de tirar o xokes fora... De qualquer maneira para chegares aos interiores dos faróis só mesmo abrindo a óptica...

Cumps.

Sim vou ter que retirar o parachoques, mas vou tentar isso entao de desligar as fichas das opticas!


Pois mas o gajo explica como tirar o erro e nao fala que tem problemas nos niveladores, a ele surgiu-lhe o erro pk ligou sem as opticas, e no meu caso as opticas nao ajustam mesmo, o erro esta lá bem! Ouve-se um barulho nas opticas dos motores a funcionar, mas nada acontece! Logo acho que o meu caso é diferente porque eu tenho mesmo um problema fisico no carro! Digo eu na minha forma de ver!

Obrigado a tds pelas ajudas!
 
Back
Top