Boa tarde,
Tenho um A3 8L 1.9 tdi 130cv de 2001 e nos últimos dias verifiquei no painel de instrumentos que a temperatura estava a ultrapassar os 90 graus. Isto não acontecia sempre, apenas algumas vezes e algum tempo depois mesmo em andamento o ponteiro voltava aos 90 graus e até abaixo desse valor.
Depois de ir ao mecânico este aconselhou mudar o termostato, pois apresentava sinais de algum desgaste e oxidação. Após a colocação do mesmo, o problema persistiu. Depois de alguns testes em estrada o mecânico verificou que a ventoinha estava a disparar, mas desconfiava que podia ser a bomba de água que não estaria a funcionar correctamente e poderia estar na origem do aquecimento. Desmontou a distribuição e verificou que a bomba estava em condições. Quando voltou a retirar a falange e o termostato, verificou uma grande quantidade de impurezas que provinham da degradação do radiador. Lá então comprei um radiador novo o qual foi colocado.
Esta manhã quando me dirigia para a inspecção periódica do veículo qual não é o meu espanto, quando olho para o painel e vejo o ponteiro a marcar mais de 110 graus, quando nem tinha andando uns 3-4 Km. De seguida, no computador de bordo acende o símbolo da temperaturaa vermelho e dá o bip de alarme!! Neste momento não saía água por qualquer lado, nem a mesma estava a ferver.
Após ter baixado a temperatura fui com o mecânico e o mesmo informou que o ponteiro pode estar a marcar mal a temperatura no painel de instrumentos.
Gostava de saber a vossa opinião em relação a tudo o que foi exposto e se possível esclarecessem a seguinta dúvida: é o ponteiro que marca a temperatura no painel de instrumentos o responsável pela activação do alarme no computador de bordo, ou o alarme é originado na informação de sondas existentes no motor ou perto dele? É que acho estranho o facto do ponteiro marcar 110 graus e de seguida dar o alarme no computador de bordo.
Obrigado
Tenho um A3 8L 1.9 tdi 130cv de 2001 e nos últimos dias verifiquei no painel de instrumentos que a temperatura estava a ultrapassar os 90 graus. Isto não acontecia sempre, apenas algumas vezes e algum tempo depois mesmo em andamento o ponteiro voltava aos 90 graus e até abaixo desse valor.
Depois de ir ao mecânico este aconselhou mudar o termostato, pois apresentava sinais de algum desgaste e oxidação. Após a colocação do mesmo, o problema persistiu. Depois de alguns testes em estrada o mecânico verificou que a ventoinha estava a disparar, mas desconfiava que podia ser a bomba de água que não estaria a funcionar correctamente e poderia estar na origem do aquecimento. Desmontou a distribuição e verificou que a bomba estava em condições. Quando voltou a retirar a falange e o termostato, verificou uma grande quantidade de impurezas que provinham da degradação do radiador. Lá então comprei um radiador novo o qual foi colocado.
Esta manhã quando me dirigia para a inspecção periódica do veículo qual não é o meu espanto, quando olho para o painel e vejo o ponteiro a marcar mais de 110 graus, quando nem tinha andando uns 3-4 Km. De seguida, no computador de bordo acende o símbolo da temperaturaa vermelho e dá o bip de alarme!! Neste momento não saía água por qualquer lado, nem a mesma estava a ferver.
Após ter baixado a temperatura fui com o mecânico e o mesmo informou que o ponteiro pode estar a marcar mal a temperatura no painel de instrumentos.
Gostava de saber a vossa opinião em relação a tudo o que foi exposto e se possível esclarecessem a seguinta dúvida: é o ponteiro que marca a temperatura no painel de instrumentos o responsável pela activação do alarme no computador de bordo, ou o alarme é originado na informação de sondas existentes no motor ou perto dele? É que acho estranho o facto do ponteiro marcar 110 graus e de seguida dar o alarme no computador de bordo.
Obrigado
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