Que A2 1.4 TDI escolher? 75cv ou 90cv? Motorização vs equipamento.

Olá a todos.

Estou a pensar adquirir um A2.
Lá em casa achamos que é um carro com "muita pinta". Tem uma personalidade propria e na minha opinião umas linhas muito agradáveis.
Para além disso vem equipado de série em todas as versões com ABS e ESP (corrijam-me se estiver errado), o que para mim é muito importante obviamente por questões de segurança. Já agora, os bancos traseiros são Isofix?

Tenho andado a ver os sites mais habituais e há duas (ou três) unidades que me agradam mas há alguns "senãos". Gostava de saber a vossa opinião em relação a alguns aspectos.

Por um lado tenho um A2 1.4 TDi de 90cv. É o modelo mais recente, já com a grelha "recortada" (2005) mas faltam-lhe para mim duas coisas importantes.
Vidros eléctricos atrás (para os poder trancar vidros e portas por causa do meu filhote) e faróis de nevoeiro.
Tem radio CD (o que acaba por ser mais um "senão" já que fica mais complicado arranjar uma entrada line-in não?)

Por outro lado tenho visto um A2 1.4 TDi de 75cv, de 2001 supostamente com menos 10.000km que o de 2005 (humm será mesmo???) mas que tem vidros eléctricos atrás e faróis de nevoeiro.
Este tem também rádio com cassete, o que para mim é preferivel pois permite usar uma cassete adaptadora de "line-in" para ligar o telefone ou o leitor de Mp3.
Este carro pelas fotos apresenta um ligeiro desalinho do bordo do capot em relação à linha do painel dos guarda-lamas junto aos faróis dianteiros. O capot está ligeiramente recuado o que me leva a suspeitar que já terá batido. Ou é comum o capot (por ter um sistema de abertura diferente do habitual) ficar desafinado e apresentar este desalinho?

Ambos os carros supostamente têm os livros de revisões completos, apesar de eu não saber até que ponto isso possa ser credível. O meu maior receio é estarem a precisar de mudar a correia de distribuição, eu pensar que ainda não é altura e depois ter um sarilho por partir a correia.

Pela potencia ia já para o de 90cv, mas pelo que li de "raspão" na net, não é muito facil instalar faróis de nevoeiro de origem num A2 (que saíu de fábrica sem os mesmos pois) não tem cablagem e (penso eu) que será necessário comprar um novo interruptor de faróis (o interruptor redondo que fica no tablier).

No que toca aos vidros eléctricos traseiros penso que para ficar tudo "bonito" como os de série tinha que trocar quase todas as forras das portas (quanto muito só "poupava" a do pendura). No entanto este 90cv tem o interior todo azul. Estofos, forras... Tudo. Ou seja, não acredito que arranjasse 4 forras de porta iguais com os contactores dos vidros eléctricos. E nem imagino o preço disso tudo (forras, motores dos vidros etc... ).

Sabem dizer-me se estas duas modificações são realizaveis (tipo por um mecânico de confiança)? Eu não sou grande perito em bricolages e não me atreveria a mexer assim tão aprofundadamente.

Gostava também de fazer (mais) algumas modificações, tais como:
- instalar cruise control
- trancamento automatico das portas
- instalar sensores de estacionamento atrás (originais)
- colocar volante de 3 raios
- colocar umas jantes Avus (penso que é esse o nome) 16" de 6 raios.... (são hologadas para o TDi?)

Sabem dizer-me se tudo isto é possível e se existem mecânicos que o realizem?

Ao nivel mecânico não queria alterar o carro (leia-se rebaixar, reprogramar a centralina). A ideia é fazer as manutenções preconizadas e cuidar bem dele para durar.

Ja tive um Polo 1.4 TDi (dos primeiros o 6N Trendline) e
apesar de algumas dores de cabeça, acabou por deixar saudades. Foram 180.000kms muito engraçados, com aquele pontapé nas costas tipico do turbo e a gastar na casa dos 5lts aos 100. Vendi-o à irmã de um amigo meu e ainda é vivo, contando já com 250.000kms. Por isso fiabilidade creio que será aceitável.
Disseram-me no entanto que o A2 sofria de alguns problemas electricos que noutras unidades com o mesmo motor (Ibizas, Fabias, Polos) não ocorriam.

Qual é a vossa opinião entre estas duas opções?

Li também que um dos maiores "males" do A2 é ser em alumínio e em caso de acidente é muito difícil encontrar quem saiba reparar convenientemente.

Se puderem dêem algumas dicas sobre este ou aquele aspecto que eu deva ter em conta quando for ver os carros.

Digam de vossa justiça.
Obrigado e um abraço,
Man-L.

PS: Srs. Moderadores desculpem se o tópico estiver colocado na área errada.
 
1º - comprar um carro e ja estar a pensar em alterar???
- instalar cruise control
- trancamento automatico das portas
- instalar sensores de estacionamento atrás (originais)
- colocar volante de 3 raios
- colocar umas jantes Avus (penso que é esse o nome) 16" de 6 raios.... (são hologadas para o TDi?)

Penso que nao faz sentido algum... quando se tem hipotese de comprar algo com esses extras todos, pode nao ter a tal "pinta" que entendes ter mas pode trazer um motor a serio :D

Resumindo, eu nunca na vida compraria tal carro, especialmente se for para carro familiar, pois é pequeno, tem um motor FRACO e um pouco problematico se for espremido...

ja para nao falar que com 6000€ dá para comprar centenas de carros superiores ao A2 e com muito + pinta e com um motor :D

a titulo de exemplo

VW Golf 1.9 TDI SPORT NACIONAL, € 5.900, Caparica - Standvirtual
 
Caro Man-L, não querendo opinar sobre o seu orçamento, mas concordo com o Santinhos, veja bem o mercado, penso que irá encontrar alternativas dentro da marca das argolas :).
 
1º - comprar um carro e ja estar a pensar em alterar???
- instalar cruise control
- trancamento automatico das portas
- instalar sensores de estacionamento atrás (originais)
- colocar volante de 3 raios
- colocar umas jantes Avus (penso que é esse o nome) 16" de 6 raios.... (são hologadas para o TDi?)

Penso que nao faz sentido algum... quando se tem hipotese de comprar algo com esses extras todos, pode nao ter a tal "pinta" que entendes ter mas pode trazer um motor a serio :D

Resumindo, eu nunca na vida compraria tal carro, especialmente se for para carro familiar, pois é pequeno, tem um motor FRACO e um pouco problematico se for espremido...

ja para nao falar que com 6000€ dá para comprar centenas de carros superiores ao A2 e com muito + pinta e com um motor :D

a titulo de exemplo

VW Golf 1.9 TDI SPORT NACIONAL, € 5.900, Caparica - Standvirtual

Palavras sábias...
 
Back
Top