Tenho um A3 2.0 Tdi de 2003. Comprei-o em 2ª mão. Já fiz um post a relatar o que me aconteceu. A questão do tremer ao ralenti. Foi resolvido na Expocar, Concessionário o qual só tenho a dizer bem. Relativamente a outros problemas (e conta com 62.000 kms), 22 mil na minha mão, desde Março 2006 (até tenho andado bem) e foram os problemas que tive até agora com ele:
- Motor a frio registo falta de potência até atingir os 90º. Apenas em baixo regime. Já foi metido na máquina vezes sem conta e n acusa nada, nem MAF, nem injectores.
- Um dos injectores foi substituído, uma vez que a pegar a frio (mas pegava), pegava mal. 250 euros, pq foram comparticipados a 50% pela Audi.
- Uma das juntas do motor vertia óleo, descoberto óleo no resguardo do motor após revisão. No entanto o carro andou perfeitamente. Andei com ele quase 1500 kms em férias, nunca acusou falta de óleo. Veio hj da oficina, 250.00.
Relativamente a questões de aquecimento, perda de água, consumo anormal de óleo: 0 problemas.
Apreciação do carro: acabamentos 5 estrelas, conforto 5 estrelas. No entanto o motor é difícil de conduzir a baixos regimes. Habituado como eu estava ao meu Ibiza 110 cvs e achava que o motor em baixas também era preguiçoso, este peca por isso. E meus amigos, já levei vergonhosamente uma ratada dum polo tdi em arranque. Mas também nunca fui com ele para cima das 3.000 rps em 1ª. O que me leva a tecer esta consideração:
O meu pai comprou recentemente também um A3 2.0 Tdi com kit sline e Caixa Dsg. 140 cvs tb. A caixa é simplesmente um mimo, penso que acoplada a este propulsor explora no maximo o mesmo, e é impressionamente a diferença no modo sport.
Quanto a considerações sobre o carro, todos dão problemas. Seja o A3, A4 ou A6. Até Allroad já deu probs. E quanto às outras marcas, vão lá à citroen (C4 com motor hdi 110 a dar raia), Mercedes (injectores, bombas injectoras), Ford (Focus tdci também com bombas injectoras)... Todos os carros dão problemas.
Em termos de assistência da Audi resta-me dizer o seguinte: tive de enviar sucessivos emails para a casa mãe na Alemanha. Mas a SIVA ouviu-os e quanto à tremeliqueira (penso que me tenham rectificado o ponto de injecção ao ralenti - peço desculpa se estou a dizer asneiras, não sou mecânico). Subsquentemente a Expocar resolveu-me essa questão. O chefe de oficina foi incansável e o assunto foi sempre tratado com o máximo de atenção e diligência. Portanto, um carro com problemas requer uma marca atenciosa com os seus clientes. E aí não posso dizer mal pq não tenho absolutamente motivo para tal.
Desculpem o testamento, um abraço a todos, e já agora mtas vezes quem passa olha para o carro... Porque é um A3. E é AUDI.