E o que significa o 1OW-40?
Indica, antes de mais, que se trata de um óleo multigraduado. Depois, esses óleos têm dois valores de índice de viscosidade. Por isso, o 10W-40 significa que se trata de um óleo que tem um índice 10 a baixas temperaturas, próprias de um arranque de manhã num clima frio, e um índice 40 a altas temperaturas, indicando uma viscosidade relativa elevada para garantir a adequada protecção a temperaturas mais elevadas. O W vem do inglês Winter, indicando que, mesmo no Inverno, esse óleo garante um índice de viscosidade de 10.
Isto significa, em termos práticos que um óleo 5W-40 funciona melhor a baixas temperaturas que um 10W-40. À semelhança disto, um óleo 10W-45 também funcionará melhor que um 10W-40 a altas temperaturas
E qual é o óleo melhor para o meu motor?
Não se pode dizer que haja um óleo mais indicado para um motor. O que se deve dizer é que há especificações mínimas que um óleo deve cumprir. E essas são as indicadas pelo fabricante do veículo. Daí para cima, todos os óleos funcionarão bem.
Aquilo que temos que garantir é que o índice de viscosidade a baixa temperatura (o da esquerda) é menor ou igual ao indicado pelo fabricante do motor e que o índice de viscosidade a alta temperatura (o da direita) é maior ou igual ao referido pelo fabricante do veículo. Por exemplo, se no manual do carro vier indicado um óleo 15W-30 só temos que garantir que lhe pomos um óleo cujas especificações não sejam maiores que 15W nem menores que -30.
É evidente que se pode dizer, genericamente, que um óleo é tanto melhor quanto mais amplo for o espectro da sua graduação. Mas, realisticamente, não vejo vantagens especiais em se utilizar um óleo que ultrapasse desnecessariamente as especificações do fabricante.