Que opinam acerca destes dois óleos?

Referiste e referiste mal, temperatura é uma coisa, viscosidade é outra, e meu amigo te garanto que um 5w40 é SEMPRE mais fino que um 10w40

EDIT
Fica um pequeno esclarecimento acerta da viscosidade do oleo

boas se nao sabes o que falas problema o teu . E se sabes entao explica porque o oleo da caixa de velocidade 70w 90 e nao 10w 40 pela tua teoria devia o oleo da caixa ser tipo massa consistente. Se queres falar de mecanicos a serio eu explico o que nao percebes. nao mandes é postas de pescada. a ti e a muitos dou dez anos de avanço mecanica audi/vw. e depois falamos.
 
boas se nao sabes o que falas problema o teu . E se sabes entao explica porque o oleo da caixa de velocidade 70w 90 e nao 10w 40 pela tua teoria devia o oleo da caixa ser tipo massa consistente. Se queres falar de mecanicos a serio eu explico o que nao percebes. nao mandes é postas de pescada. a ti e a muitos dou dez anos de avanço mecanica audi/vw. e depois falamos.

Primeiro que tudo dispenso essa arrogancia toda, parabens para ti se sabes tudo.......

Quanto ao resto ja deixei a explicação mais atras e mais não digo, se tens 10 anos de avanço sobre todos nós parabens, é apenas o que te tenho a dizer, mas misturar oleo de transmissao com oleo de motor realmente demonstra GRANDE conhecimento de causa sem sombra de duvida, é que tem tudo a ver , mesmo tudo, enfim.

Palavras para quê! Estás certo amigo...... as minhas desculpas :S
 
Para quem percebe tanto, as tuas explicações deixam muito a desejar, pode acontecer de nao te saberes exprimir muito bem se for isto tens desculpa para essa atitude.

de qualquer forma a que ajudar o user que abriu o topico
 
Ó rapaziada, deixem-se de picardias, então?!? ai ai! :D
Fox, acabei por comprar um Shell Helix 10w-40 5L, em promoção, por um preço E X E L E N T E, 22,90€!! e pronto, está feito! :)
Mais uma vez agradeço pela ajuda.
Fiquem bem e paz
 
E o que significa o 1OW-40?

Indica, antes de mais, que se trata de um óleo multigraduado. Depois, esses óleos têm dois valores de índice de viscosidade. Por isso, o 10W-40 significa que se trata de um óleo que tem um índice 10 a baixas temperaturas, próprias de um arranque de manhã num clima frio, e um índice 40 a altas temperaturas, indicando uma viscosidade relativa elevada para garantir a adequada protecção a temperaturas mais elevadas. O W vem do inglês Winter, indicando que, mesmo no Inverno, esse óleo garante um índice de viscosidade de 10.
Isto significa, em termos práticos que um óleo 5W-40 funciona melhor a baixas temperaturas que um 10W-40. À semelhança disto, um óleo 10W-45 também funcionará melhor que um 10W-40 a altas temperaturas

E qual é o óleo melhor para o meu motor?

Não se pode dizer que haja um óleo mais indicado para um motor. O que se deve dizer é que há especificações mínimas que um óleo deve cumprir. E essas são as indicadas pelo fabricante do veículo. Daí para cima, todos os óleos funcionarão bem.
Aquilo que temos que garantir é que o índice de viscosidade a baixa temperatura (o da esquerda) é menor ou igual ao indicado pelo fabricante do motor e que o índice de viscosidade a alta temperatura (o da direita) é maior ou igual ao referido pelo fabricante do veículo. Por exemplo, se no manual do carro vier indicado um óleo 15W-30 só temos que garantir que lhe pomos um óleo cujas especificações não sejam maiores que 15W nem menores que -30.
É evidente que se pode dizer, genericamente, que um óleo é tanto melhor quanto mais amplo for o espectro da sua graduação. Mas, realisticamente, não vejo vantagens especiais em se utilizar um óleo que ultrapasse desnecessariamente as especificações do fabricante.
 
E o que significa o 1OW-40?

Indica, antes de mais, que se trata de um óleo multigraduado. Depois, esses óleos têm dois valores de índice de viscosidade. Por isso, o 10W-40 significa que se trata de um óleo que tem um índice 10 a baixas temperaturas, próprias de um arranque de manhã num clima frio, e um índice 40 a altas temperaturas, indicando uma viscosidade relativa elevada para garantir a adequada protecção a temperaturas mais elevadas. O W vem do inglês Winter, indicando que, mesmo no Inverno, esse óleo garante um índice de viscosidade de 10.
Isto significa, em termos práticos que um óleo 5W-40 funciona melhor a baixas temperaturas que um 10W-40. À semelhança disto, um óleo 10W-45 também funcionará melhor que um 10W-40 a altas temperaturas

E qual é o óleo melhor para o meu motor?

Não se pode dizer que haja um óleo mais indicado para um motor. O que se deve dizer é que há especificações mínimas que um óleo deve cumprir. E essas são as indicadas pelo fabricante do veículo. Daí para cima, todos os óleos funcionarão bem.
Aquilo que temos que garantir é que o índice de viscosidade a baixa temperatura (o da esquerda) é menor ou igual ao indicado pelo fabricante do motor e que o índice de viscosidade a alta temperatura (o da direita) é maior ou igual ao referido pelo fabricante do veículo. Por exemplo, se no manual do carro vier indicado um óleo 15W-30 só temos que garantir que lhe pomos um óleo cujas especificações não sejam maiores que 15W nem menores que -30.
É evidente que se pode dizer, genericamente, que um óleo é tanto melhor quanto mais amplo for o espectro da sua graduação. Mas, realisticamente, não vejo vantagens especiais em se utilizar um óleo que ultrapasse desnecessariamente as especificações do fabricante.

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