Flavio disse:
sim eu ja ouvi falar disso da alfandega, mas a mim disserem-me que a situaçoes em que essa taxa nao é aplicada, e se for uma coisa embrulhada em papel de presente nao aplicam a taxa, mas vou perguntar ao gajo, pk sñ n me compensa.
Eu sei que isto pode parecer anedota à maior parte do pessoal, mas ele tem(alguma) razão... 8)
No impresso de envio tem um campo próprio onde é possível declarar a encomenda como Presente, Amostra, "Item de substituição".
Nota: O embrulho pode ser factor extra, mas o importante é ser declarado no impresso como tal.
No entanto
não tomem isto como garantido
O vendedor declara o que quiser, mas cabe depois ás autoridades decidir. E algumas vezes passa e outras não..
Se for o tal telemovel, até podes por-lhe um embrulho e uma fitinha cor-de-rosa à volta, que quase que garanto que não passa sem levar importo em cima! Porque eles são muito sensiveis com material electronico..
Há casos e casos.. Já tive situações em que paguei 15 euros por desalfandegar uma simples Tshirt(!) e já me passaram sem pagar uma cena electrónica.(que por acaso vinha marcado como presente)
Mas uma coisa te garanto:
Um telemóvel é quase certo ficar retido. E é quase certo pagares de taxas mais do que ele vale.
Ao ficar retido na alfândega, se tiver facturahá que pagar a mais:
IVA: 21%
Direitos: Depende do artigo
Taxa de Apresentação na Alfandega: ?? Mínimo 2,5€ ??
Impresso: 1,50€
Imposto de Selo: 1,50€
Se não tiver factura como é o caso de material da China, eles fazem uma estimativa por alto do preço e essa DOI muito mais.
Quanto mais tempo ficar retido na Alfândega sem ires levantar, é sempre a pagar...
Das experiências que tive:
1- com material de preço inferior a 10 euros, não fica retido.
2 - Do material que encomendei mais que um exemplar(mesmo de baixo preço) ficou sempre retido.
Atenção ás UPS, DHL ou FedEx que têm acordos e a maior parte do material passa pela Alfândega para ser taxado.
Dito isto: Ainda que relativamente mais caro, compra material vindo da Uniao Europeia, que nao está sujeito a taxas. Se realmente a diferença de preço é MUITO grande, então arrisca.