GALP e Repsol avançam com novos aumentos nos preços dos combustíveis
Hoje às 07:34
"A GALP e a Repsol voltaram a aumentar, à meia-noite desta quarta-feira, o preço dos combustíveis,
apesar do preço do barril de petróleo Brent ter registado uma diminuição. Entretanto, o FMI alertou que a escalada do preço do petróleo pode mergulhar o mundo numa recessão.
A GALP voltou a aumentar, à meia-noite desta quarta-feira, o preço dos combustíveis em 0,7 cêntimos, enquanto na Repsol os aumentos foram de meio cêntimo por litro de gasóleo e gasolina.
O aumento, o 21º desde o início do ano, ocorreu apesar de o barril de petróleo Brent, que serve de referência para Portugal, ter caído esta terça-feira mais de três dólares no mercado de Londres, cotando-se abaixo dos 129 dólares.
O barril de Brent, que há uns dias custava mais de 135 dólares, foi agora arrastado em baixa pela valorização do dólar face ao euro e outras divisas, o que tende a diminuir o investimento em matérias-primas que se negoceiam em dólares, como é o caso do petróleo.
Entretanto, um analista do Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu, terça-feira, que a escalada extraordinária do preço do "crude" pode mergulhar o mundo numa recessão.
A instituição financeira considera que um crescimento mundial de três por cento é equivalente a uma recessão, pois essa taxa implicaria uma contracção em países avançados importantes e uma grande desaceleração em nações como a China e a Índia.
A analista Noureddine Krichene apontou ainda que, a curto prazo, o petróleo não deverá baixar e justificou que este é o resultado «atrasado» de taxas de juro «excessivamente» baixas entre 2001 e 2004, que conduziram a um alto crescimento económico mundial e uma maior procura de energia e de outras matérias-primas."
citação das notícias do sapo.pt
acho q tá td dito meus amigos... :roll:
é guerra que querem é guerra que vão ter! :twisted: :twisted: :twisted: