Radiador da sofagem

Uma dúvida relativamente a esta sugestão.. pelo que percebi, a água que vai para o radiador da sofagem é a mesma que serve para arrefecer o motor, logo é apenas um circuito. Ao colocar vinagre e andar uns km, esse vinagre vai-se espalhar por todo o circuito, não?
Sim vai
 
Qual é a maneira mais simples de drenar o circuito / substituir o anti-congelante?
Para remover todo mesmo, o ideal e removeres um dos tubos no radiador, depois uma mangueira sempre a correr para dentro do vaso de expansão, ligas o motor e deixas aquecer até a temperatura ideal de funcionamento para o termostato abrir, após isso desligar motor e deixar ainda um pouco a água correr, 1 minuto ou dois basta
 
Para remover todo mesmo, o ideal e removeres um dos tubos no radiador, depois uma mangueira sempre a correr para dentro do vaso de expansão, ligas o motor e deixas aquecer até a temperatura ideal de funcionamento para o termostato abrir, após isso desligar motor e deixar ainda um pouco a água correr, 1 minuto ou dois basta

E se não pretender remover todo. Alguma forma mais simples? A ideia é que ao substituir por um líquido novo/limpo ajuda a sujidade a circular e acabe por desentupir o radiador?
 
Radiador do motor ou sofagem?

Radiador da sofagem.

A minha dúvida deve-se ao facto do estarmos apenas a falar de um circuito único e se apenas esvaziar o radiador da sofagem, posse ter anti congelante com sujidade a percorrer o resto do circuito, inclusive no radiador do motor, nao?
 
Radiador da sofagem.

A minha dúvida deve-se ao facto do estarmos apenas a falar de um circuito único e se apenas esvaziar o radiador da sofagem, posse ter anti congelante com sujidade a percorrer o resto do circuito, inclusive no radiador do motor, nao?
sim claro, mas se dizes q o radiador da sofagem nao está obstruído, é duvidoso o problema ser de lá.. eu tive o mesmo problema no meu B5 e era o radiador da sofagem obstruído, assim q passei a mangueira com água para desobstruir, ficou top.. passado uns anos furou e tive q o substituir
 
sim claro, mas se dizes q o radiador da sofagem nao está obstruído, é duvidoso o problema ser de lá.. eu tive o mesmo problema no meu B5 e era o radiador da sofagem obstruído, assim q passei a mangueira com água para desobstruir, ficou top.. passado uns anos furou e tive q o substituir

Eu não tenho a certeza se não está obstruído.. na Audi disseram-me que tinham tentado limpar e que tinha saída alguma porcaria, mas não me deram grandes detalhes. Acho que me vou aventurar e tentar eu fazer o procedimento.

Ainda te lembras de quanto gastaste para a substituição? Fizeste isso na Audi? Tenho um bocado medo de desmontar o tablier inteiro (não serei eu a fazê-lo porque não me sinto confortável e não tenho experiência)
 
Eu não tenho a certeza se não está obstruído.. na Audi disseram-me que tinham tentado limpar e que tinha saída alguma porcaria, mas não me deram grandes detalhes. Acho que me vou aventurar e tentar eu fazer o procedimento.

Ainda te lembras de quanto gastaste para a substituição? Fizeste isso na Audi? Tenho um bocado medo de desmontar o tablier inteiro (não serei eu a fazê-lo porque não me sinto confortável e não tenho experiência)
Na audi nem pensar, alem de careiros nem sabem o que fazem, a troca do radiador de sofagem é muito complexa, e trabalhosa, por isso se não tens habilidade nem ferramenta nao te aventures, isso deve ser trabalho para ficar entre 200€ a 300€ material e mão de obra incluido, eu paguei mais porq tinha mais coisas a fazer na altura..
 
Tenho de ligar ao vagcom primeiro para tentar perceber se não será uma coisa mais simples. Fui agora dar uma volta com o carro e quando cheguei abri o capô para tentar perceber se ambos os tubos que ligam ao radiador estavam quentes e estavam (mais o que está na parte de baixo). Acho estranho que no modo automático, se regular a temperatura para os 28°, o fluxo de ventilador não aumente muito. Ao colocar o ventilador no máximo manualmente ou colocando no HI, há bastante fluxo de ar, mas praticamente frio. Alguma ideia?
 
Tenho de ligar ao vagcom primeiro para tentar perceber se não será uma coisa mais simples. Fui agora dar uma volta com o carro e quando cheguei abri o capô para tentar perceber se ambos os tubos que ligam ao radiador estavam quentes e estavam (mais o que está na parte de baixo). Acho estranho que no modo automático, se regular a temperatura para os 28°, o fluxo de ventilador não aumente muito. Ao colocar o ventilador no máximo manualmente ou colocando no HI, há bastante fluxo de ar, mas praticamente frio. Alguma ideia?
Não vale a pena insistir.
Vag nisso e verifica se portinholas e sensores de temperatura funcionam.
Se tudo ok, será radiador da chaufagem entupido. Ninguém te vai mandar a solução por adivinhação. Tenta lavar o sistema a vinagre a ver se resolve.
Por norma só tem problemas desses quem usa água del cano e nunca muda o anticongelante quando é preciso.
 
Não vale a pena insistir.
Vag nisso e verifica se portinholas e sensores de temperatura funcionam.
Se tudo ok, será radiador da chaufagem entupido. Ninguém te vai mandar a solução por adivinhação. Tenta lavar o sistema a vinagre a ver se resolve.
Por norma só tem problemas desses quem usa água del cano e nunca muda o anticongelante quando é preciso.

Comentei este tópico para tirar a dúvida sobre a lavagem a vinagre e acabei a discutir o mesmo assunto em dois tópicos diferentes. Tudo esclarecido. Obrigado a todos pela ajuda.

Relativamente ao uso de água do cano, lembro-me apenas de uma vez ter feito isso para desenrascar quanto tive uma fuga de água. De resto o carro fez sempre manutenção na Audi. Se não mudaram o anticongelante quando deviam foi culpa deles e não minha, infelizmente.
 
Comentei este tópico para tirar a dúvida sobre a lavagem a vinagre e acabei a discutir o mesmo assunto em dois tópicos diferentes. Tudo esclarecido. Obrigado a todos pela ajuda.

Relativamente ao uso de água do cano, lembro-me apenas de uma vez ter feito isso para desenrascar quanto tive uma fuga de água. De resto o carro fez sempre manutenção na Audi. Se não mudaram o anticongelante quando deviam foi culpa deles e não minha, infelizmente.

Amigo, eu penso que isso é um mal geral, por todo lado...
Ou andas em cima dos prazos de todos os fluídos, óleos e afins do teu carro e fazes manutenção preventiva... Ninguém vai se chatear com isso.
 
Já venho responder tarde, mas vou deixar o meu comentario na mesma. Pelo que li, a minha opinião é muito simples. Anda a deitar ar menos quente, porque ao longo do tempo as esponjas foram se desfazendo e o sistema dentro da caixa, isto é, o ar, não segue o caminho que deveria na totalidade. Resumindo, o ar quando entra no carro, passa num primeiro compartimento onde temos o radiador do ar condicionado, e depois tem outro compartimento com o radiador da solfagem. entre estes existem flaps, que desviam o ar, consoante a informação recebida do climatronic. Como as esponjas desapareceram nem todo o ar passa pelo radiador solfagem, algum vai directo como se estivesse a funcionar o A/C. Para confirmar isto, se ainda tem o problema, quando direciona a solfagem para o parabrises, nao continua a sair vento nas saida de frente?
O meu comentario, tem origem em conhecimento de todo o funcionamento da solfagem, ainda agora acabei de trocar o meu radiador de solfagem que tava roto, e foi uma trabalheira.........
No meu caso eu notava que de verão, com o ac, o ar não vinha muito fresco, isto porque a esponja do flap, que separava o compartimento do a/c com o quente, tinha desaparecido, e ficado com uns buracos, por onde algum ar passa aquecendo o mesmo, e limitando o arrefecimento do a/c.
Espero ter contribuido para esclarecer.
Cumps
 
Back
Top