2 coisas distintas, performance e durabilidade do material.
Falando de performace:
No ar quanto mais frio maior é a concentração de oxigenio, ora para uma boa combustão precisas de oxigenio e de um combustivel neste caso o gazoil, quanto mais oxigenio tiveres mais gasolio podes injectar e o que é injectado é melhor queimado. logo menos fumo preto e mais potencia.
Isto nota-se principalmente em carros turbo pois o ar passa primeiro pelo turbo que ao ser alimentado pelos gases de escape e pela sua incrivel rotação está muito, muito quente o que faz com que o ar da admissão chegue aos cilindros muito quente, logo com mais rarefeito e com menor concentração de oxigenio, um intercooler fara este ar baixar de temperatura como tal ficar menos rarefeito e com mais oxigenio.
Durabilidade:
Todos os carros tem 2 circuitos, um de agua e outro de oleo (tirando os porsche e VW refrigerados a ar)
O termostato como alguem aqui disse a abrir a 90º é para o circuito da agua, e é fundamental, o termostato fecha ou abre a passagem da agua para o radiador.
Senao tivesse termostato a temperatura não seria constante, e o motor foi feito para trabalhar a uma temperatura ideal, na qual as folgas são as estudadas como sendo as melhores o oleo como estando com a fluidez ideal etc etc. Esta temperatura costuma ser por volta dos 90º (temperatura da agua)
Sem termostato o carro demoraria muito tempo a chegar a esta temperatura ideial, podendo até nunca chegar, dependendo se andamos devagar depressa, temperatura atmosferica etc.
Pelo que o um termostato no circuito da agua é essencial, alem de que todos sabemos que nao devemos puxar pelo carro a frio, pois todos se lembram por exemplo do red line do M5 que varia até ao carro atingir a temperatura de funcionamento.
A temperatura normal do oleo anda pelos 120 a 130º
O oleo permuta algum do seu calor para o circuito da agua, mas nem sempre é o suficiente.
Um radiador de oleo é interessante, não para dar propriamente mais cavalos mas para que o oleo nao atinja temperaturas muito altas, acima das quais se começa a degradar, é quase que essencial em todos os carros turbo e de alta performance devido ás elevadas prestações que normalmente exigem muito mais do material, e o que impede que tudo rebente ou cole é o oleo, por isso convem que esse oleo mantenha todas as qualidades por o maximo tempo possivel.
Para alem disso esse oleo vai por sua vez para alem de lubrificar, ajudar a refrigerar alguns componentes do motor, como o turbo.
Conclusão sim um pequeno radiador de oleo só faz bem e é facil de ver que quase todas as versoes mais desportivas o tem.