Recode "ABS Brakes" após mudar para discos 312mm

Boas.

Como alguns saberão, mudei os travões para discos de 312mm (original 288mm).

No módulo "3 - ABS Brakes", existe um código associado ao controlador:

Note #1: Coding is accepted after a specific login has been carried out.
Note #2: After succesful coding the steering angle sensor basic setting needs to be carried out.
Note #3: Special Coding 04499 is used for BFB Engine with 1LT Brakes and Multitronic.
Select 03 (Brake Electronics)
Coding -> Function 07

0?xxx: Chassis
4 - Audi A4

0x?xx: Brakes
1 - C54 (PR-1LZ)
2 - FN3 15" (PR-1LB/1LE) ---------- Deverá ser este o valor original (travões 288mm)
3 - HP2 16" (PR-1LX)
3 - FNR 16" (PR-1LG)
4 - FN3 16" (PR-1LT/1LF) ---------- Deverá ser este o valor a colocar (travões 312mm)
5 - Brembo 17" (PR-1LJ)

0xx?x: Engine
5 - 4/6 Cyl. Diesel
7 - 4/5 Cyl. Gasoline
9 - 6/8 Cyl. Gasoline

0xxx?: Transmission
5 - Manual
7 - Automatic (5HP19, 5HP24, AG4, AG5)
9 - Multitronic

As minhas questões:
1 - Devo alterar o código do controlador de 04255 para 04455?
a) Sim, é necessário!
b) Irrelevante, não tem qualquer consequência.
c) Não, a alteração não é aceite pois as pinças são as mesmas (embora os discos sejam maiores).

2 - Isto tem alguma relevância do ponto de vista do funcionamento do ABS?

Já procurei na net e não consegui encontrar nada relativamente a estas dúvidas.
Obviamente podia experimentar e ver o que dá. Se desse erro, posso sempre voltar a colocar o valor original.

Isto dava-me jeito pois este fim de semana queria calibrar o sensor de ângulo do volante do sistema ESP, após ter alinhado a direcção, e a codificação é um passo prévio.

Obrigado.
 
já pensei nisto muitas vezes. será que o coding é devido a diferente distribuição de travão para trás. porque é o que mais interessa. aumenta-se a travagem na frente e embora na traseira seja pouco, deve estar proporcionada.

no meu caso devo por qual? :twisted:
 
nmb,

Para o teu carro será isto:

Coding
Note #1: Coding is accepted after a specific login has been carried out.
Note #2: After successful coding the steering angle sensor basic setting needs to be carried out.
Note #3: Special Coding 06399 is used for 6-Cylinder Diesel Engine with 1LG Brakes and Multitronic.

* 0?xxx: Chassis
o 6 = Audi A6
o 7 = Audi A6 Light Armored
* 0x?xx: Brakes
o 1 = C54 (PR-1LZ)
o 2 = FN3 15" (PR-1LB/1LE)
o 3 = HP2 16" (PR-1LX)
o 3 = FNR 16" (PR-1LG)
o 4 = FN3 16" (PR-1LF/1LT)
o 5 = 2FNR 42 AL 17" (PR-1LL)
o 6 = 2FNR 42 AL 18" (PR-1LJ/1LP)
* 0xx?x: Engine
o 5 = 4/6 Cyl. Diesel
o 7 = 4/5 Cyl. Gasoline
o 9 = 6/8 Cyl. Gasoline
* 0xxx?: Transmission
o 5 = Manual
o 7 = Automatic
o 9 = Multitronic

Antes disto tem de se colocar o Login específico.

Ver aqui:
http://wiki.ross-tech.com/index.php/Audi_A6_(4B)_Brake_Electronics_(Bosch_5.7)#Coding

A minha questão é essa mesmo: isto é necessário e/ou serve para alguma coisa?

Com tanta malta que colocou travões maiores não há ninguém que tenha feito ou analisado isto?
 
:?:
pois eu também estou com a mesma duvida ,porque com os brembos do S8 o poder de travagem aumentou muito ...sera que tenho de por " Coding ... 5 - Brembo 17" (PR-1LJ)" ?
 
artur disse:
por mim desde que trave quando preciso .......

Isso é verdade.

Mas a mim também me interessa saber se a eficácia do ABS não pode estar a ser afectada pela alteração da dimensão dos discos, por exemplo entrando em acção cedo demais, mesmo quando as rodas ainda estão longe de estar bloqueadas...

Parece que somos vários a ter a dúvida mas ninguém ainda com a resposta...
 
GiM disse:
:?:
pois eu também estou com a mesma duvida ,porque com os brembos do S8 o poder de travagem aumentou muito ...sera que tenho de por " Coding ... 5 - Brembo 17" (PR-1LJ)" ?

É essa a dúvida :!:

Tens andado desaparecido, GiM.
 
pmgoliv disse:
Mas a mim também me interessa saber se a eficácia do ABS não pode estar a ser afectada pela alteração da dimensão dos discos, por exemplo entrando em acção cedo demais, mesmo quando as rodas ainda estão longe de estar bloqueadas...

Agora que falas nisso, tenho achado que de quando em vez me acontece isso :S :S
 
GiM disse:
:lol:ando a estudar a maneira de equilibrar a travagem a trás com 310mm :twisted:

Ganda maluco... :icon_eek:

Isso até pode ser perigoso... arriscas-te a que passe a travar demais e ainda levas com algum pela traseira... :D
 
rmatos disse:
Agora que falas nisso, tenho achado que de quando em vez me acontece isso :S :S

Pois... é esse exactamente o meu ponto...

Mas será que este recodificação faz alterar, de facto, algum parâmetro no que diz respeito ao módulo do ABS, ou é apenas um registo de informação, sem impacto no funcionamento do ABS?
 
pmgoliv disse:
Pois... é esse exactamente o meu ponto...

Mas será que este recodificação faz alterar, de facto, algum parâmetro no que diz respeito ao módulo do ABS, ou é apenas um registo de informação, sem impacto no funcionamento do ABS?

pois :roll: :roll: :roll:...é caso de testar...mas se fazemos asneiras :!: :!: :?: :?: :S
 
pmgoliv disse:
nmb,

Para o teu carro será isto:

Coding
Note #1: Coding is accepted after a specific login has been carried out.
Note #2: After successful coding the steering angle sensor basic setting needs to be carried out.
Note #3: Special Coding 06399 is used for 6-Cylinder Diesel Engine with 1LG Brakes and Multitronic.

* 0?xxx: Chassis
o 6 = Audi A6
o 7 = Audi A6 Light Armored
* 0x?xx: Brakes
o 1 = C54 (PR-1LZ)
o 2 = FN3 15" (PR-1LB/1LE)
o 3 = HP2 16" (PR-1LX)
o 3 = FNR 16" (PR-1LG)
o 4 = FN3 16" (PR-1LF/1LT)
o 5 = 2FNR 42 AL 17" (PR-1LL)
o 6 = 2FNR 42 AL 18" (PR-1LJ/1LP)
* 0xx?x: Engine
o 5 = 4/6 Cyl. Diesel
o 7 = 4/5 Cyl. Gasoline
o 9 = 6/8 Cyl. Gasoline
* 0xxx?: Transmission
o 5 = Manual
o 7 = Automatic
o 9 = Multitronic

Antes disto tem de se colocar o Login específico.

Ver aqui:
http://wiki.ross-tech.com/index.php/Audi_A6_(4B)_Brake_Electronics_(Bosch_5.7)#Coding

A minha questão é essa mesmo: isto é necessário e/ou serve para alguma coisa?

Com tanta malta que colocou travões maiores não há ninguém que tenha feito ou analisado isto?

os dados eu sei. mas qual deles escolher? :D
 
Boas,
Sem ser especialista e, uma vez que tb já fiz uma vez o calibramento da direcção pelo vagcom 1 vez
a minha opinião é a seguinte:

->Deves codificar o modulo de ABS/ESP de acordo com os novos elementos que tens agora.
Afinal é isso que fazemos sempre quando adicionamos um novo dispositivo ou equipamento.

O controlador de ABS/ESP tem de ter em conta certos dados, para nas situações
em que tenha de actuar, calcular "como deve reagir" tendo em atenção os parametros
que o VAG-COM nos pede para codificar:

-Modelo da viatura (Chassis)
-Dimensão dos discos de travão
-Tipo de motor
-Tipo de transmissão

Se algum destes elementos muda, devemos mudar a respectiva codificação.

Em analogia:
-Se eu não codificar correctamente o painel de instrumentos e "dizer-lhe"
que tenho um RNS-e (Navegação), não vou ter no display, as mensagens de funcionamento deste.

Do meu ponto de vista, é portanto uma mera questão de bom senso.
Se nos preocupámos em manter a codificação dos discos que lá estavam, quando os mudamos,
devemos mudar a codificação do módulo.

De certeza que a reacção do ABS e ESP será diferente se eu lhe "disser" que tem uma coisa
e na prática está lá outra.
 
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