Boas,
Tenho algumas dúvidas que gostava de ver esclarecidas, pelo que agradeço a vossa atenção e comentários.
1º Em auto-estrada, qual a normal ou aceitável temperatura do óleo para este motor?
Entre 120 e 140km/h sem puxar muito e deixando a embalar até velocidades superiores, o ponteiro da temperatura do oleo costuma andar entre os 100º e os 120º, tendo eu a sensação de que se puxar por ela, este pode mesmo subir aos 120º ou passar...
Isto é normal?
2º Vou em breve fazer um revisão um pouco mais cuidada e estava com ideias de lhe sacar fora o radiador de oleo para o lavar/limpar.
Há alguma recomendação para esta operação?
Com que materiais o devo lavar?
Benzina?
Gasolina?
Ja ouvi dizer que por dentro tem uma membrana, se o lavar com benzina posso arriscar danifica-lo?
3º Durante o verão troquei-lhe o termostato pois já não estava a manter a temperatura sempre nos 90 mas sim abaixo.
Desde então, ainda noto pontualmente o ruido de bolhas de ar no radiador da sofagem.
Outra coisa que noto e que não sei se é normal, é que o circuito de água fica sempre com alguma pressão.
Não é muita, mas, andando muito ou andando pouco, no dia seguinte ou depois de arrefecer, se destapar o vaso de expansão, ele liberta sempre alguma pressão ao destapar.
É normal?
4ª (esta relacionada com a anterior) detectei há dias, que começou uma fuga no circuito de refrigeração, na falange que liga ao motor.
É uma zona de difícil acesso e não consigo perceber se verte da junta ou se há alguma fissura, mas vejo que estou a ficar com o motor todo sujo nessa zona e já começou a pingar para o chão da garagem.
Alguém já lhe aconteceu algo do género?
Estará isto relacionado com a tal pressão que noto no circuito de água?
O circuito tem alguma válvula, para libertar o ar que tenha dentro ou esta pressão?
Há alguma forma especifica de sangrar o circuito de refrigeração e voltar a encher??
Aguardo as vossas ideias e comentários.
Obg
Tenho algumas dúvidas que gostava de ver esclarecidas, pelo que agradeço a vossa atenção e comentários.
1º Em auto-estrada, qual a normal ou aceitável temperatura do óleo para este motor?
Entre 120 e 140km/h sem puxar muito e deixando a embalar até velocidades superiores, o ponteiro da temperatura do oleo costuma andar entre os 100º e os 120º, tendo eu a sensação de que se puxar por ela, este pode mesmo subir aos 120º ou passar...
Isto é normal?
2º Vou em breve fazer um revisão um pouco mais cuidada e estava com ideias de lhe sacar fora o radiador de oleo para o lavar/limpar.
Há alguma recomendação para esta operação?
Com que materiais o devo lavar?
Benzina?
Gasolina?
Ja ouvi dizer que por dentro tem uma membrana, se o lavar com benzina posso arriscar danifica-lo?
3º Durante o verão troquei-lhe o termostato pois já não estava a manter a temperatura sempre nos 90 mas sim abaixo.
Desde então, ainda noto pontualmente o ruido de bolhas de ar no radiador da sofagem.
Outra coisa que noto e que não sei se é normal, é que o circuito de água fica sempre com alguma pressão.
Não é muita, mas, andando muito ou andando pouco, no dia seguinte ou depois de arrefecer, se destapar o vaso de expansão, ele liberta sempre alguma pressão ao destapar.
É normal?
4ª (esta relacionada com a anterior) detectei há dias, que começou uma fuga no circuito de refrigeração, na falange que liga ao motor.



É uma zona de difícil acesso e não consigo perceber se verte da junta ou se há alguma fissura, mas vejo que estou a ficar com o motor todo sujo nessa zona e já começou a pingar para o chão da garagem.
Alguém já lhe aconteceu algo do género?
Estará isto relacionado com a tal pressão que noto no circuito de água?
O circuito tem alguma válvula, para libertar o ar que tenha dentro ou esta pressão?
Há alguma forma especifica de sangrar o circuito de refrigeração e voltar a encher??
Aguardo as vossas ideias e comentários.
Obg
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