Reparação Vidros Eléctricos em A4 B5

Como muitos sabem um dos problemas crónicos dos carros do grupo VAG é o sistema de elevação dos vidros eléctricos. Os sintomas começam como um barulho tipo “track” quando se sobe ou desce o vidro, folga no vidro e por último o vidro começa a subir em esforço e de repente desce totalmente.

A audi vende um kit de reparação, mas na grande maioria dos casos não é essa peça que dá problemas, mas sim outras duas que eles não vendem. Vendem apenas todo o conjunto por cerca de 150€.

Para não fugir à regra o meu A4 B5 também teve este problema, nomeadamente na porta do condutor. Por isso se as vossas banheiras tiverem estes sintomas está na hora de por mãos à obra.

O problema reside na degradação de umas peças de plástico que correm nas calhas e onde encaixa o cabo de aço. As peças referidas são as da foto abaixo. Reparem que na do meio faltam bocados de plástico, motivo causador do mau funcionamento do sistema. As outras duas ainda estavam boas, mas já com desgaste.

foto1mmm.jpg


As peças novas são estas.

foto2j.jpg


foto3x.jpg


Material Necessário

- Chave Philips;
- Chave de fendas;
- Chaves Torx T27 e T45;
- Berbequim;
- Broca de 10mm para metal;
- Lima para metal;
- Alicate;
- Spray de lítio branco para lubrificação;
- Peças plásticas a substituir (Ref. Wurth 0501 101 257 – Porta condutor, se for o caso) – cerca de 20€;
- Peças plásticas a substituir (Ref. Wurth 0501 101 258 – Porta passageiro, se for o caso) – cerca de 20€;
- Kit reparação da Audi (Ref. 8D0 898 015 A) – cerca de 7€;

Vamos então começar. Os passos são os seguintes:

1º) Baixar o vidro até meio. Desapertar os dois parafusos tipo Philips.

foto4v.jpg


foto5z.jpg


2º) Remover o parafuso na zona do puxador da porta e retirar o plástico (custa um pouco)

foto6z.jpg


foto7w.jpg


3º) Remover os 2 parafusos agora visíveis.

foto8w.jpg


4º) Levantar o painel e desligar os cabos (tirem fotos antes de desligar os cabos pois é mais fácil na montagem se surgirem dúvidas)

foto9s.jpg


foto10wqj.jpg


5º) Desencaixar o cabo do manípulo de abertura (primeiro tirar o clip metálico com a ajuda de uma chave de fenda pequena) e remove-lo do painel (tomar atenção à posição do terminal do cabo pois só pode entrar no olhal nessa posição, caso contrário depois o manipulo não funciona bem e é preciso desmontar de novo)

foto11x.jpg


6º) Remover o painel. O aspecto da porta será o seguinte.

foto12u.jpg


7º) Retirar os 4 parafusos tipo Torx T45 nos 2 topos da porta (não tenho foto), desligar a ficha que vai ao motor do vidro e aliviar todas as abraçadeiras que impeçam o movimento dos cabos. Depois é só levantar para remover todo o sistema de elevação e colocá-lo numa plataforma de trabalho (por ex. uma mesa de campismo) perto da porta pois o cabo que vai ao espelho retrovisor é curto. Se quiserem podem desmontar também o espelho e assim já se pode trabalhar mais à vontade noutro local, mas dá mais trabalho…

foto13b.jpg


8º) Agora é necessário substituir as peças de plástico verdes. Começar pela peça assinalada na foto acima. Uma vez que está cravada é necessário descravá-la com a ajuda de um berbequim com broca de 10mm para metal.

foto14b.jpg


9º) Uma vez retirada a peça é necessário limar um pouco as rebarbas para que a nova entre melhor. Colocar a nova peça, aparafusar e lubrificar bem a peça junto ao cabo aço com massa branca de lítio em spray.

foto15r.jpg


10º) Agora pode-se remover as peças verdes das calhas (no meu caso apenas uma estava estragada, mas optei por substituir tudo pois as outras já apresentavam desgaste). ATENÇÃO substituir uma de cada vez para o cabo e o vidro não se moverem. Desapertar o parafuso da imagem com uma T27 (não é preciso tirá-lo), soltar o cabo e remover o conjunto (peça plástica+garra metálica) fazendo-o deslizar até abaixo e rodar para fora.

foto16w.jpg


11º) Depois é só desencaixar a peça plástica da garra e colocar a nova. Lubrificar a nova peça e a calha nos 2 lados e colocar o conjunto de novo na calha e apertar a garra ao vidro.

foto17u.jpg


foto18u.jpg


12º) Repetir o processo para a outra peça plástica.

foto19j.jpg


13º) Voltar a montar tudo de forma inversa e testar ligações eléctricas antes de montar o painel interior da porta.

Depois é só arrumar a tralha e ir ao café mais próximo beber umas bejecas :D


Quero aqui agradecer ao meu amigo Gabriel pela grande e preciosa ajuda que me deu.

Nota:
a) As imagens 4 a 11 (desmontagem da porta) foram retiradas da página http://www.audiworld.com/tech/int49.shtml, espero que o autor não se importe...

Qualquer dúvida digam,

Cumps.
 
excelente topico , muito bom mesmo . apesar de parecer um pouco complicado .
ira ajudar muita malta a poupar uns euros . venham mais topicos como este . :twisted:
 
Obrigado amigo Seabra ;)

Não é muito difícil, nos b5 o sistema até está bem feito, desmonta-se com facilidade.

Parece muita coisa porque procurei documentar todos os passos.

Cumps.
 
EXCELENTE!

Ó Egas, vai vendo como se faz... acho que vais ter que fazer o mesmo na minha Ibiza.

:D
 
Obrigado pessoal. :D

Atenção que na Wurth baralharam-se um pouco com as referencias das peças, tendo vindo trocado o kit, ou seja deram-me a porta do pendura o que me fez desmontar e montar a forra interior mais uma vez. :evil:

As referencias que coloquei são as CORRECTAS, podem confiar.

Tem lá kits para vários modelos do grupo VAG e têm vendido às carradas.

Cumps.
 
Paiol disse:
Verdadeiro serviço público! Parabéns

Obrigado amigos.

Sendo um dos mais antigos users registados, achei que tinha que contribuir mais activamente no fórum.

Decidi fazer este DIY específico pois ainda ninguém aqui o tinha feito e sei que é um dos problemas crónicos dos carros do grupo VAG.

A reparação acaba por ser bastante fácil (apenas demora algum tempo) e poupam-se alguns euros.

Em breve irei postar outro DIY que, penso eu, será outra estreia.

Cumps.
 
odracir disse:
Obrigado amigos.

Sendo um dos mais antigos users registados, achei que tinha que contribuir mais activamente no fórum.

Decidi fazer este DIY específico pois ainda ninguém aqui o tinha feito e sei que é um dos problemas crónicos dos carros do grupo VAG.

A reparação acaba por ser bastante fácil (apenas demora algum tempo) e poupam-se alguns euros.

Em breve irei postar outro DIY que, penso eu, será outra estreia.

Cumps.

Mais vale tarde do que nunca!

8)
 
Mais uma vez obrigado :D.

O intuito é sempre só um...AJUDAR.

Se o pessoal quiser posso disponibilizar uma versão em pdf.

Cumps.
 
Back
Top