Como é sabido do pessoal que tem b5 avant os paineis de plastico da bagageira tem por hábito partir onde se segura a tela de tapar a bagageira.
Esta foi a solução que encontrei,é necessário é ter acesso a algumas ferramentas pois de material é preciso pouco
Material necessário:
Ferramentas:
Para começar e facilitar o trabalho existe um parafuso de cabeça de estrela na zona onde o plastico parte,onde termina a forra do pilar e começa o painel da mala que se tem de tirar e levantar ambas as forras,o ideal era tira-las mesmo mas dá bastante trabalho,elas fixam á chapa com umas molas de chapa mas levantando um pouco a forra e fazendo força com a chave de fendas junto á mola ela sai,é repetir o processo até soltar a forra,a do painel da mala tem se desapertar as argolas de fixar redes ao fundo da mala e aliviar a forra de plástico.
Este trabalho é para ter acesso á "porca"ou mola onde aperta o tal parafusito que se tirou 1º
Com a chave de fendas e o alicate tira-se essa "porca"
A dita
Fica o furo quadrado onde ela estava
Este furo tem de se alargar com uma broca até caber a porca de cravar(aproximadamente 9mm)
Em seguida prepara-se o alicate e coloca-se a porca no furo e crava-se
As ditas porcas
E o alicate para as cravar
Fica algo assim
Depois de cravada a porca fica fixa á chapa e não será necessário segura-la no momento de apertar o parafuso
Em seguida pega-se nas chaves de caixa que inicialmente são assim
Aperta-se a chave no torno com a "boca"para cima e com a rebarbadora corta-se na vertical uma das 6 faces até á base da chave e dá-se um corte horizontal para tirar a face cortada,depois com a retificadora e a freze,ou então com o berbequim e uma boa broca alarga-se um furo no fundo da chave para fazer uma "casa" com o diametro e a altura da cabeça do parafuso umbrako.Este processo é para repetir na outra chave
A chave tem de ficar assim depois de trabalhada
Mete-se o parafuso dentro da chave e enrosca-se na porca cravada,em seguida com a retificadora tem de se desgastar as forras de plástico até elas caberem com a chave lá apertada,aqui é necessário ter calma a cortar para não tirar demasiado plástico,dependendo da altura da chave de caixa poderá ser necessário cortar um pouco do fundo para acertar com a altura do painel da mala,depois de estar tudo certinho e as forras já encaixarem bem desmonta-se outra vez as chaves "trabalhadas" e pintam-se mais os parafusos com o spray,depois de secos monta-se tudo definitivamente.
No caso de cortarem demasiado plástico ou de ele já estar tão danificado que mesmo com as chaves lá ainda ficam buracos,recorre-se á cola estrutural para preencher as falhas.
Esta cola tem uma cor negra e no caso de a colocarem devem alisar o melhor possivel enquanto está mole,depois de endurecer fica preto brilhante mas se a tentarem lixar para acertar depois de seca onde ela for desgastada fica baça e acinzentada
No final de montado(neste caso já com a cola para acertar)
Espero que ajude alguém e que não provoquem estragos a tentar faze-la
Cuidado com os olhos e os dedos
Esta foi a solução que encontrei,é necessário é ter acesso a algumas ferramentas pois de material é preciso pouco
Material necessário:
- 2 chaves de caixa 11mm de encabadouro 3/8
- 2 porcas de cravar com rosca 6mm
- 2 parafusos cabeça umbrako com aprox.4cm comprimento e rosca 6mm(rosca igual á da porca)
- Cola estrutural ou semelhante(opcional para os paineis que já estiverem muito partidos)
Ferramentas:
- Rebarbadora c/disco de corte
- Torno (para fixar as chaves enquanto se corta)
- Alicate para cravar porcas
- Berbequim+brocas aço
- Retificadora+pontas de frezar e rebarbar
- Chave fendas
- Chave estrela
- Alicate universal
- Tinta em spray(a cor mais proxima possivel dos plásticos interiores)
- Jogo chaves umbrako para os parafusos(normalmente é a 5 em parafusos 6mm)
- Jogo chaves torx
Para começar e facilitar o trabalho existe um parafuso de cabeça de estrela na zona onde o plastico parte,onde termina a forra do pilar e começa o painel da mala que se tem de tirar e levantar ambas as forras,o ideal era tira-las mesmo mas dá bastante trabalho,elas fixam á chapa com umas molas de chapa mas levantando um pouco a forra e fazendo força com a chave de fendas junto á mola ela sai,é repetir o processo até soltar a forra,a do painel da mala tem se desapertar as argolas de fixar redes ao fundo da mala e aliviar a forra de plástico.
Este trabalho é para ter acesso á "porca"ou mola onde aperta o tal parafusito que se tirou 1º
Com a chave de fendas e o alicate tira-se essa "porca"
A dita

Fica o furo quadrado onde ela estava

Este furo tem de se alargar com uma broca até caber a porca de cravar(aproximadamente 9mm)
Em seguida prepara-se o alicate e coloca-se a porca no furo e crava-se
As ditas porcas

E o alicate para as cravar

Fica algo assim

Depois de cravada a porca fica fixa á chapa e não será necessário segura-la no momento de apertar o parafuso
Em seguida pega-se nas chaves de caixa que inicialmente são assim

Aperta-se a chave no torno com a "boca"para cima e com a rebarbadora corta-se na vertical uma das 6 faces até á base da chave e dá-se um corte horizontal para tirar a face cortada,depois com a retificadora e a freze,ou então com o berbequim e uma boa broca alarga-se um furo no fundo da chave para fazer uma "casa" com o diametro e a altura da cabeça do parafuso umbrako.Este processo é para repetir na outra chave
A chave tem de ficar assim depois de trabalhada

Mete-se o parafuso dentro da chave e enrosca-se na porca cravada,em seguida com a retificadora tem de se desgastar as forras de plástico até elas caberem com a chave lá apertada,aqui é necessário ter calma a cortar para não tirar demasiado plástico,dependendo da altura da chave de caixa poderá ser necessário cortar um pouco do fundo para acertar com a altura do painel da mala,depois de estar tudo certinho e as forras já encaixarem bem desmonta-se outra vez as chaves "trabalhadas" e pintam-se mais os parafusos com o spray,depois de secos monta-se tudo definitivamente.
No caso de cortarem demasiado plástico ou de ele já estar tão danificado que mesmo com as chaves lá ainda ficam buracos,recorre-se á cola estrutural para preencher as falhas.
Esta cola tem uma cor negra e no caso de a colocarem devem alisar o melhor possivel enquanto está mole,depois de endurecer fica preto brilhante mas se a tentarem lixar para acertar depois de seca onde ela for desgastada fica baça e acinzentada
No final de montado(neste caso já com a cola para acertar)

Espero que ajude alguém e que não provoquem estragos a tentar faze-la
Cuidado com os olhos e os dedos

Last edited: