eu tb não acreditava mt nessa da repro baixar o consumo, e nem o irei fazer no meu b6, não por essa razão, mas porq a minha viatura é pra estimar e fazer kms com o minimo de gastos extras (desnecessários), pois os gastos extras não inclui revisões, ipo, pneus, seguro, selo, etc...

mas tipo fazer repro e depois o turbo ir à vida, a embraiagem (e bimassa) etc...
aliás o pessoal às vezes tem tendencia em deixar andar os probs q aparecem, e depois a despesa é maior, além de q mts vezes esses probs mts vezes fazem com q o carro gaste mais em combustivel e tb começa a afectar outros componentes...
mas em relação aos consumos: ando mts vezes num 320d 136cv de um amigo, e o carro foi reprogramado não propositadamente, teve o problema do injector bomba (ou bomba injectora) comum nesse motor, que foi reparada numa bosch car service, e depois teve necessidade de reprogramar a centralina (não sei bem porquê, acho q o proprio injector bomba tem uma placa electronica) e então foi-lhe dado a escolher entre a programação standard 136cv, ou a programação proxima ou equivalente do motor 150cv q saiu posteriormente e em tudo, ou quase tudo igual ao 136cv...
ele optou pela repro dos +ou- 150cv, e além do fumo "extra", e do ressentimento momentaneo da embraiagem numa acelaração mais brusca, os consumos reais baixaram de cerca de 7 litros, para cerca de 6,1 litros. isto numa condução normalmente calma q faz 98% do tempo... o q ele nota é q se andar nas calmas o consumo baixou, mas se andar mais a fundo o consumo fica superior ao q tinha antes da repro... como 98% do tempo anda nas calmas (tipo abaixo das 2500 rpms) compensa em termos de consumo... se for a velocidade estáveis em AE até cerca de 130kmh tb não consome muito...
conclusão, na minha opinião uma repro soft q retire um pouco de baixas, e aumente um pouco as altas, por exemplo no 1.9 tdi encaixaria como uma luva já q tem umas baixas optimas e umas altas menos optimas... mas talvez aconteça do consumo baixar pois a maior parte do pessoal não anda sempre prego a fundo...
além de que o 320d faz um pouco de fumo a mais apenas por 2-3 segundos, quando começa a acelarar deixando de fazer logo de seguida... e sei q o fumo significa mistura rica, mas a velocidades estaveis só pode estar a gastar menos, senão no geral o consumo não seria menor...