reprogramação de centralina

Exactamente tb me disseram o mesmo "ah metes 170 cv no carro e o carro faz consumos de 4 5 litros aos 100 " com tanta coisa k li aqui no Forum acerca dessas baixas de consumos com respros prefiro ter cuidado com o pé e fazer os meus 6,5l /6l á arrasca na auto-estrada k fazer repros sendo muito sincero
Nao acredite que baixe tanto,depois pedes e querer uma coisa em subidas o carro não vai ter a força que tinha
(já vi um míni cooper com um 1.6 gasolina com 2xx cavalos (carro stock,sem repro) nas subidas ficava para traz ao lado da
Minha audi 1.9

Vou falar de "ouvi dizer"...
Até acredito que seja possível o carro gastar menos com mais cavalagem... mas na "vida real" duvido que assim seja.
A lógica que um mecânico me explicou é que se mantiveres exactamente o mesmo tipo de condução que tens antes da repro, parece-me lógico que o carro terá a mesma força a rotações inferiores. Ora bem, se partirmos do princípio que a repro altera binários e não a quantidade de litros necessária para a combustão, então até fará algum sentido... o problema é que quando o carro tem mais cavalagem existe sempre tendência para puxar mais. Por outro lado o comportamento do condutor é sempre o mesmo, como por exemplo, fazer a mesma pressão no acelerador o que directamente faz com que o carro puxe mais e gaste mais.
A mesma condução seria ser possível em todos os aspectos da condução reduzir coisas como pressão no acelerador, velocidade de troca de velocidades, reduções em vez de travagens, arranques progressivos em vez de bruscos, etc, etc.
Em suma, tenho muitas dúvidas que essa teoria seja verdade na prática. Acho que não passa mesmo de uma "aritmética mecânica" impossível de transpor para o dia a dia ;)

isso de baixar o consumo notas mais em estrada e nao em cidade

- - - - - - - - - -

isso de baixar o consumo notas mais em estrada e nao em cidade

bom esta média é feita manualmente,atestando o deposito e depois dividindo os litros pelos quilometros, e anda mais ou menos nesses consumos 6,2 6,5 aos 100km, a limpeza dos colectores e á egr é coisa que se pode fazer em casa ou é melhor mandar fazer a quem sabe se bem que isso vai custar uns euros é que o pessoal cá de cima paga-se bem.

eu tb não acreditava mt nessa da repro baixar o consumo, e nem o irei fazer no meu b6, não por essa razão, mas porq a minha viatura é pra estimar e fazer kms com o minimo de gastos extras (desnecessários), pois os gastos extras não inclui revisões, ipo, pneus, seguro, selo, etc...:green: mas tipo fazer repro e depois o turbo ir à vida, a embraiagem (e bimassa) etc...

aliás o pessoal às vezes tem tendencia em deixar andar os probs q aparecem, e depois a despesa é maior, além de q mts vezes esses probs mts vezes fazem com q o carro gaste mais em combustivel e tb começa a afectar outros componentes...

mas em relação aos consumos: ando mts vezes num 320d 136cv de um amigo, e o carro foi reprogramado não propositadamente, teve o problema do injector bomba (ou bomba injectora) comum nesse motor, que foi reparada numa bosch car service, e depois teve necessidade de reprogramar a centralina (não sei bem porquê, acho q o proprio injector bomba tem uma placa electronica) e então foi-lhe dado a escolher entre a programação standard 136cv, ou a programação proxima ou equivalente do motor 150cv q saiu posteriormente e em tudo, ou quase tudo igual ao 136cv...
ele optou pela repro dos +ou- 150cv, e além do fumo "extra", e do ressentimento momentaneo da embraiagem numa acelaração mais brusca, os consumos reais baixaram de cerca de 7 litros, para cerca de 6,1 litros. isto numa condução normalmente calma q faz 98% do tempo... o q ele nota é q se andar nas calmas o consumo baixou, mas se andar mais a fundo o consumo fica superior ao q tinha antes da repro... como 98% do tempo anda nas calmas (tipo abaixo das 2500 rpms) compensa em termos de consumo... se for a velocidade estáveis em AE até cerca de 130kmh tb não consome muito...

conclusão, na minha opinião uma repro soft q retire um pouco de baixas, e aumente um pouco as altas, por exemplo no 1.9 tdi encaixaria como uma luva já q tem umas baixas optimas e umas altas menos optimas... mas talvez aconteça do consumo baixar pois a maior parte do pessoal não anda sempre prego a fundo...
além de que o 320d faz um pouco de fumo a mais apenas por 2-3 segundos, quando começa a acelarar deixando de fazer logo de seguida... e sei q o fumo significa mistura rica, mas a velocidades estaveis só pode estar a gastar menos, senão no geral o consumo não seria menor...

Nao acredite que baixe tanto,depois pedes e querer uma coisa em subidas o carro não vai ter a força que tinha
(já vi um míni cooper com um 1.6 gasolina com 2xx cavalos (carro stock,sem repro) nas subidas ficava para traz ao lado da
Minha audi 1.9

bem, tens a certeza dessa cavalagem? inicialmente saiu o 1.6 atmosférico q saiu com 90cv e 115cv, depois o 1.6 com turbocompressor com 163 ou 170cv, e o mini cooper 1.6 com 2xx cv só john cooper works com 210cv (o 1º modelo)... neste momento as cavalagens já são diferentes...
os atmosféricos tem pouco binário, mas com turbocompressor já tem 220nm na versão de 163cv... e é um carro muuuiito mais leve...
eu não me acredito q qualquer das versões com turbo compressor ficasse atrás da tua 1.9 tdi 110cv? ou tem mais?

Nos carros falados neste topic ainda se aplica o que é mais que sabido... os consumos baixam pelo uso que dao ao carro nao pela repro.
Já carros com FAP existe ,quando bem feito , uma redução significativa dos consumos quando a remoçao do FAP. Eliminar as regenerações e a maioria das pre e pos injecçoes reduz "visivelmente" os consumos ;)
Alem de que muitos ate ficam a trabalhar mais suave.

Traduçao : As vendas andam mal temos de lançar um produto "novo" para vender :D

Faz lembrar aqueles fuel savers que se metia nos tubos... a pub era muito boa!

Traduçao : As vendas andam mal temos de lançar um produto "novo" para vender :D

Faz lembrar aqueles fuel savers que se metia nos tubos... a pub era muito boa!

Discordo completamente, basta pensar-mos que os fabricantes de automóveis têm bons profissionais a programar a gestão electrónica dos motores dos vários modelos que vão lançando, mas nada te garante que alguns dos que trabalham neste tipo de empresas não sejam melhores, independentemente das horas de teste e meios que ambos têm à disposição, e das limitações legais e ambientais que uns têm que obrigatoriamente cumprir e outros nem por isso.

Daí eu acreditar que este tipo de resultado possa ser obtido, (sem alteração dos hábitos de condução) sem recurso a optimização de componentes mecânicos, simplesmente afinando a gestão do motor.

Existem casos onde isso é possivel, nos PDs e VPs a diferença que se pode conseguir é inferior a 5%... todos os mapas estao feitos perto do ideal para consumos ,existindo apenas um pouco de avanço a mais de origem para conseguir menos poluição.

Por isso nesses motores é tudo uma questao de utilizaçao e nao de mapeamento.

boas pessoal,estive a falar com o meu mecanico por causa dos consumos da minha audi e eis que ele me disse que é possivel, aumentar alguns cavalos e por o carro a consumir menos com a reprogramação da centralina, será verdade?ajudem ai quem souber obrigado.

Peço desculpa mas isso está bem mais q comprovado em varios motores, principalmente os a gasoleo com turbo!!

mais potencia, mais binario, em andamento normal, menos precisa de puxar pelo motor logo menos consumo!!! Eu tenho a experiencia do B8 2.0 tdi, a media de 125 km/h faço 5.4l/100 (fiz experiencia na viagem Algarve-Porto; Carro reprogramado) enquanto que de origem nao baixava dos 6l.

é verdade que ha repros e repros, mas q se consegue colocar o carro a beber menos em andamento "normal" isso está bem mais que debatido e comprovado! Se nao ve quem tiver olhos tapados!

Peço desculpa mas isso está bem mais q comprovado em varios motores, principalmente os a gasoleo com turbo!!

mais potencia, mais binario, em andamento normal, menos precisa de puxar pelo motor logo menos consumo!!! Eu tenho a experiencia do B8 2.0 tdi, a media de 125 km/h faço 5.4l/100 (fiz experiencia na viagem Algarve-Porto; Carro reprogramado) enquanto que de origem nao baixava dos 6l.

é verdade que ha repros e repros, mas q se consegue colocar o carro a beber menos em andamento "normal" isso está bem mais que debatido e comprovado! Se nao ve quem tiver olhos tapados!

Ias com o AC desligado :P

Há vários factores que podem influenciar o consumo para melhor, por exemplo a afinação da EGR, modificação do AFR (air fuel ratio), alterar tempos de injecção etc.
No entanto, acredito que não seja fácil encontrar um reprogramador que o faça com qualidade aumentando também a potência.

Agora dizer que uma Audi b5 tem consumos destes por não ter uma repro é errado, tem consumos destes por algo anda mal pelo motor ou porque a condução não é focada nos consumos.

De qualquer forma, tendo alguém de confiança, aconcelho qualquer pessoa a fazer uma reprogramação suave afinando o carro ao dono. :)

Back