Review Audi S3 8P 2006

Como aficionado pela condução, não perco a oportunidade de esperimentar carros que considero "interessantes", habitualmente sob o ponto de vista da performance.

Há bastante tempo que não escrevo sobre estes "ensaios", mas encontrei alguns registos do passado. Sem qualquer pretensão de alcançar os requisitos de um ensaio profissional, realizado pela imprensa, Trata-se apenas do que o M (condutor comum) experienciou naquele dia, com aquele carro, com todas as suas limiações e do ambiente circundante.

Partilho aqui um da nossa marca:



27-12-06 - publicado em forum autohoje


2006122715620_S3.jpg


Acabo de tirar a bandeirola que identifica, à porta do stand esta nova coqueluche da marca premium do grupo VAG. 12:45, saída para almoço, 3 ocupantes, rolamento lento para nivelamento da temperatura dos fluídos.

É o tempo necessário para me familiarizar com a posição de condução (na verdade é tão natural e adequada que nem necessita de habituação), e apreciar os detalhes que distinguem este “S” do resto da gama, como os acabamentos em alúmínio escovado, os pedais, manómetros, bancos, enfim...Por falta de paciência optei por desligar a consola com o rádio, navegação, tv, etc. Teria de parar um quarto de hora para perceber como funciona, e...não é isso que releva.

Nota-se ao trocar as primeiras relações que a embraiagem é reforçada e exige habituação em baixos regimes, já a caixa é precisa e anormalmente suave. Surpreendente é o nível de conforto oferecido pela suspensão, firme mas nada seca, a ultrapassar as irregularidades disfarçando-as, mais “soft” do que uma A4 S-Line.

Começo a “rolar” em ritmo mais vivo, e ensaio o controlo de estabilidade numa zona de piso “vidrado” com um guinão no volante acompanhado de uma solicitação generosa em 2ª velocidade, começa a sair ligeiramente de frente e depois a ajuda electrónica “põe tudo nos eixos”. Deliguei o dito apetrecho logo de seguida!

Ao esmagar a 2ª velocidade o empurrão é firme mas “redondo” e progressivo, aumentando a vivacidade com a subida de regime, longe da explosão e subsequente perda dos turbos de outrora, este motor pauta-se pela firmeza e elasticidade. Surpreende mais quando vamos passando para as relações mais longas, bem escalonadas (as 6), em que o fulgor se mantém e o velocímetro é “atirado” para valores entusiasmantes, a ritmos de fazer lembrar máquinas do segmento GT. Para “Hatchback” é muito poderoso e consistente.
Um teste superficial e nada insistente à travagem revela coerência com o conjunto, forte e progressiva (como este exemplar marcava menos de 1000 kms, optei por não esforçar para não danificar).

Chegados a um trajecto mais interessante para as capacidades deste pequeno endiabrado, é hora de aferir da dinâmica, e se as jantes de 18” podem parecer sobredimensionadas, essa sensação é contrariada por uma resposta solícita e firme da frente com capacidade de inserção em curva acima do esperado.
Ao ganhar progressivamente confiança, e a rodar em ritmos elevados, chegamos ao que parece ser o limite da aderência, apoiados na frente a sustentar aceleração em 3ª a 5000 rpm, e quando esmagamos o acelerador ao dobrar o “apex” da curva, o comportamento passa de subvirador a sobrevirador, sente-se que as rodas traseiras empurram o carro e exigem uma ligeira correcção de volante. O guincho dos pneus começa a evidenciar uma inércia lateral arriscada para condução fora de circuito, mas apesar dos “Gs” laterais a trajectória mantém-se, e a passagem para 4ª velocidade é imperativamente rápida e sem hesitações, qualquer perda de aceleração complicaria o controlo da máquina nos limites da faixa de asfalto. A máquina corresponde e saímos da curva ais rápido do que entrámos...os 3 ocupantes respiram.

Seguem-se mais umas curvas e encadeamentos, algumas necessidades de ultrapassagem, cumpridas ao ritmo de quem anda de mota, e há que abrandar, deixar o turbo e os líquidos arrefecerem antes de parar o motor, entrar no restaurante e pedir as entradas.

Em jeito de conclusão, de comum com o anterior, este S3 tem o “lettering” e pouco mais... o resto é tudo melhor, é francamente bom, evidentemente desportivo, estáticamente bonito e discreto, com bastante nível. É caro, os Audi são caros. Mas este oferece bastante pelo preço, tem todo o equipamento, tem conforto, para o conceito é versátil, é distinto e exclusivo, e é poderoso. Consumos? Neste tipo de carro recuso-me a referir esse ponto.


M
 
Gostei de ler, das poucas, e infelizmente apenas 1 para cada carro, experiências que tive nos S3 (8L e o 8P) o 8P está de longe melhor.

Obrigado pelo testemunho.
 
sinceramente não encontrei nada de útil nesse texto todo.

A ideia não é de utilidade, mas de partilha. Tenho tido a sorte de experimentar do melhor que a engenharia automóvel tem para oferecer. Pensei em partilhar aqui. Se outros user gostarem, partilharei mais, senão guardo para mim :)
 
Boa partilha eu ainda não ganhei a confiança necessária no meu mas já o senti a dar o empurrão para a frente só com as rodas de traz.
 
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