Neste tópico é só inventar. Porquê gastar mais dinheiro num oleo mais fino quando o recomentado é o 10W40, e ainda por cima alguns andam aí com 400mil e 500mil. Tinha mais lógica meter um 15W40 num motor já coçado. Agora meter 5W40 num motor com 200mil que secalhar já levou um toque no quadrante.
Caro max_clock,
não me leves a mal, mas não digas que neste tópico é só inventar, pois não sei se já reparaste mas este é um fórum de opinião e serve, para isso mesmo, para que cada um dê a sua.
Cabe a quem lê, aferir se as várias opiniões estão ou não correctas. Como diz o rafael, e bem na minha opinião, "cada um sabe de si".
Posto isto, gostaria de dizer te que existem vários motores VP110 cv, a andar em vários tipos de climas e com diferentes tipos de condução, e por isso não é correcto dizeres de uma forma geral, que o óleo recomendado para os VP110 é o 10W40.
Dou-te como exemplo o meu A4, é um VP110 modelo de 2000, código de motor AVG e que permite já fazer serviços long-life. Como é óbvio, um óleo 10W40 não permite fazer este tipo de serviço. Este é só um exemplo de como não se deve generalizar...
Já vivi num ponto do país onde as temperaturas no inverno descem bem abaixo de zero vários dias e tive uma vez oportunidade de testemunhar o quão é importante a escolha do óleo.
Um dia de manhã, numa noite daquelas de congelar, devias ver a diferença no arranque a frio entre o meu A4 e um A3 ao lado com o mesmo motor que o meu. A diferença foi que o meu arrancou à primeira e rapidamente as touches se calaram e o A3 foi à segunda e ainda ficou a bater as touches por um bom bocado...conclusão o A3 usava o 10w40 e eu na altura usava (APENAS NO INVERNO) o 5W30.
Os carros em geral, especialmente os turbo, têm grande desgaste a frio, daí ser importante teres um óleo com um índice de viscosidade e características que permitam uma boa e rápida lubrificação de todas as partes do motor e turbo no arranque a frio.
É também preciso notar que um óleo não se resume ao índice de viscosidade, existem outras características que estes têm e que não são menos importantes, nomeadamente aditivos que permitem uma maior estabilização da viscosidade com as diferenças de temperatura.
Claro que quando dizes que tens exemplos de VP110 com 400 e 500 mil km a usar o 10W40, é óbvio que são excelentes exemplos, mas é preciso ver em que condições estes carros fizeram estes kms. Atenção que com isto não quero de todo dizer que os óleos 10w40 não devem ser usados, até porque como disseste, e bem, cumprem a norma para os 15000km ou 1 ano. Apenas acho que um óleo 5W40, para um tipo de condução sem grande tipo de preocupações (esperar que o motor aqueça, esperar X tempo antes de desligar, etc) é melhor.
Espero ter ajudado,
Cumps.