Revisão suspensão 12 anos ??? que trocar???

vou ter que trocar uma homocinetica no carro e como ele já bate muito em estradas más acho
vou ter que fazer uma revisão na suspensão do carro,
já lá vão 12 anos de idade e não sei se trocaram alguma vez alguma coisa na suspensão.
to a a pensar trocar amortecedores frente e traz,foles, batentes, suporte de apoio do conj. mola/amortecedor.
rotula da barra de Direcção,homocinetica esq. , foles do lado da roda + foles do lado motor

Alguma coisa que achem que seja necessário?????
agradeço sugestões.

o meu ta a caminho dos 13 anos, muitos e muitos km´s feitos por estradas municipais e nacionais em mau estado (e alguns km's em terra batida) e só tem sido amortecedores +/- de ano e meio em ano e meio (faço em média 42500km/ano)

Last edited:
o meu ta a caminho dos 13 anos, muitos e muitos km´s feitos por estradas municipais e nacionais em mau estado (e alguns km's em terra batida) e só tem sido amortecedores +/- de ano e meio em ano e meio (faço em média 42500km/ano)

os teus amortecedores só te duram ano e meio??????
os meus jácontam com cinco. to atrasado.... :)

Acho pouco... deves andar a fazer TT
o homem em ano e meio faz 120.000 kms, achas pouco?

acham que estão bons com 120.000 kms? que percentagem de eficiencia é que acham que os amortecedores tem com 120.000 kms?

pegando em amortecedores novos, sendo material de desgaste, e hidraulico, sem manutenção a andar pelas nossas estradas, quanto é que acham que os amortecedores perdem em eficacia por cada 10.000 kms?
5%?
ou acham que com 10.000 kms está igual a novo?

sendo 5% em 100.000 kms, perdeu 50% da eficacia
sendo 4%, perdeu 40%
sendo 3%, perdeu 30%

Como o carro não pára por falta de amortecedores, nem chumba por isso (a não ser que estejam babados, ou com uma grande discrepancia do esquerdo para o direito), a malta não troca e estão sempre bons...

o homem em ano e meio faz 120.000 kms, achas pouco?

acham que estão bons com 120.000 kms? que percentagem de eficiencia é que acham que os amortecedores tem com 120.000 kms?
.
Não sei que cálculos são esses, mas em ano e meio faz 60/70.000klms.
Ou seja anda a compraramortecedores de caca, ou tem molas espalmadas, etc...

Amigos.... :) nao discutam só por causa dos amortecedores.
preciso a feedback do que será necessario na suspençao ao fim de 12Anos a bater estrada.
sugestoes precisam-se...

Não sei que cálculos são esses, mas em ano e meio faz 60/70.000klms.
Ou seja anda a compraramortecedores de caca, ou tem molas espalmadas, etc...

Ainda bem que percebes de carros :green: ... sabes que a vida util dos amortecedores ronda os 40/60 mil kms alias os proprios fabricantes recomendam que se troquem a esses intervalos, obvio que podem estar em condicoes ditas aceitaveis e fazerem mais uns quantos kms ...

Em relacao ao material, por expleriencia propria, gosto e recomendo os Bilstein gama B4 que é um pouco superior ao material de origem e tem valores aceitaveis. As molas por norma duram uma vida seja como for podes pedir opiniao ao mecanico mas penso ser so necessario alterar a suspenção. e foles.

Last edited:
Amigos.... :) nao discutam só por causa dos amortecedores.
preciso a feedback do que será necessario na suspençao ao fim de 12Anos a bater estrada.
sugestoes precisam-se...

Para a frente, amortecedores Bilstein B4, nos triangulos de suspenção, mudar rótulas, cinoblocos(colocar reforçados do S3), na caixa de direcção, colocar terminais de direcção e barras axiais, casquilhos da barra estabilizadora, equilibrar e alinhar direcção... gastas cerca de 400€ e ficas com suspenção para mais 12 anos.

Para a frente, amortecedores Bilstein B4, nos triangulos de suspenção, mudar rótulas, cinoblocos(colocar reforçados do S3), na caixa de direcção, colocar terminais de direcção e barras axiais, casquilhos da barra estabilizadora, equilibrar e alinhar direcção... gastas cerca de 400€ e ficas com suspenção para mais 12 anos.

Obrigado Pratinhol.
alguem que respondeu ao topico sem entrar na discussão com os vizinhos :lol:

A suspenção traseira em bem mais simples, como é de eixo rigido basta os 2 cinoblocos do eixo traseiro e os 2 amortecedores.

Back