O meu é 04 e tb comuta![]()
O teu, com o "sistema que tens" OEM (Camara de MA + modulo do R8 ) já não precisa desse pino para nada
Pelo que tenho visto, pelo menos até à revisão de "hardware 04" inclusive, ainda têm o pino para comutação e aceitam a entrada de 12V para comutar para MA. Os rns-e com "board 05" não sei se ainda mantêm esse pino "activo" ou não..
Os rns-e com revisão 06 já não têm esse pino activo (N. C. -> No Connection) pelo que a solução (presumo eu) passe por arranjar um interface de câmara de MA que envie o sinal ao rns-e para comutar para MA através de can-bus tal como fazem os módulos oem..
é sim.Penso k é o módulo da camera...
é sim.
o 05 não comuta. tenho aqui um e o 06 também não. o sinal vai por CAN mesmo. nada impossível de resolver. existe ai um tópico sobre volante scirocco em audi e pela conversa tudo é possível. basta juntar os craques deste fórum e fazer um emulador....
Olha, isso é que era de valor...
Pelo que li nesse tal tópico do volante de Scirocco, para fazer uma "box" que simule o sinal de marcha atrás precisamos de:
1. RNS-E PU sem pino RFSL
2. Carro com módulo de câmara OEM
3. Interface para medir os sinais CAN-Bus
4. Construir uma box que emule e "injecte" o sinal na linha CAN para o RNS comutar para imagem de câmara
Ora bem disto tudo posso contribuir com o ponto 1 e 4, se bem que para o ponto 4 será necessário talvez algum trabalho de programação...
Quando é que começamos?
Olha, isso é que era de valor...
Pelo que li nesse tal tópico do volante de Scirocco, para fazer uma "box" que simule o sinal de marcha atrás precisamos de:
1. RNS-E PU sem pino RFSL
2. Carro com módulo de câmara OEM
3. Interface para medir os sinais CAN-Bus
4. Construir uma box que emule e "injecte" o sinal na linha CAN para o RNS comutar para imagem de câmara
Ora bem disto tudo posso contribuir com o ponto 1 e 4, se bem que para o ponto 4 será necessário talvez algum trabalho de programação...
Quando é que começamos?
o rns-e no fim, falta um 8PTambem posso contribuir com alguma coisa![]()
Como perspectiva meramente teórica, na minha opinião, esse caminho é muito "tortuoso"....
Parece-me que seria mais viável, fácil e integrável, a opção de instalar na viatura (e dependendo do modelo) um CAN gateway OEM que comunique com os modulos de ultima geração como o AMI, camera de MA e outros, inclusivé instalando um com rede de fibra óptica para outras "brincadeiras". O Wizard até ja fez isso em relação ao AMI.
A ideia seria, nos modelos mais antigos (anteriores a 2008 ), deixar/manter o "can gateway" que está "embebido" no painel de instrumentos para comandar os modulos e "orgãos sensiveis" e fundamentais do veiculo (ABS, Airbags, Motor, sistema de comfort, etc...) e instalar adicionalmente um can gateway para aplicações de infotainment / entretenimento e comunicar exclusivamente com os módulos de RNS-E, Bluetooth, multimédia, cameras e outros que surjam.
Elfuracon ninguém falou em trocar gateway,e acho que implementar a fibra e can dos últimos é bem mais turtuoso..... alem do monte de €€€ quando podemos ter uma solução 10 vezes mais barata.Como perspectiva meramente teórica, na minha opinião, esse caminho é muito "tortuoso"....
Parece-me que seria mais viável, fácil e integrável, a opção de instalar na viatura (e dependendo do modelo) um CAN gateway OEM que comunique com os modulos de ultima geração como o AMI, camera de MA e outros, inclusivé instalando um com rede de fibra óptica para outras "brincadeiras". O Wizard até ja fez isso em relação ao AMI.
A ideia seria, nos modelos mais antigos (anteriores a 2008 ), deixar/manter o "can gateway" que está "embebido" no painel de instrumentos para comandar os modulos e "orgãos sensiveis" e fundamentais do veiculo (ABS, Airbags, Motor, sistema de comfort, etc...) e instalar adicionalmente um can gateway para aplicações de infotainment / entretenimento e comunicar exclusivamente com os módulos de RNS-E, Bluetooth, multimédia, cameras e outros que surjam.
ou seja um emulador a dizer:Vou deixar a minha "posta"
Tirando a parte da programação/hardware necessário para fazer um "emulador", área em que estou à nora, no resto podem contar comigo..
Falando dos 8p, o sinal da marcha atrás já está no rns-e (pode ser comprovado no menu "engenharia". O emulador "apenas" teria de simular o modulo de câmara OEM, ou seja, "dizer" ao rns-e através de can para comutar para a camara ma ao engatar a ma.. Isto poderia ser desencadeado de duas maneiras, ou "ler" das linhas can que a ma está engatada ou então através de uma entrada de 12V (para ser compatível com modelos "mais antigos").
Como o modulo de camara oem comunica com o carro através das linhas infortainment (tal como o rns-e), nem era preciso mexer em mais nada..
Uma "caixinha" alimentada e ligada "apenas" às linhas infortainment, que leia se a ma está engatada ou não, em caso afirmativo injecta nessas mesmas linhas can um sinal para o rns-e comutar para a imagem da câmara.