O que queres dizer com o positivo permanente e nao da igniçao on , o unico positivo que existe no adaptador e permanente e este salvo o erro esta na ficha 3 do carro pin 7 , existe mais algum , provavelmente sera o que esta na ficha 1 pin 16 , pois conforme ja referi esta linha U14R-2 esta a faltar no meu adaptador ,ja agora qual e a funçao da mesma, em relaçao as CANS tem que estar ok pois ja as medi com o aparelho de medir continuidades e parece-me tudo ok porque se assim nao fosse a iluminaçao do rns-e nao funcionaria em conjunto com a do carro o rns-e nao se desligava pela igniçao e tambem nao se ligava novamente pela mesma e este ultimo ponto conforme ja referi anteriormente desde que o rns-e ja tenha sido ligado manualmente (botao) e na mesma situaçao esta a K-line , so nao consigo comunicar atraves do vag-com com o rns-e enquanto o mesmo se encontrar desligado , pois assim que o ligo manualmente ja consigo comunicar ou se for o caso configurar o rns-e , penso eu que se eventualmente ouve-se algum problema com estas linhas isto nao era possivel , agora e o seguinte , começo a chegar a conclusao que o problema podera estar relaçionado com alguma incompatiblidade a nivel de software pois apartir de o momento em que o rns-e e ligado manualmente tudo o resto funciona bem , removo a ficha quadlock do rns-e e aguardo cerca de 1 minuto e torno a coloca-la no lugar e se der a chave o rns-e liga-se , basta desliga-lo manualmente ou pela igniçao aguardar que a fan traseira desligue e prontos , chapeu nao liga mais so mesmo manualmente , conclusao biscato jeitoso que tenho em maos , isto esta dificil.
Outra coisa que tenho me esquecido de perguntar , ja desliguei varias vezes o rns-e da corrente por mais de 5 horas e o mesmo nunca mais me pediu o codigo , nao seria suposto ao fim de x tempo ele pedir-me o codigo novamente .