Boas coloco finalmente a solução tal como prometido. Era o volante Bimassa e para o fim o proprio motor de arranque. Esta troquei o bimassa por um SACHS e reparei o motor de arranque (segundo o mecanico MUITO dificil avariar os nossos motores de arranque que são MUITO robustos)ambos ficaram em 1200€ e ficou como novo, o carro já não pegava mas o motivo era outro o motor de arranque estava completamente entupido de resíduos do volante bimassa que se estava a desfazer, teve de levar escovas nova.
Sintomas foram,
- Ruído na embraiagem (logo que se carregava ouvia-se como que uma corrente de bicicleta a arrastar no chão)
- Ao viajar em qualquer velocidade constante se pressionasse o acelerador a fundo o carro fazia muito ruido
- o pedal de embraiagem não dava para carregar até ao fim mesmo, chegando ter de fazer mais força que o normal para accionar o interruptor que permite que o carro arranque por ter o pedal de embraiagem pressionado
- ao largar o pedal de embraiagem não sentia que a potencia do motor "agarrava" logo as rodas em vez de ser transmitida progressivamente
- para o fim ao carregar na chave ouvia CLICK e o carro não pegava, só ao fim de muitas tentativas (as escovas do motor de arranque)
espero que a minha experiencia ajude outra pessoa a identificar o que o seu carro tem.