Caros,
Tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida. Gosto de saber o que tenho dentro da "caixa" que me leva de um lado para o outro e recentemente fiz uma alteração radical... mudar de caixa manual para caixa automática. Depois de mais de 10 anos a conduzir caixa manual, a adaptação foi fácil, mas ainda não percebi muito bem como funciona.
Tenho um Q5 com caixa S-Tronic de 7 velocidades.
Não fazia ideia de como é que isto funcionava e se realmente estava a ter um grande desgaste no carro quando estou parado num semáforo e se devo mesmo passar, sempre que posso, a caixa para a posição N ou se não vale a pena e a posso deixar na posição D.
Já reparei que, por exemplo, a 150 km/h na auto-estrada, com o pedal do acelerador numa posição fixa, as rotações vão por exemplo a 2.300 rpm (não me lembro do valor real) e mal levanto o pé do acelerador e antes do carro começar a perder velocidade, as rotações baixam logo para 2.000 rpm (também não me lembro do valor real) e o relanti é para aí nas 700 ou 800 rpm (mais uma ver... o que interessa são as diferenças, não me lembro do valor real), o que me fazia alguma confusão...
Fez-me sempre pensar que não existe uma ligação "sólida" do tipo embraiagem entre o motor e a caixa...
Por isso, andei a pesquisar na net e como sou maçarico, descobri o que para mim foi uma descoberta fantastica e para voces deve ser uma coisa completamente banal: o conversor de binário. Achei fantástico e fiquei super contente por o meu carro ter uma coisa dessas...
Contudo, agora disseram-me que afinal não tem... que só a tiptronic é que tem e que a s-tronic utiliza uma dupla embraiagem controlada electronicamente... ou seja, existe ligação sólida.
Alguém me pode confirmar e explicar afinal o que tenho? Se é ligação sólida porque é que me baixam as rotações quando levanto o pé do acelerador? Será que estou sempre a gastar os "discos de embraiagem" controlados electronicamente quando estou num semaforo?
Alguém me consegue ajudar?
Também já me disseram que afinal a S-Tronic tem conversor de binário mas não é entre o motor e a caixa, mas sim antes do diferencial...
Entendidos... ajudem-me... resumidamente:
- A S-Tronic tem conversor de binário ou não?
- Devemos passar a caixa para N quando estamos parados num semáforo ou quando sabemos que vamos parar, nem que seja por instantes (tipo quando estamos "quase" parados e vamos carregar no botao da garagem para abrir e temos de esperar uns segundos para poder entrar...)
- Devemos utilizar mais o "P" e menos o travao de mao (para não empenar os discos) ou antes pelo contrario devemos utilizar mais o travao de mao e o "P" apenas porque é obrigatorio para tirar a chave e trancar o carro?
Obrigado e desculpem lá qualquer coisinha que a minha ignorancia vos faca sentir.
Tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida. Gosto de saber o que tenho dentro da "caixa" que me leva de um lado para o outro e recentemente fiz uma alteração radical... mudar de caixa manual para caixa automática. Depois de mais de 10 anos a conduzir caixa manual, a adaptação foi fácil, mas ainda não percebi muito bem como funciona.
Tenho um Q5 com caixa S-Tronic de 7 velocidades.
Não fazia ideia de como é que isto funcionava e se realmente estava a ter um grande desgaste no carro quando estou parado num semáforo e se devo mesmo passar, sempre que posso, a caixa para a posição N ou se não vale a pena e a posso deixar na posição D.
Já reparei que, por exemplo, a 150 km/h na auto-estrada, com o pedal do acelerador numa posição fixa, as rotações vão por exemplo a 2.300 rpm (não me lembro do valor real) e mal levanto o pé do acelerador e antes do carro começar a perder velocidade, as rotações baixam logo para 2.000 rpm (também não me lembro do valor real) e o relanti é para aí nas 700 ou 800 rpm (mais uma ver... o que interessa são as diferenças, não me lembro do valor real), o que me fazia alguma confusão...
Fez-me sempre pensar que não existe uma ligação "sólida" do tipo embraiagem entre o motor e a caixa...
Por isso, andei a pesquisar na net e como sou maçarico, descobri o que para mim foi uma descoberta fantastica e para voces deve ser uma coisa completamente banal: o conversor de binário. Achei fantástico e fiquei super contente por o meu carro ter uma coisa dessas...
Contudo, agora disseram-me que afinal não tem... que só a tiptronic é que tem e que a s-tronic utiliza uma dupla embraiagem controlada electronicamente... ou seja, existe ligação sólida.
Alguém me pode confirmar e explicar afinal o que tenho? Se é ligação sólida porque é que me baixam as rotações quando levanto o pé do acelerador? Será que estou sempre a gastar os "discos de embraiagem" controlados electronicamente quando estou num semaforo?
Alguém me consegue ajudar?
Também já me disseram que afinal a S-Tronic tem conversor de binário mas não é entre o motor e a caixa, mas sim antes do diferencial...
Entendidos... ajudem-me... resumidamente:
- A S-Tronic tem conversor de binário ou não?
- Devemos passar a caixa para N quando estamos parados num semáforo ou quando sabemos que vamos parar, nem que seja por instantes (tipo quando estamos "quase" parados e vamos carregar no botao da garagem para abrir e temos de esperar uns segundos para poder entrar...)
- Devemos utilizar mais o "P" e menos o travao de mao (para não empenar os discos) ou antes pelo contrario devemos utilizar mais o travao de mao e o "P" apenas porque é obrigatorio para tirar a chave e trancar o carro?
Obrigado e desculpem lá qualquer coisinha que a minha ignorancia vos faca sentir.