S-Tronic e conversor de binário

Caros,

Tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida. Gosto de saber o que tenho dentro da "caixa" que me leva de um lado para o outro e recentemente fiz uma alteração radical... mudar de caixa manual para caixa automática. Depois de mais de 10 anos a conduzir caixa manual, a adaptação foi fácil, mas ainda não percebi muito bem como funciona.

Tenho um Q5 com caixa S-Tronic de 7 velocidades.

Não fazia ideia de como é que isto funcionava e se realmente estava a ter um grande desgaste no carro quando estou parado num semáforo e se devo mesmo passar, sempre que posso, a caixa para a posição N ou se não vale a pena e a posso deixar na posição D.

Já reparei que, por exemplo, a 150 km/h na auto-estrada, com o pedal do acelerador numa posição fixa, as rotações vão por exemplo a 2.300 rpm (não me lembro do valor real) e mal levanto o pé do acelerador e antes do carro começar a perder velocidade, as rotações baixam logo para 2.000 rpm (também não me lembro do valor real) e o relanti é para aí nas 700 ou 800 rpm (mais uma ver... o que interessa são as diferenças, não me lembro do valor real), o que me fazia alguma confusão...

Fez-me sempre pensar que não existe uma ligação "sólida" do tipo embraiagem entre o motor e a caixa...

Por isso, andei a pesquisar na net e como sou maçarico, descobri o que para mim foi uma descoberta fantastica e para voces deve ser uma coisa completamente banal: o conversor de binário. Achei fantástico e fiquei super contente por o meu carro ter uma coisa dessas...

Contudo, agora disseram-me que afinal não tem... que só a tiptronic é que tem e que a s-tronic utiliza uma dupla embraiagem controlada electronicamente... ou seja, existe ligação sólida.

Alguém me pode confirmar e explicar afinal o que tenho? Se é ligação sólida porque é que me baixam as rotações quando levanto o pé do acelerador? Será que estou sempre a gastar os "discos de embraiagem" controlados electronicamente quando estou num semaforo?

Alguém me consegue ajudar?

Também já me disseram que afinal a S-Tronic tem conversor de binário mas não é entre o motor e a caixa, mas sim antes do diferencial...

Entendidos... ajudem-me... resumidamente:

- A S-Tronic tem conversor de binário ou não?
- Devemos passar a caixa para N quando estamos parados num semáforo ou quando sabemos que vamos parar, nem que seja por instantes (tipo quando estamos "quase" parados e vamos carregar no botao da garagem para abrir e temos de esperar uns segundos para poder entrar...)
- Devemos utilizar mais o "P" e menos o travao de mao (para não empenar os discos) ou antes pelo contrario devemos utilizar mais o travao de mao e o "P" apenas porque é obrigatorio para tirar a chave e trancar o carro?

Obrigado e desculpem lá qualquer coisinha que a minha ignorancia vos faca sentir.
 
Tambem tenho alguma curiosidade nesses assuntos...

Deixa ver o que dizem os entendidos... e mais habituados a caixas auto...
 
Relativamente ao funcionamento ou se tem ou não conversor não te sei responder...

Mas em relação à utilização da caixa aut. sim .. já levo uma porrada de anos com cxs aut...

Para estacionar convém usar tb o travão caso a viagem tenha sido "calma", é como quando sais de umas voltas na pista de braga .. se chegas ao parque e puxas trãvão de mão tás sujeito a que as pastilhas se colem aos discos :D :D

Em relação ao N .. já ouvi as 2 versões, faz bem e não faz .. eu sinceramente não troco para o N quando paro no trânsito .. carrego no travão e depois tiro o pé para andar ... (as maravilhas da cx. aut) ..

Estas caixas mais recentes .. podem ter outros vicios
 
Eu já ouvi falar que o que não faz bem nenhum é por a caixa em park e não utilizar o travão de mão!!
 
King disse:
Eu já ouvi falar que o que não faz bem nenhum é por a caixa em park e não utilizar o travão de mão!!

O manual de instruções do carro refere que "apenas é necessário" utilizar o travão de mão quando o estacionamento se faz num local inclinado. É um pouco vago... pois parece que dizem para utilizar apenas quando é necessário... mas por outro lado também não salientar que sempre que possível se deve evitar utilizar... ou seja, numa avaria podem dizer-te que é porque andas sempre a utilizar o travão de mão (que só deves utilizar quando é necessário) ou podem dizer-te que não tens utilizado quando é necessário e por isso estragaste a caixa... a frase que está no manual parece-me um pouco traiçoeira.

O que eu tenho feito é:

Estaciono normalmente, passo para "N" e tiro o pé do travão. Se o carro começar a andar (mesmo que muito devagarinho), volto a travar com o pé, acciono o travão de mão, desligo o carro, passo para "P" e tiro a chave.

Se passar para "N" e o carro não descair mesmo nada quando tiro o pé do travão, desligo o carro, passo para "P" e tiro a chave (sem nunca assionar o travão de mão).

Presumo que não esteja a "estragar ou desgastar nada", mas queria ter a certeza que não estarei a fazer nada mal feito.
 
Um conselho que me foi passado pelos mecânicos ... já levam muitos anos a trabalhar com caixas automáticas...

Páras o carro ... manténs o pé no travão ... passa para o "P" .. e carrega no pedal do Travão de mão (pé no meu caso claro).
 
Caros,

Hoje estive a fazer uma experiência de manhã que me leva a concluir que realmente é melhor passar para "N" sempre que possível.

Parado no trânsito (eram para aí 8h30 da manhã na 2ª circular), já com o carro à temperatura normal, experimentei verificar qual era o consumo instantâneo estando na posição "D" ou na posição "N".

O consumo instantâneo passa então a ser:

Posição D quando parado: 1,1 l/h
Posição N quando parado: 0,9 l/h

Temos aqui um consumo de 0,2 l/h que revelam que o moto fica em esforço quando está na posição D. A energia correspondente a estes 0,2 l/h têm de ser dissipados em algum lado e acredito que sejam dissipados em energia térmica ou nos discos de embraiagem (que ainda não percebi se tem ou não), ou no conversor de binário (que também ainda não percebi se tem ou não) ou noutro qualquer dispositivo que desconheço.

Não sou ententido (disse isso desde o início) mas até aparecer alguém que me ilucide melhor, vou passar a defender que, sempre que possível, devem passar para a posição N quando estão parados.

Entretanto ainda estou à espera que alguém que percebe mesmo do assunto diga aqui qualquer coisa...

Também notei que acontece uma coisa estranha: na IC19, estava em trânsito pára-arranca e numa descida, mantive o carro na posição N e deixei-o descair... próximo dos 10 km/h, sem mexer em nada, o carro dá sempre um pequeno solavanco... não sei o que será... alguém tem alguma ideia? Se tiver a descer a essa velocidade mas na posição D (em 1ª ou 2ª velocidade, não ocorre nenhum solavanco)... em posição N ocorre.

Será algum sistema de teste dos trãvões? ABS? Sera a caixa a mudar de mudança apenas pela velocidade do carro e como não está engatado sente-se um pequeno solavanco? Alguma ideia? Também sentem isso?
 
Back
Top