Re: Audi 80 White Project-IPO selinho verde
Pessoal peço desculpa pela ausência mas a esposa pôs me de castigo, ela já não pode ouvir falar em carros...
Bem comecem a preparar a pipocas, porque filme tem drama e comedia...
Informo desde já que algumas imagens deste post não são da minha autoria, mas sim um repost das fotos do Reactive :roll: porque será...??? :S
Desta vez calhou-me a mim ficar a pé por causa da ignição do meu 80, lá andei a pesquisar e a chatear uns amigos cá do forum, o motivo de o meu 80 não pegar e quais as soluções que eu tinha, depois de varias opiniões lá me meti a desmontar o 80 e procurar material na sucata, mas os sucateiros andam a por muita manteiga no pão e desisti, porque largar 50€ por um canhão da ignição é muito pastel por material usado que pode voltar a avariar a qualquer momento. Então resolvi procurar no ebay e na casa de peças onde sou cliente habitual e lá arranjei material aftermarket baratinho e com desconto...
Então vamos lá aprender a desmontar o canhão da ignição dos nos 80´s B3/B4
1º Desmontar a cobertura do comutador, o quadrante e a cobertura por baixo do volante... Até aqui tudo fácil
PS. um concelho convêm aliviar a cablagem que fica por baixo do volante para ter espaço de manobra.
2º Restirar os 2 parafusos da coluna de direção, também para ter espaço de manobra.
3º A peça do canhão fica preso por um parafuso especial, que fica tapado por uma capa de plastico, no meu fiz um corte na capa, para não tirar o volante e os comutadores e arranjar a chave para o tal parafuso não foi facil pela sua dimensão e espaço de manobra.
Aqui está ele...
Assim que tirei o parafuso fiquei todo contente, e agora.... Pois é, agora o tablier é um problema o canhão não quer sair porque bate no tablier, mas com jeito e suor puxando a peça para fora e depois rodando para cima ela sai, acreditem que não vale a pena fazer muita força nem usar martelo etc...
com jeito e muita paciência a peça sai.
Pois é quem diria tive o mesmo problema que o Reactive, que tem sido sempre a cobaia nos problemas com os nossos 80´s
A ponta do canhão partiu e até poderia aproveitar a mesma chave do carro, se nos canhões apenas troca-se a pontas finais dos canhões, que apenas estão presos por uma cavilha elástica, de fácil remoção.
Quando vou todo contente para fazer a troca fico desiludido... E vocês perguntam porque Mauro???
E eu respondo: Porque o canhão aftermarkt é diferente do OEM, é uns centímetros mais alto, o interior da peça final é diferente e o exterior também, nem a posição onde encaixa a cavilha é igual, então com muita pena minha lá vou ter que usar uma chave diferente para a ignição.
E agora voces perguntam, ó Mauro como tiraste o canhão dessa peça de metal...?
E eu respondo: Fácil meus amigos, a peça parece blindada mas não é, o problema é que o canhão é feito para encaixar na peça de metal e ficar lá o resto da vida.
Reparem que o canhão tem uma mola... este é o problema quando encaixo na peça de metal já não sai.
Mas como eu andei a pesquisar pelo o tópico do Reactive, fiz igual a ele... toma lá um furo
Depois fazendo pressão na mola com um utensilio, um bico de um garfo...
e puxando o canhão para fora ele já sai.
E depois é voltar a montar tudo no sitio...
Eu só fico chateado como duas peças com o mesmo part number são diferentes, como isto é possível?
Noto com o novo canhão a primeira volta da ignição ficou muito mais justa e muito curta, mal rodo a chave o carro pega logo de estalo, não me posso esquecer do carro engatado, se não dá asneira. :lol:
Mas na verdade com 10€ resolvi o problema e na sucata pediram 50€ pela peça completa e na Audi só o canhão não deve ser nada barato.
Agora é bota gasóleo e fazer quilômetros com o bicho, que só lhe faz mal ficar parado a ganhar carvão.
Voces sabem quem são, obrigado pela paciência e disponibilidade para me aturar.
Um abraço