S2 TDI White Project-Fim de projeto R.I.P

Re: Audi 80 White Project-IPO selinho verde

Pessoal peço desculpa pela ausência mas a esposa pôs me de castigo, ela já não pode ouvir falar em carros... :green:
Bem comecem a preparar a pipocas, porque filme tem drama e comedia... :p

Informo desde já que algumas imagens deste post não são da minha autoria, mas sim um repost das fotos do Reactive :roll: porque será...??? :S

Desta vez calhou-me a mim ficar a pé por causa da ignição do meu 80, lá andei a pesquisar e a chatear uns amigos cá do forum, o motivo de o meu 80 não pegar e quais as soluções que eu tinha, depois de varias opiniões lá me meti a desmontar o 80 e procurar material na sucata, mas os sucateiros andam a por muita manteiga no pão e desisti, porque largar 50€ por um canhão da ignição é muito pastel por material usado que pode voltar a avariar a qualquer momento. Então resolvi procurar no ebay e na casa de peças onde sou cliente habitual e lá arranjei material aftermarket baratinho e com desconto... :)

Então vamos lá aprender a desmontar o canhão da ignição dos nos 80´s B3/B4

1º Desmontar a cobertura do comutador, o quadrante e a cobertura por baixo do volante... Até aqui tudo fácil ;) PS. um concelho convêm aliviar a cablagem que fica por baixo do volante para ter espaço de manobra.

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2º Restirar os 2 parafusos da coluna de direção, também para ter espaço de manobra. :oops:

3º A peça do canhão fica preso por um parafuso especial, que fica tapado por uma capa de plastico, no meu fiz um corte na capa, para não tirar o volante e os comutadores e arranjar a chave para o tal parafuso não foi facil pela sua dimensão e espaço de manobra.

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Aqui está ele...
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Assim que tirei o parafuso fiquei todo contente, e agora.... Pois é, agora o tablier é um problema o canhão não quer sair porque bate no tablier, mas com jeito e suor puxando a peça para fora e depois rodando para cima ela sai, acreditem que não vale a pena fazer muita força nem usar martelo etc... :assobio: com jeito e muita paciência a peça sai. ;)

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Pois é quem diria tive o mesmo problema que o Reactive, que tem sido sempre a cobaia nos problemas com os nossos 80´s
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A ponta do canhão partiu e até poderia aproveitar a mesma chave do carro, se nos canhões apenas troca-se a pontas finais dos canhões, que apenas estão presos por uma cavilha elástica, de fácil remoção.
Quando vou todo contente para fazer a troca fico desiludido... E vocês perguntam porque Mauro???
E eu respondo: Porque o canhão aftermarkt é diferente do OEM, é uns centímetros mais alto, o interior da peça final é diferente e o exterior também, nem a posição onde encaixa a cavilha é igual, então com muita pena minha lá vou ter que usar uma chave diferente para a ignição.

E agora voces perguntam, ó Mauro como tiraste o canhão dessa peça de metal...?

E eu respondo: Fácil meus amigos, a peça parece blindada mas não é, o problema é que o canhão é feito para encaixar na peça de metal e ficar lá o resto da vida.

Reparem que o canhão tem uma mola... este é o problema quando encaixo na peça de metal já não sai.
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Mas como eu andei a pesquisar pelo o tópico do Reactive, fiz igual a ele... toma lá um furo :oops:
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Depois fazendo pressão na mola com um utensilio, um bico de um garfo... :assobio: e puxando o canhão para fora ele já sai.

E depois é voltar a montar tudo no sitio...
Eu só fico chateado como duas peças com o mesmo part number são diferentes, como isto é possível?

Noto com o novo canhão a primeira volta da ignição ficou muito mais justa e muito curta, mal rodo a chave o carro pega logo de estalo, não me posso esquecer do carro engatado, se não dá asneira. :lol:

Mas na verdade com 10€ resolvi o problema e na sucata pediram 50€ pela peça completa e na Audi só o canhão não deve ser nada barato.
Agora é bota gasóleo e fazer quilômetros com o bicho, que só lhe faz mal ficar parado a ganhar carvão. :p

Voces sabem quem são, obrigado pela paciência e disponibilidade para me aturar. ;)

Um abraço
 
Re: Audi 80 White Project-IPO selinho verde

Eu sabia que devias estar muito ocupado, pela tua ausência não seria por outra razão. Parabéns Mauro, fizeste um grande trabalho. As mulheres falam, mas no fundo sabem que poupamos muito dinheiro (falo por experiência própria). As noites que vou dormir com o Audi para a garagem:roll:
Tens que dar o link das peças no ebay ou ficas filial em Portugal para as encomendas do pessoal.
Mais uma vez, grande trabalho amigo e obrigado por partilhares com o pessoal.

Abraço
 
Re: Audi 80 White Project-IPO selinho verde

Américo sejas tu ou outro user, alguma coisa é só pedir...
Este tipo de material barato e pequeno fica caro no eBay por causa dos portes. Mais vale ir a uma casa de peças, o grande problema é que alguns empregados não quer ter trabalho a procurar e encomendar material, no meu caso onde vou, levo sempre o part number e o rapaz quase sempre me arranja material do bom, por isso o etka é essencial para quem tem vags.
 
Re: Audi 80 White Project-IPO selinho verde

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Hoje descobri uma coisa nova... fui mandar fazer uma nova lâmina para a chave de ponta e mola e o senhor das chaves consegue mandar vir só a parte final do canhão, para poder aproveitar o mesmo canhão e andar com a lâmina de origem.
Eu nem sabia, que aquela peça acoplada no canhão poderia se vender a parte, já mandei vir 2, para a semana que vêm já devo ter novidade...
 
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Re: Audi 80 White Project-IPO selinho verde

Grande ladrão, é só roubar, conselhos e fotos :p :p :p ... Ah, voces quando passam pelo que eu passo, até ficam cheios de suor, mas pelo menos têm uma boa linha guia para fazer as coisas com certezas que irão funcionar, e sendo assim posso ser cobaia, não ha stress.

Até a parte dos canhões serem diferentes, tiveste igual, mas eu sei porque se deve isso.

O canhão é diferente internamente, pois a tranca é diferente internamente tambem, No meu caso, tinha as 2 trancas e os 2 canhões na mão e via a diferença, no teu não o tinhas.

Eu fiz a bricolage final que não te atreveste a fazer, e modifiquei a parte final do canhão para funcionar com a minha chave de origem, agora ia lá andar a acartar um chaveiro dentro do bolso? É 1 chave, e é ponta e mola, para poupar espaço, lool


Garante apenas que as tais peças finais que encomendas são iguais á tua de origem, e nao como o canhão aftermarket, senão ficas na mesma.


E siga


PS: E para referência futura, fiz upload de um video no youtube, daquela altura em que mudei isso, com os sintomas que ele apresentava.

Assim se acontecer convosco já sabem ;) ;) ;)

 
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Re: Audi 80 White Project-IPO selinho verde

Amigo Reactive esse vídeo parece um Déjà vu :green:

As peças que encomendei são referentes ao canhão OEM, o senhor até vende canhões OEM e eu não sabia??? Quem será que lhe fornece o material??? :o

O negocio com as peças foi acordado sem prejuízo da minha parte se o material não fosse igual ;)
 
Re: Audi 80 White Project-IPO selinho verde

Reactive é preferivel que sejas tu a cobaia pois fizes.te um trabalho execional. Muito bom.
E Mauro tu também és um valente independentemente da ajuda do (reactive) serviu de encorajamento para ti e maos a obra. É assim mesmo. Abraço
 
Re: Audi 80 White Project-IPO selinho verde

Então vamos ter olhos novos:lol:

Ainda não amigo... :(
Em principio vão voltar os OEM, mas com mascara e piscas em preto...
Tudo depende das novidades do próximo fim de semana, pode ser que venha um mimo para a frente do 80 :D
 
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