Safe-Mode "permanente"... RESOLVIDO (?)

neljoe

Moderator
Numa B6 de um amigo, depois de ele mudar o Carter do Óleo (que pelos vistos obrigou-o a mexer em apoios de motor, etc) o carro pura e simplesmente NÃO DESENVOLVE. É como se andasse SEMPRE em Safe Mode... mesmo ligando/desligando o carro.

Andei a ver por alto se tinha tubos soltos, etc... não reparei em nada de especial... mas de cima para baixo não dá para grande coisa.

Fiz-lhe um Scan e alem de outras coisas "não-relevantes", no Engine tinha:

17964 - Charge Pressure Control: Negative Deviation
P1556 - 35-00 - -

Fui para a estrada e fiz-lhe um Log:

log-rui-alt.jpg
http://i41.photobucket.com/albums/e300/neljoe/log-rui-alt.jpg

Depois do LOG já acusava um ERRO na MAF e a "Luz do Motor" acesa no Quadrante.

Como podem ver, tem a MAF a 400 e o Turbo "Actual" a fazer 1/3 do "pedido".

O que acham disto? Palpites?

Isto ficou assim DEPOIS da intervenção supra mencionada... por isso acho que não será nenhuma "avaria" mas sim algo desencaixado ou trocado.

:S

Re: Safe-Mode "permanenete".

para mim parece que a ficha do apoio de motor do lado esquerdo desligado

X2
yap , a testar a n75 de um amigo uma vez troquei os tubos de vacuo.. deu nisso.. carter.. tubos andam ai perto :P

philze disse:
para mim parece que a ficha do apoio de motor do lado esquerdo desligado

Explica lá isso melhor s.f.f.

Como estará relacionado? Tipo, o carro entra em Safe "permanente" para não estragar nada enquanto o apoio não é consertado? Faz sentido, mas não me apareceu nada no Scan... deveria? Um apoio poderá provocar esses sintomas pela razão que expliquei ou terá outra razão?

Este teu palpite chamou-me á atenção porque o meu Amigo falou-me num "apoio marado" que teria que ser trocado, mas como á partida não estaria relacionado, não pensei mais nisso...

Será?

isso nao é do apoio sei de uma que tem esse erro a anos e a carrinha anda bem
verifica os tubos pode ter trocado um e isso nao da erro :green:

pode ser realmnte o vacuo... na semana passada aconteceu-me um tubo desencaixar, e fiquei sem turbo, tipo quase que nao passava das 2000RPM e dei logo que seria o vacuo porque ate o travao ficou muito duro... parei e vi onde estava a fuga, encaixei o tubo e voila... carro a puxar outra vez...

mas deixo a nota que depois liguei ao VAG e nao ficou nenhum erro registado..

Hoje liguei-lhe a pedir feedback sobre o sucedido e se já tinha sido resolvido... e parece que ele já descobriu a causa:

- tal como expliquei, isto aconteceu após ter mudado o Carter... Carter esse que partiu devido a uma pancada numa lomba... perdeu/foi_perdendo o Óleo até chegar ao trabalho... como não acendeu nenhuma Luz de Aviso, ele nunca pensou que andava a perder Óleo pela estrada. Mais tarde quando voltou ao carro, meteu-o a trabalhar e aí já acendeu a Luz de aviso do Óleo e desligou-o de imediato... foi para a oficina e substitui-se o Carter partido, meteu-se Óleo e partir de aí aconteceu o que descrevi no início do Tópico. Pelo aquilo que lhe explicaram, parece que o Turbo dele ficou "feito num 8" por ter andado algum tempo sem Óleo... a geometria prendeu de tal maneira que nem reparação tem... "até girava no sentido inverso"... aínda tentaram "reparar" mas nem isso. A solução passa por substituir o dele... e pedem-lhe 500 a 600€ por um reconstruído.

- os tais tubos forma todos verificados e estavam todos bem encaixados e nos sítios certos.

O QUE ACHAM? É POSSÍVEL?

Re: Safe-Mode "permanenete"... RESOLVIDO (?)

sim pode acontecer por isso nao se deve andar com o nivel de oleo em baixo o turbo fica com pouca lubrificaçao e pode gripar ;)

Mestre rafael disse:
sim pode acontecer por isso nao se deve andar com o nivel de oleo em baixo o turbo fica com pouca lubrificaçao e pode gripar ;)

E foi isso que aconteceu... levou pancada por baixo... perdeu o Óleo... gripou o turbo... a luz só acendeu quando já era tarde!

Fica o conselho, depois de uma pancada mais forte mais vale sair do carro e verificar se partiu algo ou se está aperder Óleo... não confiem nas Luzes de Aviso porque acabam por acender, mas como se viu neste caso, já é tarde!

;)

Sim o turbo pode gripar por falta de lubrificação,o estranho é ele não ter notado nenhum aviso de falta de óleo após ter batido e depois quando voltou e o pos a trabalhar e lhe apareceu o aviso o desligou logo e mesmo assim o turbo gripou,onde não estou de acordo é na questão da geometria do turbo ter prendido por falta de óleo pois a geometria não é lubrificada com óleo e nada tem a ver com o circuito de lubrificação do turbo

MASC disse:
Sim o turbo pode gripar por falta de lubrificação,o estranho é ele não ter notado nenhum aviso de falta de óleo após ter batido e depois quando voltou e o pos a trabalhar e lhe apareceu o aviso o desligou logo e mesmo assim o turbo gripou,onde não estou de acordo é na questão da geometria do turbo ter prendido por falta de óleo pois a geometria não é lubrificada com óleo e nada tem a ver com o circuito de lubrificação do turbo
sim isso é verdade

Se me for permitido a minha SINCERA opinião, alguma coisa ai não bate certo ou faltam elementos chave para a conclusão do sucedido...

Ao bater e ficar a pingar e continuar a andar e a luz do oleo nao acender ate parar o motor, na minha opiniao repito, é quase improvavel isso acontecer, isto por 2 razoes: a Luz do óleo acende quando o nivel está baixo e tambem acende quando a pressão do mesmo é muito baixa, logo se faltasse oleo ao turbo e porque nao estava a funcionar correctamente o circuito e se nao estava a funcionar correctamente a pressão tambem era baixa logo deveria ter acendido a Luz. Se assim não fosse podiamos dizer que o sensor estaria avariado o que se veio a comprovar que realmente actuou (quando depois ligou o motor e acendeu a luz). Portanto a minha explicaçao depois dos dados apresentados, é que o motor podera ter tido a tal falta do oelo e fazer com que nao lubrificasse o turbo e como a funçao do óleo é lubrificar e arrefecer, talvez tenha levado um esquentamento de forma a empenar e derreter a geometria...

RockyBoy disse:
Se me for permitido a minha SINCERA opinião, alguma coisa ai não bate certo ou faltam elementos chave para a conclusão do sucedido...

Ao bater e ficar a pingar e continuar a andar e a luz do oleo nao acender ate parar o motor, na minha opiniao repito, é quase improvavel isso acontecer, isto por 2 razoes: a Luz do óleo acende quando o nivel está baixo e tambem acende quando a pressão do mesmo é muito baixa, logo se faltasse oleo ao turbo e porque nao estava a funcionar correctamente o circuito e se nao estava a funcionar correctamente a pressão tambem era baixa logo deveria ter acendido a Luz. Se assim não fosse podiamos dizer que o sensor estaria avariado o que se veio a comprovar que realmente actuou (quando depois ligou o motor e acendeu a luz). Portanto a minha explicaçao depois dos dados apresentados, é que o motor podera ter tido a tal falta do oelo e fazer com que nao lubrificasse o turbo e como a funçao do óleo é lubrificar e arrefecer, talvez tenha levado um esquentamento de forma a empenar e derreter a geometria...

tb estou mais de acordo ctg..
a lubrificação que deveria ter acontecido até o carro ser desligado não aconteceu e entao o turbo que já estava quente demais ficou a arrefecer "a seco" e deformou os componentes..

Back