Sou emigrante há +/- 8 anos, tinha trabalho em Portugal mas no meu entender mal remunerado, e surgiu-me uma proposta tentadora e decidi imigrar, não é fácil e tomei-a por um questão puramente económica vim ganhar a fazer basicamente o mesmo que em aí fazia 6 X mais e o custo de vida não é assim tão caro no dia excetuando a habitação, com o €€€ com que comprei aqui casa comprava um grande "palácio" em Portugal e se até aí já tinha respeito pelos emigrantes no geral, passei a ter muito mais e porque? Não é fácil chegar a um país estrangeiro com estudos e conhecendo ou falando mais que uma língua e aqueles que vêm sem estudos e sem falar minimamente a língua e que se orientam e conseguem equilibrar a sua vida em trabalhos duros, como construção civil, limpeza doméstica e outros ... é de valor. Agora é um facto, há imigrantes que são uns "ranhosos" mas é por serem imigrantes? não há "ranhosos" que nunca saíram de Portugal ? há "bebedolas" imigrantes? e não os há em Portugal? há de tudo em todo o lado. Os imigrantes conseguem comprar bons carros? sim claro, primeiro porque são bem mais baratos que em Portugal segundo porque têm um salário que o permite. Todos nós temos prioridades pessoalmente gastar dinheiro em carros é o pior que se pode fazer tive outras prioridades, em vez de um apartamento quis comprar uma casa com quintal para relaxar com a minha esposa e a minha filha, mas é o que disse antes é uma questão de prioridades. há uma coisa que realmente não gosto, muitos dos imigrantes vão para Portugal e pensam que são donos da estrada, está mal deveriam sem apanhados pela policia e pagarem bem pela transgressões, aqui não as fazem garanto.
Não há nada que pague o regresso a casa ( nossa aldeia, vila ou cidade), não por ser a Portugal, porque pessoalmente não sou minimamente nacionalista, mas porque é lá que estão os nossos amigos de infância os nossos familiares e essencialmente os nossos velhotes, ainda tenho felizmente uma avó de 90 anos e para ela e para mim também é uma alegria poder estar com a bisneta, não há dinheiro que pague isso, felizmente posso faze-lo várias vezes ao longo do ano. Mas no verão tem um sabor especial
e no primeiro fim de semana que lá chegue tenho um amigo que vai matar um porco na aldeia, vai ser um dia fabuloso
.
É isto ser imigrante visto pela minha perspetiva e a todos os imigrantes que tenham uma boa viagem e quem vai de carro circulem com cuidado, estão de férias chegar umas horas a mais mas em segurança é melhor que ficar com as férias estragadas ou mesmo não chegar.