Boas pessoal,
O meu bólide, há algum tempo, começou a dar as temperaturas exteriores todas erradas. Quando está frio ía logo para temperaturas altamente negativas e quando está calor não passa dos 14ºC. Há um tempo para cá estagnou no 14,5 ºC e nunca mais variou.
Andei então à procura do sensor de temperatura, o qual encontrei e reparei que o fio estava emendado pois tinha fita isoladora acerca de 10 cm do sensor.
Saquei o sensor do suporte e começei a tirar a fita isoladora, quando para meu espanto vejo que, debaixo da fita, estavam 2 resitências em série ( de 820 Ohm cada) a shuntar os dois condutores que vêm do sensor.
Deve ter sido o antigo dono ou algum electricista que fez um DIY caseiro mas que resultou perfeitamente, pois antes a temperatura estava sempre correcta.
Suponho então que as resistências se tenham queimado.
Eu vou testar as resistências (Ohmimetro) para ver se realmente estão queimadas e se assim for vou colocar lá umas novas. Espero que volta a ter a temperatura correcta. Depois digo qualquer coisa e coloco fotos.
Se resultar poupa-se um bom dinheirinho. A diferença de duas resistências para um sensor ainda deve ser significativa
Já agora, alguém já viu ou fez algo do género?
O meu bólide, há algum tempo, começou a dar as temperaturas exteriores todas erradas. Quando está frio ía logo para temperaturas altamente negativas e quando está calor não passa dos 14ºC. Há um tempo para cá estagnou no 14,5 ºC e nunca mais variou.
Andei então à procura do sensor de temperatura, o qual encontrei e reparei que o fio estava emendado pois tinha fita isoladora acerca de 10 cm do sensor.
Saquei o sensor do suporte e começei a tirar a fita isoladora, quando para meu espanto vejo que, debaixo da fita, estavam 2 resitências em série ( de 820 Ohm cada) a shuntar os dois condutores que vêm do sensor.
Deve ter sido o antigo dono ou algum electricista que fez um DIY caseiro mas que resultou perfeitamente, pois antes a temperatura estava sempre correcta.
Suponho então que as resistências se tenham queimado.
Eu vou testar as resistências (Ohmimetro) para ver se realmente estão queimadas e se assim for vou colocar lá umas novas. Espero que volta a ter a temperatura correcta. Depois digo qualquer coisa e coloco fotos.
Se resultar poupa-se um bom dinheirinho. A diferença de duas resistências para um sensor ainda deve ser significativa
Já agora, alguém já viu ou fez algo do género?